UNIFAL dá exemplo humanitário: A Universidade, com mais de 100 anos de vida, cede suas instalações em Alfenas e Varginha para atendimento a pacientes durante coronavírus

UNIFAL ajuda no combate ao coronavírus cedendo suas instalações para atender pacientes com doenças normais

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/04/2020 às 08:55:17
Integração: Universidades e a comunidade no combate ao coronavírus

Integração: Universidades e a comunidade no combate ao coronavírus


UNIFAL, (Alfenas e Varginha),

INATEL (Santa Rita

do Sapucaí) e

UNIFEI (Itajubá) ajudam

a comunidade no combate ao coronavírus



Ideia é que atendimentos que não sejam relacionados ao coronavírus sigam para prédios dos campi da Unifal em Alfenas e Varginha. A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) anunciou que vai ceder prédios dos campi de Alfenas (MG) e Varginha (MG) para atendimentos rápidos a pacientes que não estejam ligados ao coronavírus. A ideia é evitar aglomerações nas unidades de saúde durante o período de enfrentamento à doença.




Em Varginha, são dois prédios cedidos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A estrutura vai funcionar por 24 horas e terá segurança das equipes de Guarda Municipal e Polícia Militar.

Na cidade, a ideia foi proposta pela própria direção da UPA, após consulta à reitoria. O plano de contingência da Prefeitura de Varginha não descarta a possibilidade de usar o espaço do campus como hospital de campanha para casos leves de coronavírus, caso haja necessidade.

Já em Alfenas, serão cedidos espaços da Unidade Santa Clara/Pinheiro onde fica o Centro de Especialidades Médicas (CEM). A prefeitura deve ainda definir como será usado o espaço.

No entanto, ainda não há previsão para início do uso dos campi nas cidades.

Ações nas universidades

As universidades públicas do Sul de Minas têm anunciado ações para apoiar os trabalhos em tempos de coronavírus. Entre as ações, estão a produção de máscaras de acrílico, como tem acontecido na Universidade Federal de Lavras (Ufla), no INATEL em Santa Rita do Sapucaí, na UNIFEI, em Itajubá e em Poços de Caldas

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) tem produzido e doado álcool glicerinado. As doações foram destinadas para a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Itajubá. A produção de álcool também é seguida pela Ufla.


Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato