O Supremo Tribunal Federal (STF) absolve Lula por 8 votos a favor e 3 contrĂĄrios e ratificou a anulação das condenações do ex-presidente no Ăąmbito da Operação Lava Jato em Curitiba

Lula, vetado na corrida de 2018, fica com via livre para ser candidato a presidente em 2022.

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 18/04/2021 às 20:59:07
Lula é candidato a candidato a Presidente em 2022

Lula é candidato a candidato a Presidente em 2022


O Supremo

Tribunal

Federal (STF)

absolve

Lula por

8 votos a 3

E Ratifica a anulação das


condenações do


ex-presidente no


Ăąmbito da Operação


Lava Jato em


Curitiba


Cinco anos depois e após um terremoto polĂ­tico que levou à prisão do ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva por 580 dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu razão —por 8 votos a favor e 3 contrĂĄrios— à defesa do petista e ratificou a anulação das condenações do ex-presidente no Ăąmbito da Operação Lava Jato em Curitiba. Desta maneira, Lula, vetado na corrida de 2018, fica com via livre para ser candidato a presidente em 2022. Regiane Oliveira explica que o julgamento ainda não acabou. Além de decidir para qual lugar vão as denĂșncias contra o petista, sua defesa pede ainda que plenĂĄrio volte a analisar a questão da suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O objetivo do ex-presidente é estender os efeitos da parcialidade de Sergio Moro no caso do triplex do GuarujĂĄ —declarada pela Segunda Turma do STF— para anular por completo os demais processos. O tema deve esquentar o debate na corte na próxima quinta-feira.

Biden X Bolsonaro

De um lado, o presidente Jair Bolsonaro enviava uma carta de sete pĂĄginas a Joe Biden onde prometia acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030. Do outro, o superintendente da PolĂ­cia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, mandava uma notĂ­cia-crime ao STF pedindo a investigação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por atrapalhar os trabalhos de fiscalização ambiental na região. Na quinta-feira —um dia após à ação de Saraiva —o delegado foi substituĂ­do. Aiuri Rebello conta que os atritos, que começaram após a maior apreensão da história de madeira ilegal na Amazônia em dezembro de 2020, provocam um escĂąndalo em um mau momento para o Governo. A contradição entre a carta de intenções de Bolsonaro a Biden e a realidade de sua Administração Fica gritante a pouco mais de uma semana da cĂșpula climĂĄtica liderada pela nova Casa Branca. É lĂĄ que serĂĄ decidido se o norte-americano estĂĄ disposto a dar um voto de confiança ao brasileiro ou não.

Justiça X Fundador das Casas Bahia

As acusações de crimes sexuais contra o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein, morto em 2014. Na esteira das investigações contra o filho do patriarca SaĂșl Klein, a reportagem ouviu 35 fontes, entre mulheres que o acusam de crimes sexuais, advogados e ex-funcionĂĄrios da Casas Bahia e da famĂ­lia, e analisou documentos, fotos e vĂ­deos que indicam que, ao menos entre o inĂ­cio de 1989 e 2010, Samuel Klein teria sustentado uma rotina de exploração sexual de meninas entre 9 e 17 anos na própria sede da Casas Bahia, em São Caetano do Sul, e em imóveis de sua propriedade situados na Baixada Santista e no municĂ­pio de Angra dos Reis (RJ). "A gente ficava contente que tinha ganhado um tĂȘnis. Não tĂ­nhamos noção dessa situação de violĂȘncia", avalia Karina, que tinha 9 anos quando foi chamada ao escritório do patriarca. A assessoria da famĂ­lia Klein diz que os processos correm em segredo de Justiça e que as decisões serão acatadas.

OlimpĂ­ada de Tóquio

A 100 dias da abertura das OlimpĂ­adas de Tóquio, as vagas para o badminton ainda não estão definidas. As chances da premiada piauiense Jaqueline Lima e de sua parceira de garantirem um lugar na disputa do Japão estavam, justamente, em um bom desempenho no torneio da modalidade que ocorre neste mĂȘs na Guatemala. No entanto, isso não vai acontecer. A confederação brasileira deste esporte decidiu que a atleta não disputarĂĄ a competição. O motivo? Jaqueline teve uma filha no fim do ano passado e "permaneceu em inatividade por um longo perĂ­odo", diz a entidade, sem ter realizado qualquer avaliação fĂ­sica na atleta. "Preconceito pela região de onde vim, por ser mulher e mãe", critica Jaqueline em conversa com Diogo Magri.

STF anula condenações da Lava Jato contra Lula e abre caminho para 2022
STF anula condenações da

Lava Jato contra Lula


Placar foi de 8 a 3 por manter a decisão do ministro

Fachin que determinou que casos do ex-presidente

não deveriam ter sido julgados por Moro em Curitiba

Fonte: El PaĂ­s

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato