Com mais de 1,3 mil ligações, Passos lidera ranking de geração solar no Sul de Minas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 23/06/2021 às 20:43:42
Geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos é uma importante ferramenta para reduzir a demanda por eletricidade no país, sobretudo nessa crise hídrica enfrentada pelo Brasil. Com mais de 1,3 mil ligações, Passos lidera ranking de geração solar no Sul de Minas

Passos (MG) lidera o ranking de geração solar no Sul de Minas. A cidade tem mais de 1,3 mil unidades instaladas em residências. A geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos é uma importante ferramenta para reduzir a demanda por eletricidade no país, sobretudo nessa crise hídrica enfrentada pelo Brasil.

Passos também foi o município que mais instalou geradores nos últimos três anos. Foram 335 em 2018, 527 no ano passado e 298 só neste ano.

"Os benefícios da energia solar são números. Você tem uma energia limpa, sustentável, com um custo de geração mais barato e uma alternativa que vem se consagrando cada dia mais como uma energia complementar à energia hidráulica, o que é muito importante neste momento de energia hídrica que estamos vivendo", disse o diretor de negócios e finanças da Cemig-SIM, João Paulo Campos.

Minas Gerais enfrenta uma escassez hídrica. O Lago de Furnas opera hoje com 37% de sua capacidade, mas com a falta de chuvas, poderá chegar ao limite mínimo permitido, que é de 15%, até o final de novembro deste ano.

Com mais de 1,3 mil ligações, Passos lidera ranking de geração solar no Sul de Minas

Reprodução EPTV

O Sul de Minas tem 15.667 geradoras de radiação solar em 154 municípios. As placas que captam a luz do sol ficam no telhado da casa. Elas armazenam a luz que é convertida em energia por esse aparelho. Depois, é só usar na casa toda.

"A principal vantagem que todo mundo busca é a economia, economia na conta energia, se livrar das taxas altas, dos aumentos, e você também tem o benefício do conforto, de poder estar utilizando um ar-condicionado por exemplo, tranquilo, sem se preocupar com a conta de energia no fim do mês, você tem também a valorização do imóvel, colocando um gerador de imóvel você consegue valorizar o imóvel e tornar mais atrativo para a venda, e também principalmente na preservação do ambiente, do meio ambiente, dos rios, das represas", disse o engenheiro eletricista Heitor Vieira.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a energia gerada a partir da luz do sol pelos próprios consumidores, ajuda na falta de água e representa um terço da capacidade de produção, por exemplo, da Usina de Itaipu.

"Quando o consumidor decide gerar a própria energia, ele está ajudando a toda a sociedade a economizar, pois com menos termelétricas tendo que ser acionadas, o peso das bandeiras vermelhas na nossa conta de luz também cai, e essa economia vai passar todos 150 bilhões de reais nos próximos 30 anos. A crise hídrica se agrava a cada dia e o consumidor não aguenta mais pagar conta de luz cara. Estimular a geração própria de casa é uma solução transversal em que todos ganham: o consumidor, a sociedade e o meio ambiente", completou a vice-presidente da ABSOLAR, Bárbara Rubim.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato