MinistĂ©rio PĂșblico pede abertura de inquĂ©rito policial para investigar padre de Monte Sião suspeito de abusos sexual

Monte Sião: MP pede investigação de abuso sexual do Padre

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 01/10/2021 às 22:04:16


Ministério PĂșblico


pede abertura


de inquérito


policial para


investigar padre


de Monte Sião


suspeito de


abusos sexual

Religioso é suspeito de assediar e violentar sexualmente pelo menos oito monges em mosteiro de Monte Sião.


O Ministério PĂșblico pediu a abertura de inquérito policial para investigar o padre Ernani Maria dos Reis, suspeito de assediar e violentar sexualmente pelo menos oito monges em um mosteiro de Monte Sião, entre 2011 e 2018.

A denĂșncia foi publicada inicialmente pelo UOL e confirmada pelo g1. Conforme o Ministério pĂșblico, foi instaurada uma notĂ­cia de fato para investigação das supostas prĂĄticas de abuso sexual no interior do Mosteiro da SantĂ­ssima Trindade.


O procedimento foi encaminhado pelo promotor de Justiça Marco Antônio Meiken ao delegado de polĂ­cia da comarca de Monte Sião, juntamente com a requisição de abertura de inquérito policial sobre o caso.

Padre Ernani Maia dos Reis é suspeito de praticar abusos sexuais em MG — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Padre Ernani Maia dos Reis é suspeito de praticar abusos sexuais em MG — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O padre teria cometido os crimes sexuais entre os anos de 2011 até 2018, quando ele se afastou do mosteiro. As vĂ­timas eram homens, com idades entre 20 e 43 anos, quando o assédio começou. Outras 11 pessoas, entre elas 10 mulheres, teriam sofrido constrangimentos e agressões verbais.

As denĂșncias teriam sido recebidas pela Igreja Católica, mas o padre só foi afastado depois que ele mesmo pediu para sair do mosteiro.

A PolĂ­cia Civil informou que vai analisar a recomendação do Ministério PĂșblico e farĂĄ a instauração do inquérito policial para apurar as denĂșncias.

O g1 entrou em contato com a Arquidiocese de Pouso Alegre, que informou que o padre foi afastado da comunidade em 2018. A nota diz ainda que o próprio citado quis a renĂșncia ao clero e que foi dispensado do celibato pelo papa Francisco, de todas as outras obrigações. A Arquidiocese orienta, na nota que os fiéis não devem procurar o religioso para solicitar sacramentos.

Ernani Maria dos Reis, que hoje mora em Franca (SP), também foi procurado, mas não respondeu ao pedido de entrevista.

Fonte: G1 Sul de Minas e PolĂ­cias Civil e MinistĂ©rio PĂșblico

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato