Descobrindo Cruzília...

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 23/06/2021 às 16:11:21
Nesse pedacinho das Gerais você terá oportunidade de conhecer uma Cidade acolhedora que tem em suas raízes muitas tradições e toda mineiriedade do Sul de Minas. Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Fotos: Eugenio Savio

Nesse pedacinho das Gerais você terá oportunidade de conhecer uma Cidade acolhedora, aconchegante, que tem em suas raízes muitas tradições e toda mineiriedade do Sul de Minas, além de muita prosa e boa gastronomia. Venha com a gente conhecer um pouco mais sobre nossa terra, que é conhecida como o “Berço do Cavalo Mangalarga Marchador”.

Aqui se encontra o Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que foi inaugurado no ano de 2012 e abriga a história do Cavalo Mangalarga Marchador no Brasil, seus criadores e preciosas relíquias. O Museu traz em sua arquitetura a história da bicentenária “Casa da Bela Cruz” e o estilo das Fazendas do séc. XIX como Traituba, Angay e Favacho, ainda existentes no Município, e que guardam tradições de famílias tradicionais. O Museu é totalmente interativo, autoexplicativo e retrata toda história da raça. Permanece aberto às visitas de terça a domingo, das 10h às 17h e sua entrada é gratuita (contribuição voluntária).

Informações: (35) 3346-1022 ou Redes Sociais Facebook e Instagram: @museummarchador

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Fotos: Eugenio Savio

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Fotos: Eugenio Savio

Os queijos cruzilienses são sinônimos de sabor e qualidade. O perfeito desenvolvimento dos queijos deve-se a altíssima qualidade do leite fresco, do seu teor de gordura e proteína, conquistadas devido ao solo local. Possui como característica marcante seu interior macio, de sabor complexo e característico, que proporcionam diversidade nos sabores e inúmeros prêmios.

Como grandes “bairristas”, ousamos dizer que em Cruzília temos os MELHORES queijos do mundo. São inúmeros queijos premiados e diversos produtores como, por exemplo, o Laticínio Ozório Barros, do produtor e proprietário Sandro Antunes de Barros. Em sua Chácara, deu-se início a produção através do queijo minas frescal, com o passar do tempo o proprietário investiu talento e trabalho no desenvolvimento de outros tipos de queijos, dando início, também, às produções de queijo Gouda, Prato, Meia Cura, Meia cura temperado, Rocambole com tomate seco e frutas cristalizadas, Provolone, Montanhês envelhecido 12 meses, Montanhês comum, Montanhês defumado, Montanhês temperado e o Montanhês Capa Preta. Este último, por sua vez, trata-se de um queijo revestido por uma resina natural, o que garante uma proteção extra, deixando o miolo mais macio. Possui massa compacta, firme e sabor levemente picante. Queijo que teve enorme destaque e premiação em Belo Horizonte, no Circuito Gastronômico da Pampulha. Também é fabricado o queijo quatro estações e o Napolitano com quatro sabores. Que tal experimentar uma delicia dessas? Contato: 35 99894-1082.

Produção de Queijos do Laticínio Ozório Barros

Fotos: Sandro Antunes de Barros

Uma combinação perfeita para os nossos queijos é a cachaça. Por isso, gostaríamos de apresentar a vocês a Cachaça Encomenda Real, que é feita com ingredientes naturais e possui sabor e qualidade únicos no mercado, segundo os proprietários Leonam e Vinicius. Seu nome nasceu como uma homenagem à localização do Alambique, na região da Estrada Real no Sul de Minas Gerais, onde as divisas de Cruzília e Baependi se entrelaçam. A região é abundante em fazendas históricas que remontam ao período em que a realeza transitava pelo Brasil e caracteriza-se pelo clima ameno aos pés da Serra da Mantiqueira, oferecendo às cachaças um sabor especial e inesquecível. O alambique é aberto à visitação e o melhor: você poderá sair com sua cachaça garantida. Conheça melhor os produtos através do site https://encomendareal.com.br/ ou entre em contato pelos números (35) 99103-8287 ou (35) 99132-3060.

Na foto estão as tradicionais Cachaças Encomenda Real Ouro e Prata. E também a linha de licores nos sabores Café, Chocolate, Mel, Banana com Rapadura e Cravo e Canela.

Foto: Leonam Oliveira Pereira

Aqui, destacam-se também as indústrias moveleiras, cujo principal objetivo é o de satisfazer as necessidades do público consumidor com eficiência, apresentando produtos com design original, qualidade técnica e inovação. São móveis sob medida e também grandes obras sacras, como a cátedra e o altar em madeira confeccionados pela empresa Hilário Arantes Marcenaria e utilizados por Sua Santidade, o Papa Bento XVI, durante visita ao Brasil para a canonização do primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão (Frei Galvão) em 2007. Símbolo da qualidade da indústria moveleira local, bem como do talento na manifestação artística em madeira, encontra-se em Cruzília o jovem especialista em mobiliário de luxo, sacro, clássico e esculturas em madeiras, Ezequiel Silva Arantes, proprietário da Art Arantes LTDA, juntamente com seu pai, Bráulio de Souza Arantes. Ambos herdaram o ofício de gerações anteriores, sendo Ezequiel a quarta geração a desenvolver trabalhos do gênero.

Foto: https://www.facebook.com/hilario.arantes

Escultura: “Imaculada Conceição” de 130 cm Feita para histórica Fazenda Resgate, cenário de novelas globais em Bananal SP.

Foto: Ezequiel Silva Arantes

Portas sacras para Templos.

Foto: Ezequiel Silva Arantes

Escultura: Cristo Crucificado de 170 cm de altura em madeira cerejeira.

Foto: Ezequiel Silva Arantes

Motivada pela fé popular, rica em cultura, Cruzília conta com inúmeras manifestações religiosas, que dão conta da grandiosidade dos cultos. A Igreja Matriz de Cruzília, dedicada ao mártir São Sebastião pelo seu primeiro vigário o Revmo. Monsenhor João Câncio dos Reis Meireles, mereceu inúmeros capítulos importantes em nossa história. Sua belíssima arquitetura, interna e externa, e construção cheia de devoção, em meio aos sacrifícios, mostra-nos a fé do povo que deu início e acabamento a uma construção grandiosa, digna de louvor e admiração. Aliás, o templo foi inteiramente restaurado em 2020 e novamente inaugurado neste ano, por ocasião da Festa do Padroeiro. Cabe ressaltar, inclusive, que a igreja abriga em seu Altar Mor a rara Relíquia de primeiro grau (ExOssibus) de São Sebastião.

Imagens: Paróquia de São Sebastião de Cruzília

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009662473028

Imagens: Paróquia de São Sebastião de Cruzília

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009662473028

Imagens: Paróquia de São Sebastião de Cruzília

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009662473028

Quando vier a Cruzília, prepare-se para experimentar a excelente gastronomia, nossos pratos são preparados com muito afeto, Minas Gerais é conhecida por mesas fartas e por sabores inigualáveis e em Cruzília não é diferente. Carregamos tradição de diversos pratos típicos e, sem sombra de dúvidas, o lugar mais importante na casa de um bom cruziliense é a cozinha. Na Cidade, contamos com ótimos restaurantes, lanchonetes e padarias, que oferecem uma excelente oferta e variedade de produtos caseiros.

O Município conserva a tradição de realizar anualmente alguns eventos, como o tão famoso e esperado Carnaval de Rua, que atrai diversos foliões de toda a região e que abrilhantam as ruas nos dias de carnaval. Outro tradicional evento é a Festa da Colheita, na qual os produtores saem pelas ruas e desfilam, apresentando momentos de partilha dos frutos da terra e das conquistas como trabalhadores, este desfile acontece entre junho e julho. Contamos com eventos esportivos, como os Jogos Abertos, dedicado às diversas modalidades de jogos no Município. Durante uma semana, Cruzília e cidades vizinhas unem-se com a mesma intenção: oportunizar os talentos com seus esforços, conquistando vitórias, demonstrando espírito competitivo, amizade e alegria de celebrar novamente o prazer de ser atleta.

Temos ainda o Festival de Música de Cruzília, marco referencial na história dos festivais. É um evento tradicional que se iniciou em 1971 e atraem diversos músicos e compositores de todo o Brasil, proporcionando a oportunidade de despertar o dom artístico e musical que, às vezes, se esconde por falta de estímulo e incentivo. Cruzília, assim, respira cultura durante os três dias do evento que, aliás, é conhecido nacionalmente, além de ser registrado junto ao IEPHA como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. Acesse nossa página para ver diversas fotos de todos os eventos https://www.facebook.com/culturacruzilia

Contamos, também, com a comemoração de Emancipação Político Administrativa da Cidade, agraciada pela participação de inúmeros cantores e compositores brasileiros renomados, e com as belas comemorações de Réveillon, que atraem cruzilienses não residentes e visitantes de outros municípios.

Após breve apresentação, esperamos que levem um pouco do povo acolhedor de nossa terra, além do desejo de nos conhecer, afinal “cada desconhecido é um amigo que ainda não encontramos”!

PARCEIROS ENVOLVIDOS

Prefeitura Municipal de Cruzília

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Associação do Circuito das Águas

Art Arantes LTDA

Laticínio Ozório Barros

Cachaça Encomenda Real
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato