Santa Casa anuncia manutenção dos 10 leitos de UTI para Covid-19 que seriam desativados

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 06/05/2021 às 21:32:52
Hospital havia anunciado que passaria a atuar com 40 ao invés de 50 leitos para tratamento do vírus devido à falta de pagamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Santa Casa recua e decide manter 10 leitos de UTI que seriam bloqueados em Passos

A Santa Casa de Passos comunicou que vai manter os 10 leitos de UTI para Covid-19 que seriam desativados por falta de pagamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A decisão, segundo o hospital, ocorreu após reunião nesta quinta-feira (6) com o órgão estadual e prefeitos das cidades atendidas pela instituição.

No boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, todos os 50 leitos do hospital já estavam novamente disponíveis e o aviso do bloqueio de 10 deles não constava. A ocupação na Santa Casa, conforme a instituição, é de 86%. Ou seja, 43 leitos estão sendo utilizados por pacientes em tratamento pela Covid-19.

Os leitos haviam sido bloqueados, de acordo com o hospital, pela falta de pagamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de diárias entre janeiro e abril deste ano. O valor acumulado, segundo a instituição, é de R$ 6,7 milhões. Outro motivo é a falta de medicamentos para intubação de pacientes.

Santa Casa anuncia manutenção dos 10 leitos de UTI para Covid-19 que seriam desativados

Divulgação / Santa Casa Passos

Após a reunião, o hospital disse à EPTV, afiliada Rede Globo, que a SES-MG reconheceu o erro causado por questões burocráticas e afirmou que, em cinco dias, parte da dívida será paga. A Santa Casa destacou que a secretaria também irá fornecer os insumos usados para intubação de pacientes para os próximos 15 dias.

A Santa Casa atende pacientes das microrregionais de Saúde de Passos, Piumhi e Cássia.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato