Incêndio destrói 60 mil pés de bananas em Delfinópolis e produtores contabilizam prejuízos após queimada

Fogo destrói plantações em Delfinopolis

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 11/09/2021 às 21:19:25
Bananal todo queimado pelo incêndio em Delfinópolis no Sul de Minas

Bananal todo queimado pelo incêndio em Delfinópolis no Sul de Minas

Incêndio destrói

60 mil pés de

bananas em

Delfinópolis e

produtores

contabilizam

prejuízos

após queimada


Por causa do vento, as chamas se espalharam por várias propriedades do município. Delfinópolis é a 2ª maior produtora de banana de Minas Gerais. Incêndio atinge 60 mil pés de bananas em Delfinópolis


Gastronomia - Delfinópolis - MG - Guia do Turismo Brasil
Delfinópolis, tem lindas cachoeiras que merecem ser visitadas

Um incêndio destruiu pelo menos 60 mil pés de bananas em Delfinópolis, a segunda maior cidade produtora da fruta em Minas Gerais. Por causa do vento, as chamas se espalharam por várias propriedades do município, a maioria de produtores de banana.

Os produtores da cidade agora contabilizam os prejuízos. Em uma propriedade, as chamas queimaram cerca de 40 mil pés de bananas. "Eu fico assim até emocionado, porque foram muitos anos de trabalho e muito dinheiro envolvido e agora um prejuízo desse tamanho.

Um ano atípico, porque já começamos o ano com poucas chuvas, depois veio a geada, depois a pandemia agravando porque a fruta estava com dificuldade de ser vendida, depois a falta de água no rio Grande e agora vem o fogo pra completar. Então é um ano que a gente chega a pensar que tem que riscar do mapa", lamentou o produtor, Evandro Leite Lemos.

Conheça as cachoeiras do complexo do Claro em Delfinópolis - ckturistando
Uma das lindas Cachoeiras de Delfinópolis, no Sul de Minas, às margens dos Lagos de Furnas

Em outra propriedade, o fogo consumiu 90% da produção e quase todos os pés de bananas foram perdidos. Para a produtora, não há previsão para conseguir recuperar o prejuízo.

"Eu e minha sobrinha, a gente estava vindo da cidade e de longe a gente avistou a fumaça, mas achamos que era longe da propriedade. Mas, a gente foi chegando mais perto e parece que a gente não queria acreditar que era aqui. Todo mundo ajudando e correndo pra todo lado, mas o fogo estava incontrolável", contou Maria Letícia Rosa, produtora de banana. Incêndio destrói 60 mil pés de bananas em Delfinópolis e produtores contabilizam prejuízos após queimada


Em julho, a região de Delfinópolis já havia sofrido com a geada. A Associação dos Produtores de Bananas estimou um prejuízo de sete mil toneladas de bananas perdidas com as baixas temperaturas. Agora, com o fogo, 60 mil pés de bananas foram queimados.

"Ontem mesmo perdemos 80 hectares de área plantada aqui na nossa região, em duas ou três áreas de produção de banana. Hoje uma planta custa em torno de R$ 30. Num hectare tem 1.350 plantas, então o prejuízo, só ontem, está em torno de R$ 3,4 milhões em área plantada.

A gente vem aqui pedir para que o pessoal tome muito cuidado com a questão do fogo, as vezes pode ser acidental, mas também há relato de fogo criminal, que a pessoa faz por maldade, e a gente vem sofrendo muito porque as temperaturas estão muito altas", afirmou Hugo Marinele Corrêa, presidente da Adelba.A expectativa para o produtor é que as chuvas cheguem para que os brotos nasçam novamente. "Daria força para as bananas voltarem.

Não é só em Delfinópolis que está acontecendo esta seca, então acho que é muito importante uma chuva neste momento para apaziguar a seca que está no Brasil inteiro", finalizou Maria Letícia.

Fonte: G1 Sul de Minas e PM dos Bombeiros

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato