Carnaval 2022: faltando três meses para data, tradicionais folias do Sul de Minas ainda estão sem definição

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 02/11/2021 às 09:37:02
Para saber se o Carnaval vai voltar a ser atração em 2022, o g1 entrou em contato com prefeituras e organizadores de blocos e eventos tradicionais no Sul de Minas. Carnaval 2022: há três meses do evento, tradicionais folias do Sul de Minas ainda estão sem definição

River Bloco

Tradicional no Brasil, o Carnaval arrasta foliões em toda parte, incluindo o Sul de Minas. A data também é importante para a economia de muitas cidades da região. Em virtude da pandemia da Covid-19, as tradicionais folias de carnaval do Sul de Minas ainda estão indefinidas sobre suas realizações em 2022.

O carnaval no ano que vem vai acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. A quatro meses do evento, apenas um bloco está 100% confirmado. Para saber se o carnaval vai voltar a ser atração em 2022, o g1 entrou em contato com prefeituras e organizadores de blocos do Sul de Minas. Veja abaixo.

Poços de Caldas

Carnaval em Poços de Caldas (MG)

Arquivo G1

Poços de Caldas (MG) é conhecida pelo carnaval de rua que reúne moradores e turistas de diversos locais do país. As atrações variam das marchinhas tradicionais ao rock n" roll, com apresentações nas praças e ruas da cidade. Um dos eventos tradicionais é o banho à fantasia, realizado no Country Club.

Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca, ainda não há definição sobre o carnaval de 2022. Entretanto, o secretário informou que não os desfiles das escolas de samba não devem acontecer novamente. Este deve ser o quinto ano sem a atração.

“Iremos aguardar um melhor entendimento da Secretaria de Saúde, porém, se houver sinal verde, já estaremos estruturados para organizar o carnaval”, afirmou Ricardo.

Boa Esperança

Carnaval em Boa Esperança (MG)

Luiz Braga

A Prefeitura de Boa Esperança informou que está realizando reuniões para definir se haverá ou não carnaval em 2022. Não há previsão para que a decisão seja tomada.

Boa Esperança possui tradicionalmente quatro pontos de atrações. O primeiro é na Praia do Seleiro com shows das 11h às 16h. O segundo é a Beira Lago, que conta com uma atração por dia no trio elétrico. Os outros dos pontos são a avenida João Júlio, onde acontecem os desfiles das escolas de samba, e a Praça Padre Júlio Maria.

“Estamos avaliando a possibilidade. Tradicionalmente o carnaval de Boa Esperança é o maior carnaval aberto do Sul de Minas. Estamos aguardando o desenrolar da pandemia”, afirmou a prefeitura.

São Lourenço

Carnaval no Bloco do Pijama, em São Lourenço

Luciano Lopes

A Prefeitura de São Lourenço, onde acontece o tradicional Bloco do Pijama, informou que haverá carnaval, mas a programação ainda não foi definida.

"O Governo Municipal informa que ainda não há uma programação de carnaval definida, mas está estudando a forma como promoverá os festejos", afirmou a prefeitura por meio de nota.

Lambari

Carnaval em Lambari

Luciano Lopes

Em Lambari também não há definição sobre o carnaval de 2022, mas a expectativa é que o evento seja realizado. A prefeitura informou que as questões envolvendo a festa devem ser definidas nas próximas semanas.

Atualmente, o carnaval na cidade conta com a participação dos blocos. Um deles é o Bloco do Sopão. Os organizadores destes blocos devem participar da reunião com a prefeitura.

Monte Santo de Minas

Monte Santo de Minas tem forte tradição em desfiles de escolas de samba. Em 2020, um sambódromo foi criado para acomodar melhor o evento que reúne centenas de foliões na cidade.

A prefeitura informou que até o momento desta publicação não havia nada definido sobre a festa. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, a previsão é que não aconteça o carnaval em 2022 na cidade.

Bloco do Urso – Santa Rita do Sapucaí

Bloco do Urso em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Então Toma/Divulgação

Um dos blocos mais tradicionais do Sul de Minas, o Bloco do Urso confirmou que vai ter carnaval em 2022. Serão quatro dias de festa e 13 atrações, que foram anunciadas no dia 21 de outubro.

Os ingressos já estão sendo vendidos. Segundo o organizador do evento, para participar da festa vai ser preciso apresentar o cartão de vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Ainda de acordo com os organizadores, a expectativa é de recorde de público em 2022. Nas vendas no “escuro”, antes de lançarem as atrações do evento, mais de três mil ingressos foram vendidos. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas por dia no Bloco do Urso.

Bloco Vermes e Cia - Muzambinho

Bloco Vermes e Cia, em Muzambinho

Marco Aurélio

O Bloco Vermes e Cia, que desde 1999 era uma das principais atrações do carnaval do Sul de Minas, não será realizado em Muzambinho (MG). A assessoria do bloco confirmou a informação nesta quinta-feira (28). A partir de 2022 o bloco será realizado em Itu (SP).

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Muzambinho para saber se haverá alguma festividade de carnaval na cidade em 2022. A assessoria informou que a realização da festa esta no cronograma da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo para ocorrer em 2022, porém a decisão final depende do quadro da pandemia.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato