MP apura suspeita de maus-tratos a animais praticados por guardas municipais em Itajubá

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 15/07/2021 às 13:30:03
Órgão verifica se há elementos para instaurar inquérito. Polícia Civil de Itajubá espera concluir investigação nos próximos dias. Suposto maus-tratos a animais praticado por guardas municipais é investigado em Itajubá

Redes Sociais

O Ministério Público de Minas Gerais instaurou uma apuração inicial para verificar a suspeita de maus-tratos a animais supostamente praticados por guardas municipais de Itajubá (MG). Um vídeo que circulou nas redes sociais no final do mês de junho (veja abaixo), mostra quando supostamente dois guardas efetuam disparos de armas de choque contra vacas que estão em um estaleiro.

Segundo o MP, foi instaurada uma notícia de fato no dia 2 de julho para verificar se há elementos e provas que justifiquem a instauração do inquérito civil pelo órgão. Além disso, o Ministério Público requisitou informações ao município a respeito das medidas administrativas adotadas e requisitou urgência na conclusão do inquérito policial.

VÍDEO: Guardas Municipais disparam com armas de choque contra vacas em MG

A Polícia Civil de Itajubá instaurou inquérito há cerca de 10 dias para investigar o caso.

“A delegacia regional de Itajubá soube, através de redes sociais, sobre a ocorrência de possíveis maus-tratos no local onde são recolhidos os animais, no espaço municipal, para posterior devolução aos seus proprietários. Assim que tomamos ciência desse fato, foi determinada, com as informações das redes sociais, a imediata instauração do inquérito policial e já estamos ouvindo todos os responsáveis para poder apurar por completo esse fato. As oitivas já foram feitas e o inquérito já está em andamento. Esperamos nos próximos dias concluir para ter a real compreensão do que ocorreu e se há culpados para que eles possam ser punidos”, explicou Denirval Campos, delegado da Regional de Itajubá.

O caso

Um vídeo começou a circular nas redes sociais no dia 28 de junho e nele, guardas municipais de Itajubá supostamente efetuam disparos de armas de choque em vacas que estão dentro de um estaleiro. No vídeo, é possível ver e ouvir o som da arma de choque sendo disparada contra os animais e também visualizar que dois guardas municipais participam da ação.

A prefeitura de Itajubá divulgou uma nota no dia 30 de junho onde afirma que instaurou processo administrativo contra os dois guardas municipais envolvidos na acusação de possível maus-tratos contra animais. Afirma ainda que o processo administrativo disciplinar deve ser concluído em no mínimo 60 dias, ou em até 120 dias, contados a partir da notificação dos servidores.

Ainda em nota, a prefeitura afirmou que “repudia qualquer forma de violência contra os animais e, caso a ocorrência venha a ser comprovada como maus-tratos, eles sofrerão as penalidades previstas”.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato