Aldeia indígena Xucuru Kariri completa 20 anos em Caldas e tem 140 indígenas

Indígenas do Sul de Minas: 140 vivem na aldeia Xucuru Kariri em Caldas

Por Repórtagem Yúri Almeida em 31/05/2021 às 09:37:38

Aldeia indígena

Xucuru Kariri

completa 20 anos

em Caldas e tem

140 indígenas


Quando chegaram ao Sul de Minas, a aldeia contava com 35 membros e hoje já são mais de 140 indígenas. A aldeia indígena Xucuru Kariri completou 20 anos neste fim de semana em Caldas (MG). Eles são os primeiros indígenas a habitar o Sul de Minas. Atualmente, a aldeia conta com 143 membros.

Caldas - Minas Gerais, História, Hospedagem, Turismo, Fotos, Mapa | Guia do Turista

Segundo a Prefeitura de Caldas, 35 indígenas chegaram para morar em Caldas no dia 29 de maio de 2001. A etnia Xucuru Kariri é originária de Alagoas e, após 18 anos, vieram para Minas Gerais.

Durante três anos eles habitaram a região do Triângulo Mineiro e desde 2001 estão no Sul de Minas. Segundo a prefeitura, houve necessidades de adaptação no início, mas com o passar dos anos, a troca simultânea de conhecimentos veio trazendo ganhos culturais, tradicionais e religiosos para ambos os povos, indígenas e não-indígenas.

Desde 2015, a aldeia é liderada pelo cacique Thyeru Jal. Atualmente conta com 143 membros, com escola, quadra poliesportiva e posto de saúde, além do apoio do Estado de Minas Gerais e da prefeitura para a continuidade das ações e atividades que são necessárias para uma melhor qualidade de vida dos indígenas.

Aldeia indígena

Xucuru Kariri

completa 20 anos


em Caldas, Minas Gerais

Prefeitura de Caldas

Fonte: Da Redação Jornalista Alair de Almeida e C1 Sul de Minas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato