Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia, a Capital Nacional da lingerie

Juruaia é destaque pelas melhores lingeries do mundo...

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 27/04/2021 às 06:49:20

Fábricas investem

em máquinas e

sistemas mais

modernos para

atender demanda

em Juruaia, a

Capital Nacional da lingerie


Juruaia, a Capital Nacional da Lingerie - Vem aí a FELINJU 2021

Investimentos proporcionam uma maior eficiência na produção, otimização do tempo e rentabilidade das empresas. Em sua 24ª edição, a cada ano a Felinju atrai cada vez mais compradores do Brasil e do exterior. Com o aumento da demanda, as fábricas do setor têxtil precisam se adaptar modernizando o serviço para que seja mais rápido e produtivo.

Juruaia (MG) conta com 200 confecções, que juntas produzem anualmente cerca de 20 milhões de peças, número que tem crescido. Para manter o volume de produção, as fábricas estão constantemente passando por melhorias em relação ao maquinário e aos sistemas.


O mercado da moda se reinventa a cada nova coleção e tendência, as fábricas precisam se adaptar a um ritmo de produção bastante dinâmico. Segundo Lucilene Pessoni de Moura, analista do Sebrae, investir em atualizações é essencial para que as empresas cresçam.

Fábricas investem em máquinas e sistemas mais modernos para atender demanda em Juruaia

Acervo Cotéli Lingerie

"O empreendedor precisa compreender a importância de entregar peças que contenham um conceito e sejam inovadoras. A moda muda de maneira rápida. O consumidor está cada vez mais informado e exigente, buscando roupas bonitas, modernas, confortáveis e de qualidade."

Além de ser um ponto positivo para o produto final, ela apontou que máquinas e sistemas modernos também beneficiam as empresas: "Esses investimentos favorecem a produção de diferentes peças, contribuem na redução de gastos e para o aumento de produção".

Fábricas investem em máquinas

e sistemas mais

modernos para atender

demanda em Juruaia

No geral, as fábricas de moda íntima possuem um processo de produção similar, contudo o que diferencia Juruaia é a busca constante por novidades e agilidade na implantação, fazendo com que o setor de moda da cidade esteja sempre atualizado.

Dentre as inovações mais relevantes, uma confecção que produz lingeries e pijamas na cidade adquiriu recentemente um sistema de digitalização das modelagens. Ele auxilia desde a etapa de criação e desenvolvimento até a produção.

A diretora da empresa, Mirian Thomaz Castro Rezende, contou que para trabalhar com o sistema foi necessário a contratação de um profissional experiente e que o investimento já deu resultados.

"A principal evolução tem sido a agilidade nos processos e precisão na modelagem, consequentemente gerando um produto final de maior qualidade".

Acervo Ouseuse

Já em uma outra empresa, que atua na cidade há 14 anos na fabricação de pijamas do tamanho infantil ao plus size, todo processo produtivo foi reformulado. A mudança tem como objetivo proporcionar mais eficiência, rentabilidade e otimização do tempo dos funcionários.

Uma das aquisições recentes desta fábrica foi uma máquina etiquetadora termocolante, um diferencial que prioriza o conforto dos consumidores.

"O mais importante é que essa etiqueta além de não incomodar, evita com que o cliente tenha que cortar a mesma, já que ao cortar a etiqueta também podem cortar a costura", disse Amanda Carina Terra, gerente administrativa da fábrica.

Além disto, também investiram em um software que agiliza a produção e padroniza os moldes, evitando erros. O sistema ainda evita o desperdício de materiais, problema comum entre as confecções.

"Facilitou muito a parte de custos do produto, pois antes mesmo da compra do tecido é possível saber o custo final do mesmo com uma precisão muito grande. Melhora a estratégia da empresa quanto ao modelo, custo e venda", explicou a gerente.

Já nos planos futuros a confecção pretende integrar o controle total de estoque de matéria prima ao sistema usado na empresa, a fim de ter todo processo automatizado, uma tendência da indústria.


Acervo Cotéli Lingerie

Felinju online 2021

Quando: 28 de abril a 1° de maio

Onde: Juruaia (MG)

Como participar: O evento será transmitido por meio do site oficial da Felinju.

Fonte: G1 Sul de Minas, ACIJ, Prefeitura e Indústrias de Lingerie de Juruaia / FELINJU

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato