Covid-19: Prefeitura confirma presença de variante de Manaus em Itajubá, por isso tantas mortes: 325

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 25/04/2021 às 12:23:15

Covid-19:

Prefeitura

confirma

presença de

variante de

Manaus em

Itajubá, por isso

tantas mortes: 325


Confirmação foi feita após encaminhamento de amostra ao hospital Albert Einstein, em São Paulo. Prefeitura fala que variante está associada ao aumento de casos na cidade em março. A Prefeitura de Itajubá confirmou a presença da variante P.1 de Manaus na cidade. De acordo com a administração municipal, a mutação do vírus foi fator determinante para o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, principalmente no mês de março.


Itajubá: Variante da COVID-19 de MANAUS é a causa de tantos Casos e Mortes e Casos: 325 Mortes e 7.061 Casos

Conforme publicação feita na noite de sábado (24) nas redes sociais, a confirmação foi feita após o encaminhamento de amostra de material altamente suspeito do município para a realização de estudo específico no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em parceria com o Hospital de Clínicas de Itajubá

Segundo a prefeitura, a confirmação da presença da variante P.1 em Itajubá, associada aos dados clínicos evidenciados pelos médicos do município, mostra o aumento de casos por conta de a cepa de Manaus estar associada a uma maior taxa de transmissão. De acordo com a administração municipal, mutação é cerca de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível que as cepas anteriores.

"O tempo de hospitalização dos pacientes e a alta do número de óbitos em Itajubá, índices semelhantes aos da capital do Amazonas, também chancelam o resultado do teste e reforçam a presença da nova variante", escreveu a prefeitura.

A prefeitura disse que também solicitou ao Governo de Minas Gerais o sequenciamento do genoma completo do vírus SARS-CoV-2 e ainda aguarda resposta.

Alerta da prefeitura

Na mesma publicação, a prefeitura a prefeitura fez um alerta à população e pediu para que as pessoas redobrem os cuidados em relação à Covid-19 para evitar a contaminação pela nova cepa, "especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa".

ITAJUBENSE:

É preciso tomar

mais CUIDADO

a partir de agora

"Atente-se aos cuidados: pratique o distanciamento social, use máscaras, evite tocar olhos e boca e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%", pediu a prefeitura.

Covid-19 em Itajubá: 325 Mortes e 7.061 Casos

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na noite de sábado, Itajubá contabiliza 7.061 contaminações pela Covid-19, sendo 325 mortes em decorrência da doença na cidade.

O mesmo boletim mostra a taxa de ocupação de pacientes em tratamento do coronavírus. Os leitos de UTI para Covid-19 estão com lotação de 86%. Já os de enfermaria estão com 40% de ocupação.


Fonte: G1 Sul de Minas E SMS da Prefeitura e Itajubá

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato