Poços de Caldas será primeira cidade brasileira a integrar Associação Europeia de Cidades Termais Históricas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 17/11/2021 às 07:28:47

Poços de Caldas

é a primeira

cidade brasileira

a integrar

Associação

Europeia de

Cidades Termais Históricas

Parceria e similaridades com a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, garantiu a ades√£o do munic√≠pio sul-mineiro. A cidade de Po√ßos de Caldas (MG) passar√° a integrar a Associa√ß√£o Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA). É a primeira vez que uma cidade brasileira integra o circuito tur√≠stico.

A entrada de Po√ßos de Caldas significar√° para o munic√≠pio mineiro a possibilidade de melhorar a atratividade dos seus potenciais tur√≠sticos para o p√ļblico europeu, além de novas pol√≠ticas p√ļblicas voltadas para o setor.



A ades√£o do munic√≠pio mineiro foi poss√≠vel devido à parceria e similaridades com a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal. A ades√£o foi oficializada com o presidente da C√Ęmara da cidade portuguesa, Vitor Marques, e representantes de Minas Gerais, no sal√£o nobre do Hospital Termal Rainha D. Leonor.

A parceria com o munic√≠pio portugu√™s, como cidade irm√£ de Po√ßos de Caldas, nasceu h√° 20 anos, em uma sess√£o na cidade europeia nos 500 anos de coloniza√ß√£o do Brasil e a evidente similaridade entre as localidades. Além disso, no século XIX, um mestre pedreiro portugu√™s fez em Po√ßos de Caldas uma técnica j√° utilizada em Caldas da Rainha, que possibilitou o desenvolvimento termal da cidade.

A assinatura do acordo foi realizada durante a visita à Caldas da Rainha, em Portugal.

Divulgação / Secretaria de Turismo

Visita a Portugal

A assinatura do acordo foi realizada durante a visita à Caldas da Rainha, em Portugal. A comitiva foi composta pelo vice-prefeito de Po√ßos de Caldas, J√ļlio César Freitas, e o secret√°rio de Cultura e Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, acompanhados da representante de Minas Gerais em Portugal, a Secret√°ria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Izabela Drumond.

Durante a visita da comitiva mineira foi oferecida aos portugueses uma jarra em cristal de Murano, fabricada em Po√ßos de Caldas, j√° que a cidade abriga diferentes f√°bricas e estes cristais s√£o conhecidos internacionalmente. J√° aos visitantes, o presidente da C√Ęmara Municipal ofereceu uma cole√ß√£o de sabonetes do Hospital Termal e exemplares do livro "Caldas da Rainha: Patrimônio das Águas".

Acompanhou a visita também Luciana Dias, arquiteta, doutoranda na Pontif√≠cia Universidade Católica de Campinas (SP), que se encontra em Portugal para a disserta√ß√£o de uma tese de doutorado sobre Po√ßos de Caldas e Caldas da Rainha.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Comunicar erro
hospital Lavras

Coment√°rios