Covid-19: PolĂ­cia Civil conclui inquĂ©rito dos fura-filas de vacinas na investigação de 19 Servidores

Vacinas e os fura-filas em Passos

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 13/09/2021 às 20:34:51
Passos e o Inquérito dos fura-filas na vacianção

Passos e o Inquérito dos fura-filas na vacianção

Covid-19:

PolĂ­cia Civil

conclui inquérito

dos fura-filas

de vacinas na

investigação

de 19 Servidores

em Passos

Segundo a polĂ­cia, suspeitos teriam alterado documento utilizado para grupos prioritĂĄrios, o que fez 19 servidores recebessem vacina antes da hora na cidade. PolĂ­cia Civil conclui inquérito sobre possĂ­vel fura-fila da vacina em Passos


A PolĂ­cia Civil concluiu nesta segunda-feira (13) o inquérito que investigou o caso de possĂ­vel "fura-fila" de vacinação contra Covid-19 em Passos. A investigação apurava a imunização de 19 servidores da SuperintendĂȘncia Regional de Ensino antes da hora na cidade. Após a conclusão do inquérito, a PolĂ­cia Civil indiciou trĂȘs servidores por crime de falsificação de documento pĂșblico.

De acordo com a polĂ­cia, os suspeitos teriam alterado o documento usado para grupos prioritĂĄrios e, com isso, os demais servidores utilizaram o mesmo, que havia sido divulgado nas redes sociais.

A investigação foi concluĂ­da após o interrogatório de 76 envolvidos. O inquérito foi encaminhado à Justiça e ao Ministério PĂșblico. Segundo a PolĂ­cia Civil, se a promotoria entender que ocorreu crime pode entrar com processo ou acordo de não persecução penal, que é quando os envolvidos assumem o crime.

Esses servidores da SuperintendĂȘncia Regional de Ensino foram vacinados entre os dias 18 e 20 de junho. Como o municĂ­pio segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), esse grupo não poderia ter sido vacinado naquele momento.

A Secretaria de Estado de Educação informou que abriu sindicância administrativa investigatória e que medidas disciplinares foram adotadas referentes a trĂȘs servidores da superintendĂȘncia.

Ainda de acordo com a secretaria de estado de educação, na época a Superintendente Regional de Ensino de Passos, Lael Helena Keller, foi afastada de forma preventiva e atualmente a servidora segue no cargo.
Covid-19: PolĂ­cia Civil conclui inquérito de "fura-fila" e indicia trĂȘs servidores por crime de falsificação em Passos


Sindicância apontou adulteração

A Sindicância da Controladoria Geral de Passos jĂĄ havia confirmado, em julho, que 19 servidores foram imunizados contra a Covid-19 antes da hora. A investigação apontou que eles receberam uma circular autorizando a imunização e não teriam agido de mĂĄ fé.

"Todos eles receberam uma mensagem circular, em rede social, da SuperintendĂȘncia Regional de Ensino, que estariam prontas as declarações para que os mesmos pudessem vacinar. [Eles] pegaram as declarações, foram ao setor de saĂșde e vacinaram.

Dos servidores que utilizaram das declarações para vacinação, não vi mĂĄ fé e nenhum ilĂ­cito, porque foi uma circular que gerou dentro da própria SuperintendĂȘncia de Ensino e que levou ao local de vacinação", disse o Controlador-Adjunto Geral do MunicĂ­pio, Jeferson Faria, na oportunidade.No documento adulterado, foi inserido um novo grupo que não existia no original: a opção de vacinar profissionais da SuperintendĂȘncia.

A documentação foi assinada pela Superintendente Lael Helena Keller Souza, que foi suspensa por 30 dias depois de uma sindicância aberta pelo estado para investigar possĂ­veis irregularidades no processo de vacinação dos funcionĂĄrios.


Fonte: G1 e PolĂ­cia Civil de Passos

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato