Prefeitura anuncia construção de unidade do Hemominas em 2022 no bairro Cidade Nova, em Varginha, MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 17/11/2021 às 19:35:25

Prefeitura

anuncia

construção

de unidade do

Hemominas em

2022 no bairro

Cidade Nova,

em Varginha

Previsão é que obra seja concluída no segundo semestre; enquanto isso, coletas estão sendo feitas uma vez ao mês na cidade. A Prefeitura Municipal anunciou nesta quarta-feira (17) que dará início à construção de uma unidade do Hemominas em Varginha (MG) em 2022.

De acordo com o Executivo, o Posto Avançado de Coleta será instalado no bairro Cidade Nova e deve ficar pronto no segundo semestre do próximo ano.



No começo de novembro, o prefeito Vérdi Melo havia anunciado que dois terrenos foram apresentados para a direção do Hemominas para a construção da nova sede, um no bairro Cidade Nova, que acabou sendo escolhido, e um no bairro Bom Pastor, próximo ao Hospital Bom Pastor, que foi descartado.

"Decidimos construir uma sede com início da obra a partir de 2022. Enquanto isso a Administração Municipal prossegue trabalhando para resolver essa questão da doação de sangue no município visando atender à demanda dos hospitais locais", garante o prefeito.

Como não há um espaço próprio para coletas em Varginha, desde o mês de outubro deste ano, as coletas estão sendo realizadas pela equipe da Hemominas de Poços de Caldas, uma vez por mês, na Policlínica Central. São disponibilizadas 60 vagas ao mês para doação, mediante agendamento prévio pelo telefone (35) 3690-2260.

Com estoques baixos, cidades da região buscam ações para convocar doadores de sangue.

José Fernando Oura/AEN/Divulgação

"A nossa Engenharia já está preparando o projeto arquitetônico e eu tenho a convicção de que em meados de 2022 essa construção vai estar pronta e, consequentemente, no segundo semestre de 2022 nós estaremos fazendo essas atividades que vão ser importantes para Varginha e toda região", completou o prefeito.

Vale destacar que a coleta de sangue na cidade estava suspensa desde abril de 2020, quando a pandemia se intensificou, antes de retornar em outubro deste ano.

"O município está se preparando para a retomada segura da doação de sangue e que sempre é necessária a conscientização das pessoas sobre a importância de ser um doador e consequentemente ajudar a salvar vidas", reforça a enfermeira da Policlínica Central, Janaína Vieira Picheli.

Estoque está em falta

Recentemente, a Fundação Hemominas mostrou preocupação quanto à queda nos estoques de sangue em Minas Gerais. Em todo estado houve baixa de 60% dos sangues tipo O- e O+, 40% de A- e 25% menos no A+.

No Sul de Minas, algumas cidades estão intensificando ações para convocar doadores. É o caso de Varginha, que no próximo sábado (20), receberá uma equipe do Hemominas de Poços de Caldas, que realizará a Coleta de Sangue na Policlínica Central . A captação dos doadores tem sido feita por meio dos Hospitais Bom Pastor, Regional e Varginha.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato