Covid-19: Sul de MG tem 47 cidades sem registros de mortes pela doença há dois meses

Sul de Minas começa a vencer a Covid-19

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 30/09/2021 às 20:18:55
Dentre as cidades, Senador José Bento não tem óbitos pelo vírus há seis meses. Dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O Sul de Minas tem 47 cidades que não registram mortes pela Covid-19 há dois meses, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Conforme a SES-MG, no estado são 406 municípios sem óbitos pelo coronavírus durante, pelo menos, este período.

Entre as cidades do Sul de Minas (veja todas mais abaixo) está Senador José Bento. O município está há seis meses sem registrar óbitos causados pela Covid-19. Além disso, há 27 dias não aparece nenhum novo caso da doença.

"A questão da turma do PSF que estão fazendo a busca ativa e pela conscientização. Nossa população absorveu bem a questão de uso de máscara, de distanciamento e a visita de parentes de outras cidades e estados. Isso ajudou bastante de não ter casos ativos", disse o Secretário de Saúde de Senador José Bento, Natan Souza Silva.

Cidades do Sul de MG sem mortes por Covid-19 há dois meses

Covid-19: Sul de MG tem 47 cidades sem registros de mortes pela doença há dois meses

NEXU Science Communication/via REUTERS

Maiores cidades

O avanço da vacinação tem feito com que as maiores cidades da região também apresentem queda no número de casos e mortes. É o caso de Pouso Alegre, que há duas semanas, segundo a prefeitura, não registra nenhum óbito pela doença.

Segundo dados do último boletim divulgado por pesquisadores da Unifal, quase todas as maiores cidades da região começaram a semana sem mortes causadas pelo coronavírus.

"Entre as 10 maiores cidades mais populosas da região Sul, até 30 de setembro, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas não registraram mortes há duas semanas. É bom destacar, as mortes por Covid estão se concentrando nas pessoas não vacinadas e que ainda não tomaram a segunda dose, ou a de reforço. Todo mundo tem que cobrar de todo mundo de se vacinar, e cobrar da cidade de todo mundo maior agilidade na vacinação", explicou o professor de epidemiologia Sinézio Inácio da Silva Júnior.

Mais de 70% da população do Sul de Minas já foi imunizada com pelo menos a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Outros 35,6%% já foram totalmente imunizados. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

Covid-19 na região

Mais cinco mortes e outros 336 novos casos de Covid-19 foram confirmados no Sul de Minas em boletim divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado de Saúde. Com os novos dados, a região chega a 314.377 casos confirmados da doença, com 7.567 mortes.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro

Comentários