Nadico Vilela toma posse como novo prefeito de TrĂȘs Corações após cassação de Gordo Dentista

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 21/10/2021 às 21:18:17
Sessão de posse do agora prefeito foi realizada nesta quinta-feira (21). O agora ex-prefeito Gordo Dentista vai recorrer da decisão de ter o mandato cassado. Nadico Vilela toma posse como novo prefeito de TrĂȘs Corações (MG)

Devanir Gino/EPTV

Nadico Vilela (PSL) tomou posse como prefeito de TrĂȘs Corações nesta quinta-feira (21) em solenidade realizada na Câmara Municipal. Ele assume o lugar de Gordo Dentista (PSD), que teve o mandato cassado após Comissão Processante do Legislativo.

Reinaldo Vilela Paranaiba Filho foi eleito junto com Gordo Dentista nas eleições do ano passado. Eles tiveram 54,85% dos votos, o que representam 20.569 no total. Eles encabeçaram a coligação TrĂȘs Corações No Rumo Certo, formada pelos partidos PSL, Patriota e PSD.

Gordo Dentista tem mandato de prefeito cassado em TrĂȘs Corações; Nadico assume o cargo

O agora ex-prefeito Gordo Dentista foi cassado em julgamento e teve cerca de 13 horas de duração. A cassação é resultado da investigação de uma Comissão Processante que foi aberta no dia 9 de agosto.

Para ser cassado, dentre outras denĂșncias, ele teria ameaçado e pressionado vereadores para que eles aprovassem um projeto que envolvia a instalação de uma empresa na cidade.

Foram oito votos a favor da cassação de José Roberto de Paiva Gomes, o Gordo Dentista. Apenas o vereador MaurĂ­cio Gadbem (PSL) votou contra. JĂĄ o vereador Weber EustĂĄquio Souza (PSD) se absteve.

Nadico Vilela toma posse como novo prefeito de TrĂȘs Corações (MG)

Devanir Gino/EPTV

DenĂșncias e cassação

Segundo a denĂșncia feita pelo vereador e presidente da Câmara, Fabiano Jerônimo, o prefeito Gordo Dentista teria infringido os incisos VII e X do artigo 4Âș do Decreto-Lei NÂș 201/67, que define a conceituação de decoro para o Chefe do Executivo, e os incisos XII e XI do artigo 133 da Lei Orgânica Municipal.

Gordo Dentista foi denunciado por ameaçar o presidente da Câmara para a votação de um projeto de lei referente a uma empresa na cidade. Em mensagem enviada ao presidente da Câmara, ele ameaça outros vereadores e vetar as emendas aprovadas.

"VocĂȘ podia falar no plenĂĄrio pra mim, pra essa cambada de ...., que se quiser votar o projeto, vota. Se não quiser, vai pra .... E se vier com negócio de emenda eu não vou sancionar, eu vou vetar. Só vai entrar na minha sala, o presidente da Câmara, meu amigo Bioco. Caso contrĂĄrio nenhum mais! Eu falei que o dia que eu brigasse com um, eu brigava com todos.".

Além da quebra de decoro, outras duas denĂșncias levaram à cassação do prefeito. Em uma delas, o presidente da câmara afirma que quando tentou montar um corpo de assessores para o Legislativo, pretendia contratar a advogada e Delegada Dra. Eliza Cibien Guaitolini Cal. Ela era servidora pĂșblica do Estado do EspĂ­rito Santo, e por isso, o convĂȘnio foi feito pela PolĂ­cia Civil do EspĂ­rito Santo e o municĂ­pio de TrĂȘs Corações, representado pelo Prefeito Gordo Dentista.

A servidora iniciou seus trabalhos na Câmara Municipal, mas após Fabiano discordar do prefeito em questões sobre a câmara, o prefeito ameaçou cancelar o convĂȘnio. Segundo o presidente da Câmara, como ele não alterou seu posicionamento diante do fato, Gordo Dentista denunciou o convĂȘnio e solicitou a rescisão do contrato. Dias depois, entretanto, o prefeito reconsiderou sua decisão.

A outra denĂșncia é com relação aos recursos destinados para a Casa Lar, uma instituição que acolhe crianças e adolescentes sob medida protetiva. Segundo consta na denĂșncia, o prefeito ameaçou e retirou a subvenção que seria destinada para a entidade, o que resultou no seu fechamento.

TrĂȘs Corações é a sétima maior cidade do Sul de Minas, com cerca de 80 mil habitantes. O municĂ­pio é conhecido nacionalmente por ter sido a cidade onde o Pelé nasceu.

Gordo Dentista enviou uma nota à imprensa sobre o resultado da CP.

"É lamentĂĄvel que, em vez de buscarem ajudar o municĂ­pio a se desenvolver e progredir, pessoas ainda insistam em denĂșncias infundadas, baseadas em picuinhas polĂ­ticas, tentando macular o trabalho que estamos desenvolvendo em prol do povo tricordiano.

Não vou desistir de lutar contra ações que possam prejudicar nosso municĂ­pio, honrando a confiança que recebi, legitimamente e democraticamente, eleito pelo povo.

Falar palavrão não define o carĂĄter de alguém e isso não vai nos desmotivar. Estamos confiantes de que, em breve, poderemos continuar o trabalho que temos realizado por uma TrĂȘs Corações melhor".

A defesa oficial constituĂ­da pelo prefeito informou que irĂĄ se pronunciar em momento oportuno.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

ComentĂĄrios

novato