Medidas restritivas que fecham o comércio em geral passam a valer em Caldas nesta quinta-feira

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 01/07/2021 às 06:31:48
Prefeitura da cidade divulgou decreto fechando estabelecimentos por oito dias para conter avanço do novo coronavírus. Comércio vai ficar fechado por oito dias em Caldas

Para evitar o crescimento de novos casos de Covid-19, a Prefeitura de Caldas (MG) determinou o fechamento de todo o comércio da cidade a partir desta quinta-feira (1º) por oito dias, incluindo farmácias e supermercados.

Segundo o prefeito da cidade, Ailton Pereira Goulart (MDB), a cidade já não tem mais leitos disponíveis.

"Nosso hospital não tem disponível nenhum leito a mais, nem para tratamento de Covid-19 nem para qualquer outro tipo de enfermidade, estamos tendo dificuldades para a compra de remédios, então é difícil demais. Nós não queríamos que tivesse chegado a este ponto. Se nós estamos tomando essa atitude é porque fomos obrigados a chegar a esse ponto. As pessoas realmente não colaboram e jogam para o Executivo toda a responsabilidade quanto na verdade deveriam também estar cobrando as pessoas que aglomeram e as pessoas sabem quem são as que aglomeram. A pressão fica toda em cima da gente, ao invés de também ser dividida com o pessoal que está causando esse tipo de situação", disse o prefeito.

O prefeito disse ainda que só tomou essa decisão de fechar o comércio porque não teve outra opção.

"Não é fácil passar por essa situação, não é fácil para nenhum prefeito fechar a cidade, ter seu comércio penalizado. Eu que sempre fui muito a favor do comércio, sou empresário, sei como é duro pagar uma folha de pagamento em um momento de crise como esse, mas chega em um momento em que a gente não tem o que fazer. Eu acho que o decreto da onda roxa, do Minas Consciente, eu não aderi aqui na nossa cidade, porque eu entendia que aqui nós teríamos condições de atender os pacientes nossos que se agravassem. Hoje nós não temos mais essa condição, ao contrário da época da onda roxa. Poços de Caldas na época estava com 73% ou 76% de ocupação de leitos e nós aqui tínhamos 80% de leitos disponíveis ainda, hoje é o caso de não ter vaga em Poços de Caldas, 100% lotado, aqui 100% lotado também, o que eu posso pedir para eles é compreensão", disse ele.

Prefeito de Caldas, Ailton Pereira Goulart (MDB), fala sobre medidas para tentar conter o coronavírus

Reprodução EPTV

Caldas tem 907 casos confirmados do novo coronavírus, com 100 pessoas em tratamento, sendo 11 hospitalizados. Ao todo, 32 pessoas já morreram em Caldas.

A Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Caldas publicou nota de indignação, em que destaca que todos os comerciantes e empresários vêm seguindo à risca as determinações de saúde, em especial as decisões da Prefeitura de Caldas. A associação diz ainda que as cidades vizinhas não vão tomar medidas tão restritivas e pedem mais rigor de fiscalização em locais que descumpre as regras, principalmente onde há festas clandestinas.

A associação encerra a nota dizendo que não dá mais para ficar sem trabalhar. Durante o período de restrições anunciado pela prefeitura, os estabelecimentos poderão funcionar de portas fechadas, com entregas na modalidade delivery.

Novo decreto

De acordo com o novo decreto, a partir do dia 1º de julho até o dia 8 de julho, todo o comércio em geral deverá ficar fechado, inclusive hotéis, pousadas, academias, casa lotérica, bancos, farmácias, supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, sorveterias e similares. Além disso, a feira livre também está proibida. O serviço de delivery fica autorizado, vedada a retirada de produtos no balcão.

As indústrias em geral, clínicas veterinárias, clínicas médicas, de fisioterapia e dentistas estão autorizados a funcionar. Os postos de gasolina poderão funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Ainda de acordo com o decreto, igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, podendo funcionar de maneira online, sendo permitida no templo religioso somente da equipe de celebração, com número limitado a seis pessoas.

A partir do dia 9 de julho, ainda segundo o decreto municipal, o comércio voltará a funcionar de forma gradual, conforme orientação da prefeitura.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato