Poços de Caldas será primeira cidade brasileira a integrar Associação Europeia de Cidades Termais Históricas

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 17/11/2021 às 07:28:47

Poços de Caldas

é a primeira

cidade brasileira

a integrar

Associação

Europeia de

Cidades Termais Históricas

Parceria e similaridades com a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, garantiu a adesão do município sul-mineiro. A cidade de Poços de Caldas (MG) passará a integrar a Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA). É a primeira vez que uma cidade brasileira integra o circuito turístico.

A entrada de Poços de Caldas significará para o município mineiro a possibilidade de melhorar a atratividade dos seus potenciais turísticos para o público europeu, além de novas políticas públicas voltadas para o setor.



A adesão do município mineiro foi possível devido à parceria e similaridades com a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal. A adesão foi oficializada com o presidente da Câmara da cidade portuguesa, Vitor Marques, e representantes de Minas Gerais, no salão nobre do Hospital Termal Rainha D. Leonor.

A parceria com o município português, como cidade irmã de Poços de Caldas, nasceu há 20 anos, em uma sessão na cidade europeia nos 500 anos de colonização do Brasil e a evidente similaridade entre as localidades. Além disso, no século XIX, um mestre pedreiro português fez em Poços de Caldas uma técnica já utilizada em Caldas da Rainha, que possibilitou o desenvolvimento termal da cidade.

A assinatura do acordo foi realizada durante a visita à Caldas da Rainha, em Portugal.

Divulgação / Secretaria de Turismo

Visita a Portugal

A assinatura do acordo foi realizada durante a visita à Caldas da Rainha, em Portugal. A comitiva foi composta pelo vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César Freitas, e o secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira, acompanhados da representante de Minas Gerais em Portugal, a Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Izabela Drumond.

Durante a visita da comitiva mineira foi oferecida aos portugueses uma jarra em cristal de Murano, fabricada em Poços de Caldas, já que a cidade abriga diferentes fábricas e estes cristais são conhecidos internacionalmente. Já aos visitantes, o presidente da Câmara Municipal ofereceu uma coleção de sabonetes do Hospital Termal e exemplares do livro "Caldas da Rainha: Patrimônio das Águas".

Acompanhou a visita também Luciana Dias, arquiteta, doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP), que se encontra em Portugal para a dissertação de uma tese de doutorado sobre Poços de Caldas e Caldas da Rainha.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato