Alfenas é uma das primeiras cidades a vacinar idosos acima de 60 anos contra a Covid-19 no Sul de MG

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 04/05/2021 às 14:50:31

Alfenas sai

na frente e

vacina idosos

com 60 anos

ou mais

Cidade chegou a estar com a vacinação atrasada em relação às outras cidades, mas viu situação mudar nas últimas semanas. Alfenas está adiantada na vacinação contra a Covid-19 e imuniza pessoas com 60 anos



Alfenas, sede da UNIFAL e UNIFENAS, duas das melhores Universidades do Brasil, dá exemplo na vacinação da COVID-19

Alfenas é uma das cidades mais avançadas na imunização contra a Covid-19 no Sul de Minas. O município começou a vacinar nesta terça-feira (4) os idosos com 60 anos ou mais. A melhora acontece após o Ministério Público recomendar, em março, que prefeitura priorizasse os idosos na campanha de imunização contra a Covid-19.

O município recebeu 2.130 doses para aplicação da 1ª dose em pessoas com 60 anos ou mais. As novas doses de vacinas contra a Covid-19 foram retiradas nesta segunda-feira (3) na Superintendência Regional de Saúde, localizada em Alfenas.

"Foram dois motivos grandes. Primeiro que a base de cálculo que o Estado estava usando para dispensar as doses estavam defasadas e com isso elas foram sendo corrigidas e nós fomos ressarcidos dessas doses e também a recomendação do Ministério Público, que recomendou que determinou que a gente pausasse a vacinação dos profissionais de saúde e desse atenção aos idosos, uma vez que é eles que oneram mais o nosso sistema de saúde com as complicações", disse a enfermeira coordenadora de imunização, Tatiane Barbosa.

Alfenas é uma das primeiras cidades a vacinar idosos

acima de 60 anos contra a Covid-19 no Sul de Minas


Segundo a enfermeira Tatiane Barboza, mais da metade do público-alvo de 60 a 64 anos já foi vacinada com a 1ª dose da vacina em Alfenas.

"Os idosos acima de 70 anos, nós já estamos com mais de 90% deles vacinados, e agora na faixa etária que estamos vacinando de 60 a 64 anos estamos em torno de 50%. Dos profissionais de saúde, devido à pausa, nós estamos em torno de 80, 85% de vacinados por enquanto. Na próxima etapa nós devemos começar com os doentes crônicos, as pessoas que têm comorbidades, diabetes, hipertensão grave, entre outros, mas a gente ainda não sabe exatamente como se dará essa fase pois ainda não recebemos uma nota técnica do governo de Minas", completou a enfermeira.

As doses começaram a ser aplicadas a partir das 10h. Até a última atualização do vacinômetro, Alfenas havia aplicado 17.867 doses de vacinas contra a Covid-19.

Segundo a prefeitura, o município já registrou 6.219

casos, com 139 mortes.

Recomendação do MP

Em março, o Ministério Público recomendou suspender a vacinação de profissionais da saúde que não fazem parte da linha de frente e destine essas doses aos idosos que têm maior probabilidade de ter a forma mais grave da doença e que podem precisar de leitos de UTI.

A recomendação do MP de Alfenas pediu para que a Secretaria Municipal de Saúde atingisse a meta de 90% de imunização de cada faixa etária dos grupos prioritários, dos mais velhos pros mais novos. Segundo o Ministério Público, isso deveria ser feito até que todos os idosos com mais de 60 anos estivessem vacinados contra a covid-19.

Fonte: G1 Sul de Minas Secretaria de Saúde de Alfenas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato