Nova audiência pública discute possível chegada de novos rejeitos radioativos na INB, em Caldas, MG

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 10/11/2021 às 20:50:56
Assunto tem gerado polêmica desde que o Ministério Público Federal de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a regularização ambiental da unidade da INB em Interlagos (SP). Nova audiência pública discute possível chegada de novos rejeitos radioativos na INB

Mais uma audiência pública discutiu a provável chegada de mais rejeitos radioativos para a unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). O assunto tem gerado polêmica desde que o Ministério Público Federal de São Paulo instaurou um inquérito civil para apurar a regularização ambiental da unidade da INB em Interlagos (SP).

Na ocasião, a INB afirmou que já tinha iniciado o processo de desativação da unidade e que cerca de 1,1 mil toneladas de equipamentos e material radioativo poderiam ir para Caldas. Desta vez a audiência aconteceu em Poços de Caldas e conta com representantes da cidade e também de Caldas e Andradas, além de representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear e da INB.

"O objetivo nosso é evitarmos que venha mais rejeitos nuclear para o planalto de Poços de Caldas, embora 70% da INB esteja dentro geograficamente de Caldas, qualquer situação de danos ambientais ou agravos à saúde, vai atingir o planalto de Poços de Caldas, que é Poços, Caldas e Andradas. É óbvio que vai se tornar caso nós não abortemos essa situação, vai se tornar um local de depósito final de rejeito nuclear do país", disse a vereadora de Poços de Caldas, Regina Cioffi (PP).

Câmara de Caldas questiona INB sobre material radioativo que pode ir para a cidade

Reprodução EPTV

Uma das preocupações é que a unidade de Caldas, que já passa por processo de desativação, possa se tornar um depósito nacional de rejeitos radioativos.

"Eventuais infrações que possam ter sido cometidas nesse processo precisam ser apuradas porque não há prescrição para reparação de infrações e danos ambientais e mais do que isso, exigimos a criação de um observatório com participação das prefeituras, do poder Legislativo e da sociedade civil de Caldas, Andradas e Poços de Caldas para acompanharem os dois processos, ajustes e melhorias da situação que temos hoje na INB e acompanhamento do processo de descomissionamento", disse o vereador de Caldas, Daniel Tygel (PT).

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais acompanha o caso e também já fez uma audiência para discutir o tema. Depois do encontro, passou a tramitar um projeto de lei que proíbe o trânsito de rejeitos no estado, o que pode impedir o transporte desse material para a região.

Estudo apontou problema em escoamento da barragem de rejeitos em 2019, em Caldas

Reprodução EPTV

"A unidade das indústrias em Caldas não consegue sequer armazenar o que está lá, as condições são péssimas já atestadas em relatório do Tribunal de Contas da União e em outros relatórios, não há condição de manter o lixo radioativo que está lá, o que dirá receber mais mil toneladas", disse a deputada estadual, Beatriz Cerqueira (PT).

O superintendente de descomissionamento da INB, Diógenes Salgado Alves, falou sobre a possível chegada desses rejeitos.

"Não existe uma definição quanto a isso, a INB trabalha aqui em Caldas no descomissionamento de Caldas e não estamos com nenhuma definição de transferência para cá. Isso tem sido insistido e peço que não insistam mais. Quando houver uma definição para São Paulo, que haverá, os órgãos responsáveis e a sociedade, o poder Executivo, o poder Legislativo, vão ser comunicados, vão participar", disse o superintendente de descomissionamento da INB, Diógenes Salgado Alves.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato