Após atingir marca de 100 mortes por Covid-19, Guaxupé proíbe funcionamento do comércio essencial aos fins de semana

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 08/06/2021 às 09:10:08
O decreto entra em vigor nesta terça-feira (8) e vale até o dia 21 de junho. Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas por delivery durante os fins de semana. Após atingir 100 mortes por Covid-19, Guaxupé proíbe funcionamento do comércio essencial aos fins de semana

Prefeitura de Guaxupé

A Prefeitura de Guaxupé publicou um novo decreto nesta segunda-feira (7) com medidas mais restritivas, como o fechamento de todo o comércio e a proibição da venda de bebidas alcoólicas por delivery aos fins de semana. A medida foi tomada depois que o município chegou à marca de 100 mortes pela Covid-19. O decreto entra em vigor nesta terça-feira (8) e vale até o dia 21 de junho.

Segundo o novo decreto, todo o comércio da cidade deverá ficar fechado aos fins de semana, inclusive supermercados, mercados, padarias, hortifrutigranjeiros e açougues. A atividade comercial da cidade poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 20h, com portas entreabertas e barreira física impedindo o acesso ao interior do estabelecimento.

Também está proibida a venda de bebidas alcoólicas por delivery nos fins de semana. Festas particulares também estão proibidas. Quem descumprir a determinação pode ser multado. O valor da multa pode chegar a R$ 9.676,80, podendo até suspender o alvará de funcionamento de estabelecimentos por 60 dias.

Tem permissão para funcionar todos os dias da semana os postos de combustíveis, drogarias, farmácias, estabelecimentos de saúde e clínicas veterinárias, respeitando os protocolos sanitários. O delivery de restaurantes, pizzarias e estabelecimentos do gênero alimentício poderão funcionar todos os dias da semana, independente do horário.

As indústrias devem implementar sistemas de escalas de revezamento de turnos e alterações de jornadas (home office) para reduzir fluxos, contato e aglomeração de trabalhadores.

Está proibido o funcionamento dos estabelecimentos não essenciais durante o período de vigência do decreto. A circulação de pessoas está proibida das 20h às 5h.

Veja o que está proibido na cidade:

Salões de beleza e clínicas de estética;

Cabelereiros e barbearias;

Manicures e pedicures;

Feira livre;

Bares e similares;

Comércio ambulante de qualquer natureza;

Templos religiosos;

Academias de ginástica, dança, condicionamento físico e similares;

Autoescolas;

Cursos de capacitação, idiomas, extensão e similares;

Clubes de recreação e lazer;

Prática de esportes em geral, incluindo os praticados em vias públicas;

Turismo, aluguel de casas, chácaras, ranchos e afins;

Eventos festivos públicos e privados;

Utilização de parques infantis, quadras esportivas e praças públicas;

Propaganda volante e distribuição de propagandas em geral;

Cem mortes por Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (7), a prefeitura confirmou o 100º óbito por Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, a 100ª vítima é uma mulher de 72 anos que estava internada desde o dia 8 de maio na Santa Casa da cidade.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, a cidade possui 4.644 casos confirmados de Covid-19, sendo cem mortes.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato