Placas com QR-Code informam sobre qualidade da água em fontes de Poços de Caldas, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 23/09/2021 às 08:05:24
Tecnologia é possibilitada nos fontanários monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Placas com QR-Code informam sobre qualidade da água em fontes de Poços de Caldas, MG

Divulgação/Dmae

Placas com QR-Code permitem que as pessoas consigam informações sobre a qualidade da água em fontanários de Poços de Caldas (MG). A tecnologia é possibilitada nos pontos monitorados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Com as placas, as pessoas podem ser informadas sobre a qualidade da água do fontanário apenas com o uso do celular. As informações das análises feitas pelo laboratório da autarquia são transmitidas em tempo real.

De acordo com o Dmae, a iniciativa foi tomada em razão de atos de vandalismo que vinham danificando os quadros colocados habitualmente nos fontanários contendo os resultados das análises.

Placas com QR-Code informam sobre qualidade da água em fontes de Poços de Caldas, MG

Divulgação/Dmae

Fontanários

Conforme o departamento, Poços de Caldas conta, atualmente, com 21 fontes de água natural monitoradas e cloradas pelo Dmae. Algumas delas têm mais de meio século de existência, como a Fonte Monjolinho e a Fonte dos Amores.

"Em todas essas fontes onde boa parte da população capta água para consumo domiciliar é feita a limpeza, higienização e, na maioria dos casos, a cloração. Um servidor do Dmae lotado no laboratório faz a limpeza dos fontanários e as análises da água são feitas no laboratório da própria autarquia. Semanalmente é feita análise bacteriológica e, a cada três meses, análise físico-química", explicou o Dmae.

O departamento recomenda que a água captada nas fontes seja consumida no prazo máximo de uma semana.

"Os recipientes ou galões submetidos à limpeza com detergente ou água sanitária antes do uso, sendo depois bem lavados com água para tirar o excesso desses produtos", salienta.

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato