Prefeitura decide não revelar pontos de vacinação com Janssen em Pouso Alegre, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 30/06/2021 às 21:27:03
Decisão é considerada estratégica pela Secretaria Municipal de Saúde, pois pacientes queriam escolher qual vacina iria receber. Doses estão sendo aplicadas em pessoas de 52 a 54 anos. Pouso Alegre imuniza pessoas de 52 a 54 anos com vacina da Janssen

Pouso Alegre recebeu 720 doses da vacina da Janssen e utiliza parte do lote para imunizar o grupo que recebe a vacina esta semana na cidade: pessoas de 52 a 54 anos sem comorbidades. A marca é a única, até o momento, que depende de uma dose para completar a imunização, ao contrário da Astraneneza, CoronaVac e Pfizer (aplicadas em duas doses).

Por conta da dependência da dose única, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que não irá revelar os pontos de vacinação que possuem o imunizante na cidade. Segundo a secretária de Saúde, Silvia Regina, havia pessoas que queriam escolher a vacina que iria receber.

“A gente não está nesse momento de viver isso [escolher vacina]. É como se caísse de paraquedas, a pessoa pergunta qual a marca do paraquedas e dizer que aquele ela não quer”, falou.

A secretária salientou que a prefeitura, inclusive, estuda um documento para registrar a recusa do paciente em relação à vacina por conta do laboratório de fabricação. Segundo ela, a intenção é depois entrar em contato com o Governo de Minas e discutir as providências a serem tomadas.

Prefeitura decide não revelar pontos de vacinação com Janssen em Pouso Alegre, MG

Breno Esaki / Secretaria de Saúde do DF

Sílvia Regina destacou que a orientação era de que as doses da Janssen fossem utilizadas para um grupo de profissionais que já havia sido imunizado com as vacinas recebidas anteriormente.

“Parte delas vem para os profissionais de limpeza urbana e a está vacinando este grupo. Também veio uma parte para moradores de rua, que já tínhamos vacinado, para os professores de nível superior que já tínhamos vacinado. Então, a gente está distribuindo de forma uniforme nos postos para a população que está vacinando este ano, que é o público de 52 a 54 anos”, disse.

Conforme divulgado pela prefeitura, Pouso Alegre já imunizou 53.025 pessoas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Em relação à 2ª dose, 20.647 pessoas tiveram a imunização completada.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato