Covid-19: Prefeitura de Alfenas confirma contaminação de 200 ou mais detentos no Presídio

Presidi√°rios contaminados em Alfenas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 04/04/2021 às 13:43:41
Alfenas: Mais de 200 presidiários estão contaminado plea COVID-19

Alfenas: Mais de 200 presidiários estão contaminado plea COVID-19

Covid-19:


Prefeitura de


Alfenas confirma


contaminação de


200 ou mais


detentos no Presídio

O Estado que todos os detentos foram colocados em quarentena e est√£o com sintomas leves ou s√£o assintom√°ticos. Confirma√ß√£o foi feita este domingo (4). A Secretaria de Estado de Justi√ßa e Seguran√ßa P√ļblica (Sejusp) confirmou neste domingo (4) a contamina√ß√£o de 45 detentos do Pres√≠dio de Alfenas pela Covid-19., mas a prefeitura afirma que s√£o mais de 200. De acordo com o órg√£o, todos j√° foram colocados em quarentena e est√£o assintom√°ticos ou com sintomas leves da doen√ßa.


Confirme a Sejusp, os detentos contaminados foram colocados em quarentena em celas que ficam isoladas e passam por constante desinfec√ß√£o. Segundo o órg√£o, os internos est√£o assintom√°ticos ou com sintomas leves do novo coronav√≠rus.



A√ß√Ķes contra Covid-19

De acordo com a Sejusp, desde o in√≠cio da pandemia, diversas a√ß√Ķes s√£o realizadas em unidades prisionais de Minas Gerais para prevenir e controlar a dissemina√ß√£o do coronav√≠rus.


A secretaria explica que foi adotado um modelo pioneiro no pa√≠s de circula√ß√£o restrita de detentos no per√≠odo de pandemia, classificado como refer√™ncia pelo Ministério da Justi√ßa e Seguran√ßa P√ļblica. Para evitar a contamina√ß√£o por novos presos, foram criadas 30 unidades de refer√™ncia, distribu√≠das em todo o território mineiro.


Como aconteceram estas contamina√ß√Ķes?

H√° mais de tr√™s de meses que os presid√≠√°rios de Alfenas n√£o recebem visitas, ent√£o como aconteceram estas contamina√ß√Ķes? A resposta é uma só. Os presos só podem ter sido contaminados por quem trabalha no Pres√≠dio, Agentes Penitenci√°rios, funcion√°rios administrativos e pessoas que mantém contato com eles. Isso significa uma grande falha do Estado, que n√£o colocou este pessoal na lista priorit√°ria, ou mesmo uma falha do Ministério da Sa√ļde. Segundo informa√ß√Ķes colhidas pela reportagem h√° mais de 12 Agentes Penitenci√°rios contaminados, sendo acompanhados em tratamento domiciliar, em quarentena, e afastados temporariamente das fun√ß√Ķes.

Prefeitura de Alfenas aplica testes nos presos

Esta constata√ß√£o aconteceu pela aplica√ß√£o de testes feita pela Secretaria de Sa√ļde de Alfenas, que após o resultado, est√° aplicando as normas recomendadas pelo Ministério da Sa√ļde, preocupada com a sa√ļde dos presidi√°rios e pela dissemina√ß√£o que eles podem passar para outras pessoas, por isso todos est√£o isolados em celas separadas, com acompanhamento.

Fonte: Secretaria Municipal e Sa√ļde de Itajub√° e Estado de Minas, G1 Sul de Minas

Comunicar erro
Casa Coelho

Coment√°rios

Novato