Bombeiros continuam combate aos incêndios de grandes proporções que atingem o Sul de Minas há três dias

Incêndios em Brazópolis e Marmelópolis amedrontam cidades e população rural

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/09/2021 às 10:25:23

Incêndios devastam vegetações no Sul de Minas


Incêndios devastam vegetações

no Sul de Minas.

O Corpo de Bombeiros retomou na manhã desta quarta-feira (8) os combates aos incêndios que atingem Brazópolis e Marmelópolis (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação mais preocupante nesta quarta-feira (8) é em Marmelópolis, onde a queimada atinge a Serra da Mantiqueira e segue em direção ao Pico do Itaguaré e ao Pico dos Marinzinhos.


Os militares informaram que retomaram o combate na manhã desta quarta-feira depois de definirem qual a melhor estratégia. Segundo o Corpo de Bombeiros, 22 militares de Minas Gerais, militares do Estado de São Paulo, brigadistas do ICMBio e voluntários da Prefeitura trabalham para controlar as chamas que atingem a serra.

"O incêndio continua com toda força na Área de Preservação da Serra da Mantiqueira. O Sistema de Comando de Operações foi articulado na base dos Marins, a fim de fornecer uma resposta mais eficiente frente ao incêndio", informou o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, Marco Antônio de Oliveira Neto.



Bombeiros continuam combate aos incêndios de grandes proporções que atingem serras do Sul de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros

Bombeiros continuam combate aos incêndios de grandes proporções que atingem serras do Sul de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros

Na segunda-feira (6), um novo o incêndio atingiu uma Área de Preservação Permanente da Serra da Mantiqueira. O fogo passou a Pedra Montada e se dividiu em duas frentes, uma sentido o Pico do Itaguaré e outra sentido o Pico do Marinzinho.

Nesta terça-feira (7), duas aeronaves do Estado de SP sobrevoaram o local e as equipes dos bombeiros foram distribuídas em campo para a realização do combate direto às chamas.


A Cidade de Brazópolis, terra do Ex-Presidente a República, Wenceslau Braz


Incêndio no Pico dos Dias



Incêndio de grandes proporções atinge o Pico dos Dias e chega próximo a casas em Brazópolis — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Incêndio de grandes proporções atinge o Pico dos Dias e chega próximo a casas em Brazópolis — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em Brazópolis (MG), o Corpo de Bombeiros informou que na manhã desta quarta-feira (8) foi identificado um pequeno foco de incêndio. Os militares foram divididos em duas equipes, saindo de pontos contrários, para percorrer toda a linha do incêndio.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, Marco Antônio de Oliveira Neto, no momento o incêndio não apresenta risco para a população. Durante a noite, uma equipe ficou monitorando o local para evitar a propagação do fogo.


A queimada no Pico dos Dias, região mais alta do município, onde fica o Observatório Astronômico, teve início na segunda-feira (6). Só na Serra do Mendonça, que fica um pouco abaixo, 50 hectares de área foram atingidos. O fogo destruiu plantações e matouFogo de grandes proporções atinge área próximo ao Laboratório de Astrofísica de Brazópolis — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Fogo de grandes proporções atinge área próximo ao Laboratório de Astrofísica de Brazópolis — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O fogo chegou bem perto de casas e chegou a atingir algumas na zona rural na segunda-feira (6). Um carro foi carbonizado pelas chamas. Algumas casas foram atingidas pelo fogo e só não foram totalmente queimadas porque os moradores agiram para apagar as chamas. Cinco famílias foram desalojadas.



A Cidade de Marmelópolis, Antigo Distrito de Queimada que pertencia ao Município de Virgínia

Nesta terça-feira (7), um caminhão pipa abasteceu as caixas d´água de residências da área atingida. Uma aeronave da corporação, com capacidade para transportar 1,8 mil litros de água, ajudou nos trabalhos.

Fogo chega próximo a casas em Brazópolis — Foto: Reprodução EPTV

Fogo chega próximo a casas em Brazópolis — Foto: Reprodução EPTV

Fonte: G1 Sul de Minas , Bombeiros e Brigadistas e Prefeituras

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato