Santa Casa retoma projeto de terapia com cães em Poços de Caldas

Poços de Caldas e a volta para terapia para cães....

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 11/11/2021 às 22:39:18
Cãoterapia volta a ser praticada em Poços de Caldas

Cãoterapia volta a ser praticada em Poços de Caldas


Santa Casa

retoma projeto

de terapia com

cães em Poços

de Caldas


Cãoterapia volta na unidade de saúde após ficar parado por um ano e sete meses, devido à pandemia da Covid-19; crianças receberam visita dos animais nesta quinta-feira (11). Santa Casa de Poços de Caldas retoma projeto de terapia com cães



Após suspender a terapia com cães durante a pandemia, a Santa Casa de Poços de Caldas (MG) retomou o projeto com a ajuda de voluntários. Profissionais afirmam que a ação ajuda na evolução e desenvolvimento dos pacientes em tratamento na unidade de saúde.

"Nosso trabalho é de trazer esses cães aqui porque isso ajuda no desenvolvimento e evoluções dos tratamentos desses pacientes aqui na Santa Casa. São pessoas que às vezes estão hospitalizadas há muito tempo, não tem contato com os animaizinhos que estão em casa, para aqueles que têm animal e para os que não têm, é uma forma também de ter um pouco de alento nos corredores do hospital", afirmou a médica veterinária, Maura Dias Adriano, em entrevista à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo.

"Eu sei que a Santa Casa faz um trabalho de humanização muito importante aqui em poços de Caldas, então nós viemos somar com a cãoterapia", completou a médica veterinária.

Para entrada de animais, Santa Casa de Poços de Caldas segue todos os protocolos necessários.

Divulgação / Santa Casa Poços de Caldas


A cãoterapia surgiu em agosto de 2019 e cerca de seis meses depois, as visitas que acontecem na Santa Casa tiveram que ser suspensas por conta da pandemia. Agora, um ano e sete meses depois, os animais estão de volta ao hospital.

"A nossa ideia é fazer isso voltar a cada 15 dias, fazer com que esses pacientes tenham um pouco de alento durante o seu tratamento. E fazer também com que esse tratamento fique mais curto, porque o enriquecimento que ele tem, fazem com que eles fiquem mais felizes e assim o tratamento vai mais fácil", disse Maura Dias Adriano.

Crianças mostraram empolgação com animais

Nesta quinta-feira (11), a visita dos cães aconteceu na pediatria e animou as crianças que estão em tratamento na unidade de saúde. Foi o que aconteceu com o paciente Luis Miguel Nazário Santana, de 7 anos, que disse que "estava aqui e minha mãe falou que tinha cachorro e eu fui lá, porque eu gosto de cachorro", contou ele.

"Ela (cadela) veio pra cima de mim e eu comecei a brincar com ela, muito legal. Tenho dois (cachorros), um parece um porco e um parece um palito de dente. Eu gosto de cachorro peludo, cachorro amigo, pra brincar quando não tem nada pra fazer", enfatizou o paciente Vítor Alex da Silva Braz, de 9 anos.

Crianças se divertiram
com a presença de cães na
pediatria nesta quinta-feira (11).

Divulgação / Santa Casa Poços de Caldas

"É difícil uma criança que não gosta de animais, e animal pra eles significa vida, brincar, então eles vão até os animais mesmo", citou Marilza da Silva Martins, avó do paciente Iago.

Protocolos são seguidos para receber cães

De acordo com a enfermeira do controle de infecção hospitalar da Santa Casa, Priscilla Ariana Silva, todos os protocolos são seguidos, assim como a vacinação em dia dos animais que adentram o hospital com os profissionais.

"A gente segue um protocolo, dentro dele estão as vacinas. Precisa de um atestado do médico veterinário, a gente deixa tudo arquivado. A questão do banho, o cachorro ele vem sempre com o banho tomado do petshop nas últimas 48 horas. A equipe que acompanha esses cães, está toda preparada, com relação a higienização das mãos, das EPI"s que eles utilizam e os critérios dos pacientes que vão ser contemplados com essa visita, tudo com muita segurança", encerrou a enfermeira.

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato