Covid-19: recusar vacina por conta da marca vai colocar cidadão no fim da fila de imunização em Juruaia, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 01/07/2021 às 15:35:30
Medida foi anunciada pela prefeitura nesta quinta-feira (1º). De acordo com a administração municipal, há pessoas que se recusaram a ser vacinadas devido ao fabricante do imunizante. A Prefeitura de Juruaia anunciou que o cidadão que se recusar a ser imunizado por conta da marca da vacina contra Covid-19 será colocado no fim da fila de vacinação. A medida foi comunicada nesta quinta-feira (1º) e já está em vigor. Segundo a administração municipal, pessoas têm recusado receber a dose do imunizante devido ao fabricante.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além da recusa devido à marca, a adequação no sistema de vacinação levou em conta a “baixa procura” pela imunização. A prefeitura elaborou um termo de responsabilidade ao cidadão que negar a vacina disponível no ponto de vacinação.

“A partir deste dia 1º de julho, quem se recusar a tomar a vacina disponível, terá que assinar um termo de responsabilidade, que o colocará no fim da fila de vacinação. O objetivo é evitar que a pessoa escolha a marca da vacina que deseja tomar”, comunicou a prefeitura por meio das redes sociais.

A administração municipal ressaltou que todas as vacinas aplicadas na cidade foram aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A escolha de determinado imunizante para cada grupo de vacinação é feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais [SES-MG], não sendo permitido pelo município a aplicação de imunizante diferente do determinado. A Secretaria de Saúde de Juruaia pede o apoio da população para que a campanha de imunização contra a Covid-19 avance”, explicou a prefeitura.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG nesta quinta-feira, Juruaia imunizou 2.904 pessoas com a 1ª dose da vacina contra Covid-19. Em relação à 2ª dose, 1.117 habitantes já receberam o reforço.

Ainda segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a cidade contabiliza 1.127 casos de Covid-19, sendo 14 mortes em decorrência da doença.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato