Denise Lemos, Presidente da AMAKHA PARIS: De venda de abacaxis a empresa milion√°ria: como empreendedora fatura quase R$ 300 milhões por ano

A Revista FORBES destaca a Presidente da AMAKHA PARIS, Denise Lemos e o Jornal Região Sul a homenageia como GENTE DE AÇÃO

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 17/09/2021 às 11:05:31
Denise Lemos, Presidente da AMAKHA PARIS, é GENTE DE AÇÃO, homenagem do Jornal Região Sul

Denise Lemos, Presidente da AMAKHA PARIS, é GENTE DE AÇÃO, homenagem do Jornal Região Sul

GENTE DE AÇÃO:

Presidente

Denise Lemos

da AMAKHA PARIS

Homenagem do Jornal Região Sul

(Revista FORBES - Beatriz Calais 15 setembro 2021 - destaca Denise Lemos como uma empreendedora que faz acontecer)

Denise Lemos, Presidente da AMAKHA PARIS: Da venda de abacaxis a empresa milion√°ria, com faturamento de quase R$ 300 milhões por ano.


Propriet√°ria da

Amakha Paris,

Denise Lemos

acredita que parte

de seu

sucesso esteja

ligado

ao poder que as

fragr√Ęncias

têm de reviver

sentimentos e

memórias


Aos 42 anos, Denise Lemos ainda lembra do cheiro das frutas no Ceasa de Campinas, interior de São Paulo, na época em que trabalhava vendendo abacaxis no local. Quando chegava no seu box de vendas, às 4h, antes mesmo do sol nascer, o odor era agrad√°vel e receptivo. J√° no final da tarde, o cheiro das frutas perec√≠veis dava o primeiro sinal de que não sobreviveriam com qualidade até o dia seguinte.


A marca mostra resultados positivos desde o primeiro ano de exist√™ncia, em 2017. Mas, tr√™s anos depois, em 2020, alcançou a marca de 24 milhões de unidades somente de perfumes vendidos e expandiu o cat√°logo com o lançamento de cem produtos novos, incluindo, maquiagens, hidratantes, produtos da linha masculina, shakes e ch√°s.

Denise diz estar no melhor momento de sua carreira, apesar do cen√°rio negativo da pandemia de Covid-19. O faturamento do ano passado foi 16% superior ao de 2019, quando o patamar alcançado atingiu R$ 240 milhões. Mas não foi f√°cil chegar até aqui.


Foi desde a inf√Ęncia que as caracter√≠sticas de empreendedora se mostraram presentes, em brincadeiras que sempre envolviam vendas e negociações. "Eu negocio desde a barriga da minha mãe", brinca. "Sempre criava vendinhas para as minhas bonecas, além de montar barracas de sucos e doces na frente da casa dos meus avós." Na adolesc√™ncia, ao acompanhar os pais nos semin√°rios da igreja, comprava chocolates e revendia para as pessoas durante os intervalos. Com esse dinheiro, tornava vi√°veis as suas sa√≠das nos finais de semana.



Como uma verdadeira fase de aprendizado, a atuação no ramo das frutas não durou para sempre. Em paralelo com as vendas no Ceasa, Denise cursava economia na PUC-Campinas (Pontif√≠cia Universidade Católica de Campinas), em São Paulo, e – rapidamente – conseguiu um cargo como estagi√°ria em uma sucursal do banco Bradesco. Tudo seguia conforme os planos, até a jovem descobrir que estava gr√°vida. "Foi um baque para mim. Um per√≠odo de muitos questionamentos. Eu queria trabalhar, mas também queria cuidar do meu filho", conta. Sua decisão, então, foi se formar na faculdade e dar um tempo do mundo corporativo. "Me dediquei à maternidade por um ano e meio."


Quando voltou a trabalhar, conquistando o cargo de gerente de expansão no mesmo banco que havia atuado como estagi√°ria, seus objetivos j√° não eram os mesmos. Dessa vez, a carteira assinada, que representava um sonho durante o per√≠odo de formação, mostrava-se incompat√≠vel com as expectativas familiares. "Eu queria trabalhar, mas não ia abrir mão de passar tempo com meu filho e poder assisti-lo crescendo." Foi nesse momento que a veia empreendedora pulsou forte novamente. Gerenciar o seu próprio trabalho era o caminho para conseguir seguir a dupla jornada.

Tentativas e falhas


Mas Denise enxergava o empreendedorismo como um ambiente de erros e acertos, então não tinha medo de tentar. Quando voltou para sua cidade com uma sacola de roupas infantis, não conhecia pessoas com filhos pequenos, então pediu ajuda para algumas amigas. De indicação em indicação, começou a criar uma clientela fixa que sempre pedia por mais produtos. Fez da sala de casa um espaço de vendas até conseguir dinheiro para alugar um ponto fixo. Em menos de seis meses, fundou a "Carinha de Criança", loja de multimarcas infantis.

Participou de feiras de roupas e organizou desfiles e eventos para alavancar sua marca. Foi tudo muito prazeroso e rent√°vel enquanto durou, mas a experi√™ncia também não era a ideal para a vida de Denise. Assim como a corretora e a venda de abacaxis no Ceasa, o negócio não foi para frente. "Eu engravidei de novo e meu pai adoeceu, o que me afastou da loja. Acabei voltando para Campinas e deixando a "Carinha de Criança" para tr√°s."


Ao pesquisar sobre qual seria o melhor modelo, Denise descobriu o mercado multin√≠vel, modelo de vendas com lucros obtidos por revendedores. "Em 2017, eu senti que o pa√≠s precisava de oportunidades simples e acess√≠veis para a população. Com um marketing multin√≠vel, dou espaço para novos revendedores e faço a união entre meu objetivo econômico e o bem social", explica a empreendedora. Com o investimento de seus pais, que acreditaram no projeto, a Amakha Paris foi fundada.


Com cerca de 280 colaboradores diretos e 70% da equipe formada por mulheres, a executiva também idealizou o Programa Divas, que tem como foco a fomentação do empreendedorismo feminino a partir de cursos e palestras para os colaboradores e representantes da empresa. Para Denise, essa é uma forma de ajudar pessoas que, assim como ela, podem mudar de vida por meio dos negócios. E satisfeita com suas conquistas, tem outro objetivo agora: "inspirar outras mulheres", revela.

Fonte: Revista FORBES - Beatriz Calais 15 setembro 2021 / AMAKHA PARIS

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