Pandemia tem sido mais agressiva no Sul de Minas do que em outras regiões do estado, aponta Unifal-MG

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 02/06/2021 às 10:48:24

Pandemia tem sido

mais agressiva no

Sul de Minas do

que em outras

regiões do estado,

aponta Unifal-MG


Em maio, o Sul de Minas bateu 10 vezes o recorde de novos casos em médias diĂĄrias na semana. A pandemia no Sul de Minas tem sido mais agressiva nos Ășltimos semanas do que em todo o Estado de Minas Gerais. A conclusão é de um novo estudo divulgado pela Universidade Federal de Alfenas (MG).


Conforme o estudo, nas Ășltimas duas semanas, foi observado um novo patamar de incidĂȘncia diĂĄria de casos acima de 1.500. Em maio, o surgimento de novos casos por habitantes na região só ficou abaixo do que foi registrado na região Triângulo Sul, ficando 47% acima do registrado em Minas Gerais.

Para se ter uma ideia da disparidade, o maior valor da média móvel de casos do estado em maio representou o 33Âș maior valor de toda a pandemia. Mas no Sul de Minas, o mĂȘs de maio bateu 10 vezes o recorde de novos casos em médias diĂĄrias na semana.

Sul de Minas teve

média de casos em

maio acima da maioria

das regiões do estado


Reprodução Boletim Indcovid -

IncidĂȘncia de casos nas maiores cidades

Entre os dez municĂ­pios mais populosos do Sul de Minas, mantiveram tendĂȘncia crescente de novos casos: Varginha, Passos e Alfenas. Poços de Caldas e Pouso Alegre também apresentaram crescimento nesse indicador. Destacam-se Poços de Caldas, com aumento de 223% da média móvel semanal comparada com 14 dias antes e especialmente Alfenas que nas duas Ășltimas semanas apresentou crescimento de 125% e 126%.

Lavras, ItajubĂĄ, TrĂȘs Corações e TrĂȘs Pontas apresentaram estabilidade na tendĂȘncia da incidĂȘncia e em São Sebastião do ParaĂ­so houve diminuição. Além da tendĂȘncia de crescimento em novos casos, Varginha e Alfenas também apresentaram tendĂȘncia de crescimento das duas internações. Houve diminuição nesse indicador em Lavras e estabilidade nos demais.

A média diĂĄria de mortes apresentou tendĂȘncia de crescimento em Passos, ItajubĂĄ e TrĂȘs Corações, estabilidade em Poços de Caldas e Pouso Alegre e diminuição nos demais. O indicador com pior evolução para a maioria desses municĂ­pios foi o de crescimento de novos casos.

Cidades do Sul de Minas tĂȘm informado como finalizada a vacinação entre os idosos. Porém, pela população idosa estimada pelo DATASUS a cobertura vacinal de segunda dose informada ainda não é majoritĂĄria abaixo de 69 anos e especialmente reduzida na faixa entre 60 a 64 anos.

Fonte: G1 Sul de Minas E SMS e UNIFAL

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato