Caldense, Boa Esporte e Pouso Alegre lutam por posições no Futebol de Minas

Futebol: Times do Sul de Minas na luta por posições

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 17/04/2021 às 08:55:56
Estádio do Manduzão de Pouso Alegre

Estádio do Manduzão de Pouso Alegre

G-4, Série D, Inconfidência e Z-2: veja a situação de Caldense, Pouso Alegre e Boa Esporte no Mineiro
Cristiane Mattos/FMF

No caso de Caldense e Pouso Alegre, já garantidos na divisão principal da competição para o ano que vem, as lutas são claras: Série D, Inconfidência e G-4. Já para o Boa Esporte só restou a de tentar evitar o rebaixamento para o Módulo II.

Briga contra a queda

Caldense e Pouso Alegre não têm nenhum risco de cair de divisão, situação totalmente oposta da que vive o Boa Esporte. Na vice-lanterna e cinco pontos atrás do primeiro time fora do Z-2, a Coruja vive drama e pode ser rebaixada já na partida contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.

O Boa Esporte precisa vencer o Galo de qualquer forma para tentar se manter vivo. Mesmo com os três pontos, a equipe boveta ainda pode ter a queda sacramentada se não diminuir para pelo menos três pontos a desvantagem que possui hoje para Uberlândia e Patrocinense.

A Coruja já não tem mais chances matemáticas de chegar de terminar a competição na zona de classificação ao Troféu Inconfidência (entre a 5ª e a 8ª colocação) e muito menos de chegar ao G-4, já que a diferença para o Tombense, hoje na quarta colocação, é de 11 pontos.

Boa Esporte tenta evitar rebaixamento para o Módulo II do Mineiro — Foto: Mário Purificação/Boa Esporte

Boa Esporte tenta evitar rebaixamento para o Módulo II do Mineiro — Foto: Mário Purificação/Boa Esporte

Respectivamente na 5ª e na 8ª colocação, Caldense e Pouso Alegre atualmente estão na zona de classificação para o Troféu Inconfidência. A Veterana garante vaga na competição, que ocorre logo após o Mineiro, com a vitória no final de semana.

Já o Pouso Alegre também pode se garantir no torneio com a vitória, mas depende de abrir vantagem superior a três pontos para Uberlândia e Patrocinense. O Dragão, hoje, tem 12 pontos, enquanto as duas outras equipes somam 10 cada uma.

Série D do Brasileiro

Tanto Caldense quanto Pouso Alegre também estão na briga por uma vaga na Série D de 2022. Na atual classificação, antes das duas próximas rodadas, apenas a Veterana está na área de classificação para a competição.

O Pouso Alegre está uma posição abaixo de onde necessita para alcançar o torneio nacional. O Dragão precisa terminar a competição, no mínimo, na 7ª colocação para conquistar uma das vagas para o Brasileiro da quarta divisão do ano que vem.

Um eventual título no Troféu Inconfidência também pode garantir vaga na Copa do Brasil de 2022. Isso ocorre caso Atlético-MG ou América-MG cheguem à Libertadores de 2022 pela Série A do Brasileiro.

Pouso Alegre e Caldense brigam por vagas no G-4, no Troféu Inconfidência, na Série D e até na Copa do Brasil — Foto: Chiarini Jr./PAFC

Pouso Alegre e Caldense brigam por vagas no G-4, no Troféu Inconfidência, na Série D e até na Copa do Brasil — Foto: Chiarini Jr./PAFC

Veterana e Pousão também seguem vivos por uma vaga no G-4 da competição. A Caldense estava na quarta colocação até o meio de semana, quando o Tombense goleou o Boa Esporte em jogo atrasado e assumiu o posto.

O time de Poços de Caldas tem agora dois pontos a menos que o de Tombos e precisa ultrapassar o adversário nas duas últimas rodadas para que isso aconteça.

O Pouso Alegre também tem chances matemáticas de ficar entre os quatro melhores da primeira fase e chegar às semifinais. A desvantagem para o Tombense é de quatro pontos, mas ainda há seis em disputa na competição, sendo que o Dragão fecha participação na primeira fase exatamente contra o time de Tombos, fora de casa.

A vaga no G-4, além das semifinais, garante participação dos clubes na Copa do Brasil do ano que vem. Ou seja, além da Série D, permite ainda que o time dispute outro torneio nacional.

Fonte: G1 Sul de Minas e Federação Mineira de Futebol

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato