Novo decreto adota 'passaporte da vacina' e libera uso de máscaras durante prática esportiva em Varginha, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 30/09/2021 às 17:17:48
Conforme o decreto, todas as atividades ou serviços desenvolvidos poderão funcionar todos os dias da semana sem restrições de horários, observando as regras sanitárias estabelecidas pelo município. A Prefeitura de Varginha (MG) publicou novo decreto nesta quinta-feira (30) em que promove flexibilizações no combate à Covid-19 no município. Entre as principais mudanças, está a liberação do uso de máscara para práticas esportivas, individuais e coletivas e adoção do critério de certificação vacinal contra a Covid-19 para que estabelecimentos possam funcionar com 100% da capacidade.

As flexibilizações acontecem no mesmo dia em que o Hospital de Campanha de combate à Covid-19 foi desativado no município. Conforme o decreto, todas as atividades ou serviços desenvolvidos poderão funcionar todos os dias da semana sem restrições de horários, observando as regras sanitárias estabelecidas pelo município.

Estabelecimentos comerciais, associações, instituições e entidades cujos decretos anteriores tenham limitado a ocupação de público, poderão funcionar com 100% da capacidade, desde que adotado por eles o critério da certificação vacinal da Covid-19.

Prefeitura de Varginha publica novo decreto com flexibilizações no combate à Covid-19

Franco Jr.

A certificação será comprovada através da apresentação, pelo frequentador, do cartão da vacina com, no mínimo, a primeira dose aplicada ou com o certificado nacional de imunização obtido no site do Ministério da Saúde.

Os estabelecimentos que não adotarem o critério vacinal, permanecerão com sua capacidade reduzida em 50%.

Os eventos festivos em geral, como aqueles musicais ou outros do gênero, estão autorizados, desde que seguidos os protocolos da Vigilância Sanitária.

Liberação de máscaras em práticas esportivas

O novo decreto também lidera o uso de máscaras para a prática de atividades físicas ou esportivas em geral, mesmo as realizadas coletivamente, desde que, em ambientes controlados e em estabelecimentos que adotem o critério da certificação vacinal com pelo menos a 1ª dose aplicada.

A prática de atividades físicas em equipamentos públicos municipais também ficará autorizada, atendendo-se os protocolos sanitários da Vigilância Sanitária Municipal.

A presença de público nos eventos esportivos profissionais ou amadores, seja em estádios, ginásios ou outros, ficará permitida com a limitação de 30% da capacidade do local.

O novo decreto também prorrogou o estado de emergência no âmbito da saúde pública do município até o dia 31 de dezembro.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Varginha

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato