Brasil tem semana mais letal da pandemia: 21.172 mortos e o total de mortes passa das 400 mil

O avanço do COVID-19 no Brasil: País passa de 400 MIL MORTES

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 12/04/2021 às 01:57:56

Brasil tem


semana mais


letal da


pandemia:


21.172 mortos


e o total passa


das 400 mil mortes


Cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio

Cemitério de Inhaúma, na zona norte do Rio - Érica Martin/Estadão Conteúdo


Na semana que terminou sábado, (10), o Brasil perdeu 21.172 pessoas por covid-19. É mais um recorde negativo da pandemia. Nunca antes a doença matou tanto em uma única semana no país. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, e que apura os números com as secretarias estaduais de Saúde.

Gráfico da COVID-19 de Sábado, dia

19 de abril no Brasil



Brasil chega a 402 mil mortes por covid, 17 dias depois da marca de 300 mil. Em meio a tantos recordes negativos, fica difícil entender o que os números representam. É como se, entre o domingo passado (4) e sábado (10), tivessem caído quase 300 aviões do Chapecoense. Ou como se tivessem ocorrido 78 desastres de Brumadinho em apenas uma semana.


A quantidade de vítimas é 8% maior que uma semana antes —que já tinha batido o recorde. E é quase três vezes o número de mortes por covid-19 na pior semana da primeira onda da pandemia no Brasil, no final de julho. Com esses indicadores, o Brasil apresenta hoje a pior situação da pandemia em todo o mundo. Há mais de um mês, desde 9 de março, somos o país onde mais morrem pessoas por covid-19, todos os dias. A semana passada foi a pior da covid-19 na maior parte do Brasil. A exceção é o Sul, que teve 4,5% menos mortes na semana passada em relação ao pico, ocorrido em meados de março. E o Norte, que teve a semana mais letal ainda na primeira onda, em maio.


Nova variante e pouca vacina A variante surgida em Manaus é a mais presente no Brasil hoje, segundo pesquisas que analisam o tipo exato de vírus que está em circulação. Chamada de P1, chega a ser 2,5 vezes mais transmissível que as primeiras formas do coronavírus. Isso ajuda a explicar a gravidade da segunda onda da pandemia no país. O ritmo lento da vacinação também dificulta a contenção do vírus. Até este domingo, apenas uma de cada nove pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Brasil. Apesar deste cenário de caos, o presidente Jair Bolsonaro continua dando maus exemplos.


Brasil passou de 400 mil mortes por covid-19 e Bolsonaro foi de moto a uma comunidade perto de Brasília. Não usou máscara em grande parte do passeio. Chegou a tirar foto com outras pessoas, uns próximos dos outros, todos sem o item de proteção contra a covid-19. "Continua em casa e daí morre de fome", disse Bolsonaro, em tom de deboche, sobre medidas que visam promover o isolamento social para frear o ritmo da pandemia....


Fonte: UOL Press, Bem Estar, CONASS

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato