Policiais militares 'viram' jornalistas e gravam vĂ­deos para divulgar ocorrĂȘncias nas redes sociais em Alfenas, trabalho excelente como Policiais e como repórteres

PFEM- Policiais Femininos atuando como jornalistas se destacam em Alfenas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 14/04/2021 às 13:50:30
Policiais militares 'viram' jornalistas e gravam vĂ­deos para divulgar ocorrĂȘncias nas redes sociais em MG — Foto: PolĂ­cia Militar

Policiais militares 'viram' jornalistas e gravam vĂ­deos para divulgar ocorrĂȘncias nas redes sociais em MG — Foto: PolĂ­cia Militar

A proposta veio do comando da PolĂ­cia Militar na capital mineira e é seguida pelos profissionais do Sul de Minas e de todo o estado, desde o ano passado. O objetivo é levar para a população informações sobre as ações da PM, além de auxiliar no trabalho da imprensa.


"Com a pandemia, novos projetos vieram. Esta foi uma ĂĄrea que conseguimos dar uma maior atenção. Com isso, ganhamos mercado e tempo", explicou a Capitão e porta-voz da PolĂ­cia Militar, Layla Brunnela.


Segundo a Capitão, todos os militares da corporação foram instruĂ­dos para a gravação dos vĂ­deos. Elementos jornalĂ­sticos como o "off" - que é quando imagens cobrem a voz do narrador - agora fazem parte do cotidiano destes policiais.


A Tenente Sara Augusta Silva e Lima, que trabalha no 64Âș Batalhão de Alfenas (MG), é um dos militares que vem exercendo esta nova função. Para ela, este é mais um novo desafio que enfrenta dentro da carreira.


Não são todas as ocorrĂȘncias que saem do registro tradicional para as pĂĄginas das redes sociais. O policial tem autonomia em optar ou não pelas gravações.


"Nós recomendamos que a equipe escolha aquele profissional que tenha habilidade e facilidade de estar em frente às câmeras. Ensinamos que os vĂ­deos devem ser gravados com o celular na horizontal e a importância da luz e do som", explicou a capitão.


Antes da publicação, o vĂ­deo é avaliado pelo gestor. Informações como "quando, como, onde, por quĂȘ, o quĂȘ e quem" - o lead utilizado pelo jornalismo – devem estar no conteĂșdo gravado. Segundo a capitão, não hĂĄ como prever quantos vĂ­deos foram gravados desde entã

Gravação e repercussão

A tenente Sara contou para o G1 como ela faz as gravações e os critérios que utiliza na hora de definir se a ocorrĂȘncia serĂĄ transformada em vĂ­deo ou não.

As gravações vĂȘm atraindo olhares da população e caindo no gosto dos policiais, que ganham reconhecimento de seus trabalhos por meio dos comentĂĄrios.

"A gravação é um dos meios de provas que dispomos para comprovar nossa atuação dentro dos limites legais e de acordo com nossas diretrizes institucionais, portanto ela é muito importante", finalizou Sara.

Tenente Sara é um dos militares que gravam vĂ­deos sobre as ocorrĂȘncias em Alfenas (MG) — Foto: Arquivo Pessoal

Tenente Sara é um dos militares que gravam vĂ­deos sobre as ocorrĂȘncias em Alfenas (MG) — Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: G1 Sul de Minas E PolĂ­cia Militar

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato