Covid-19: Butantan quer inclusão de Guaxupé em testes da ButanVac em humanos

O avanço do COVID-19 no Sul de Minas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 23/08/2021 às 20:57:29

Covid-19:

Butantan quer

inclusão de

Guaxupé em

testes da

ButanVac

em humanos


Anúncio foi feito pelo presidente do Instituto, Dimas Covas, em evento que firmou parceria do Butantan com a prefeitura para realização de sequenciamento genético. Dimas Covas quer inclusão de Guaxupé para testes em humanos da ButanVac


Guaxupé: Butantan vai fazer testes da sua vacina em pessoas da cidade

O Butantan quer a inclusão de Guaxupé, no Sul de MG, nos testes realizados em humanos da ButanVac, vacina que está em produção pelo Instituto paralelamente à fabricação da CoronaVac. O anúncio sobre esta intenção foi feito pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Cova, nesta segunda-feira (23), em coletiva que oficializou parceria com a prefeitura para realização de sequeniamento genético do vírus no município.



De acordo com Covas, foi solicitado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) que Guaxupé faça parte das pesquisas de desenvolvimento do imunizante. Com isso, os moradores da cidade devem participar dos testes em humanos que também estão sendo realizados em Ribeirão Preto (SP).

"O estudo da ButanVac é feito em duas fases, chamadas fase A e fase B. Em Guaxupé, ainda há espaço para a fase A. Na fase A são pessoas não vacinadas ou que não tiveram Covid. Na fase B, todas as pessoas acima dos 18 anos poderão participar, independente de terem sido vacinadas, de terem sido infectadas, ou de terem tido a infecção e sido vacinadas", disse o presidente do Butantan na coletiva.

Covid-19: Butantan quer inclusão

de Guaxupé para testes em

humanos da ButanVac

Reuters

Atualmente, conforme a última divulgação feita pela prefeitura, estão sendo imunizadas em Guaxupé pessoas do grupo entre 25 e 29 anos.

Estudo na cidade

Dimas Covas esteve na cidade para o anúncio da parceria para o Instituto Butantan realizar um sequenciamento genético da Covid-19 em Guaxupé. De acordo com a prefeitura da cidade do Sul de MG, com o estudo será possível identificar a presença de variantes da Covid-19 e também ajudar na prevenção ao vírus no município.

Butantan fará estudo da Covid-19

em Guaxupé; ButanVac deve ser

testada na cidade

Uma equipe técnica no Instituto Butantan já está na cidade para discutir mais detalhes sobre esse projeto. Um mapeamento com todas as ruas e o número de casas foi feito pela prefeitura e entregue ao Instituto, que agora fará o sequenciamento genético na cidade.

O estudo deve começar ainda esta semana e será feito em 616 domicílios, com cerca de 300 pessoas.

"Isso já é decorrência de uma solicitação que Guaxupé fez ao Instituto Butantan há alguns meses e agora vamos dar andamento a esse termo de cooperação, que envolve aspectos relacionados à pandemia e também à vacinação", falou Covas.

A Secretária de Saúde de Guaxupé, Daniela Bettelli, ressaltou que o estudo vai fazer com que possam ser identificadas se há variantes da Covid-19 na cidade.

"Uma equipe do Butantan, que virá até Guaxupé, vai fazer um questionário e a testagem dessa pessoa, dando positivo, fará o sequenciamento genético desse vírus. É uma iniciativa que é fruto de um ofício encaminhado pelo Executivo ao Instituto Butantan há mais de dois meses. A cidade agora será estudada, para o Butantan entregar para nós um estudo do cenário epidemiológico da cidade. [Com a parceria será possível] identificar novas variantes e também para ajudar o município a fazer um trabalho preventivo e de conscientização de toda população", disse a secretária.


Fonte: G1 Sul de Minas e Instituto Butantan, Prefeitura de Guaxupé

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato