Jacaré é flagrado por moradores próximo ao Lago de Furnas, em Alfenas; VÍDEO

Jacaré passeia em Alfenas

Por Jornalista Alair de Almeida em 29/06/2021 às 21:15:56
Jacaré as margens dos LAGOS de Furnas, área do Clube Nautico e. ALFENAS

Jacaré as margens dos LAGOS de Furnas, área do Clube Nautico e. ALFENAS

Especialista afirma que espécie é encontrada com frequência na região. Animal estaria se locomovendo de uma lagoa para outra. Jacaré é flagrado próximo ao Lago de Furnas em Alfenas

Um jacaré-do-papo-amarelo foi flagrado por moradores próximo ao condomínio Náutico em Alfenas, às margens do Lago de Furnas. O registro foi feito na noite de segunda-feira (28) por um morador que passava pelo local de carro com um amigo.

Segundo o Rodrigo Kreta, que fez o registro, eles esperaram até a hora que o jacaré voltou para a água, para garantir a segurança do animal, evitando até que ele pudesse ser atropelado.

Ainda de acordo com ele, tratava-se de um animal grande, aparentando ter 3,5 metros de comprimento.

A herpetóloga (especialista em répteis) Ana Bárbara Barros destacou que o jacaré-do-papo-amarelo é uma espécie que costuma ser encontrada na região, principalmente nesta época mais fria.

"Essa espécie ocorre no estado de Minas Gerais, então ela tem uma ampla distribuição, ocorrendo em todo Brasil e também em outros países da América do Sul. O jacaré-do-papo-amarelo, então, nessa época do ano, como ele precisa de lagoas de médio e grande porte, é possível que essa migração seja de uma lagoa para outra, buscando melhores recursos aquáticos", falou.

A especialista ainda ressaltou que o animal desta espécie não apresenta risco aos seres humanos.

"É uma espécie que tem hábito carnívoro, se alimenta de itens variados como peixes, aves, cágados, dentre outros animais. Então, nós temos um animal de hábito muito generalista e que não oferece nenhum risco ao ser humano. Ao encontrar uma espécie dessa, dentro de área urbana, a gente precisa entender que são as áreas urbanas que adentram cada vez mais próximas e alteram as áreas naturais. Nós estamos, na verdade, na área originária desses animais. Nós é que estamos expandindo as zonas urbanas frente às áreas naturais", disse.

Jacaré é flagrado por moradores próximo ao Lago de Furnas em Alfenas

Reprodução/EPTV

Ela afirmou que a atitude dos moradores que filmaram o jacaré foi correta, pois eles contemplaram o animal em distância segura, acompanharam até o destino dele e também falaram em acionar os bombeiros.

Procurado pela produção da EPTV, afiliada Rede Globo, o Corpo de Bombeiros disse que se algum morador chegar a encontrar um jacaré na área urbana deve ligar para o 193 para que a equipe de militares faça o resgate do animal.

No começo deste mês, outro jacaré da mesma espécie foi encontrado morto em Alfenas, na região conhecida como prainha.

O animal foi encontrado por pescadores e o caso foi encaminhado para a Polícia Ambiental. Uma das causas da morte investigadas é a de abate ilegal por caçadores, o que é crime.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato