Estudantes do Sul de Minas relatam dificuldades com reda√ß√£o e revelam cursos dos sonhos no 1¬ļ dia de provas do Enem 2021

Tema da Redação é importante para a Cidadania, mas causa surpresa para os candidatos na primeira prova do ENEM neste domingo

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 21/11/2021 às 20:39:43

Tema da

Reda√ß√£o é

importante

para a

Cidadania,

mas causa

surpresa para

os candidatos

na primeira prova

do ENEM neste domingo


Port√Ķes foram abertos às 12h e o g1 acompanhou movimenta√ß√£o dos locais de prova nas tr√™s maiores cidades da regi√£o Estudantes de todo pa√≠s foram às escolas e universidades neste domingo (21) para o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Port√Ķes foram abertos às 12h e o g1 Sul de Minas acompanhou movimenta√ß√£o dos locais de prova nas tr√™s maiores cidades da regi√£o. Confira a cobertura realizada durante o dia.


Primeiro dia de prova teve 90 quest√Ķes e reda√ß√£o, que teve como tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. Ao todo, 3.109.762 pessoas estavam inscritas para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ci√™ncias humanas e suas tecnologias e a reda√ß√£o neste domingo (21).

"O tema da reda√ß√£o é importante. Através do registro civil h√° o acompanhamento da vida como cidad√£o e manuten√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas facilitada pelos dados e estat√≠sticas que podem contribuir na √°rea da sa√ļde, educa√ß√£o, assist√™ncia social e previd√™ncia", disse Gisele Nishiyama, coordenadora e professora no curso de jornalismo do Grupo Unis, em Varginha.

Conforme apura√ß√£o do g1, houve um aplicador apenas por sala nos colégios da regi√£o, j√° que este ano a ades√£o foi pequena, sendo uma média de 15 alunos por sala. Alguns aplicadores chegaram a reclamar da "falta de organiza√ß√£o das institui√ß√Ķes respons√°veis pelo exame", mas n√£o citaram quais seriam os motivos da reclama√ß√£o.

Unifenas / Varginha


F√°bio Silva Carvalho de 43 anos foi o primeiro a chegar na Escola Estadual Afonso Pena em Varginha (MG). Ele est√° no 5¬ļ per√≠odo de Engenharia Civil e seu objetivo é conseguir um desconto na mensalidade da faculdade.

J√° Helen ristina Ozório de 21 anos falou que tem sonho de cursar Engenharia Civil, de forma presencial. Ela est√° fazendo o exame pela 2¬™ vez. "Eu j√° estudo à dist√Ęncia, mas quero migrar para o presencial. Estou bem nervosa, mas me preparei bastante para me sair bem no exame", disse a estudante ao chegar na Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva).

Helen Cristina Ozório de 21 anos


"Me preparei mais pra reda√ß√£o e o objetivo aqui é conseguir uma nota ali pra ver se eu consigo diminuir o valor da mensalidade da faculdade. Eu conhe√ßo professores de escolas, ent√£o eu fiz bastante reda√ß√£o e pedi para eles corrigirem", afirmou F√°bio.

Jéssica Félix é formada em Psicologia h√° tr√™s anos. Agora seu objetivo é cursar Medicina. "Hoje estou um pouco nervosa. Mas, durante todo esse ano, me preparei com um cursinho on-line. E como j√° fiz o Enem no ano passado, j√° conhe√ßo um pouco da prova e isso me tranquiliza", conta a jovem de 26 anos ao chegar na Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva).

Pablo Yan de Carvalho Furtado tem 18 anos e está na sua primeira vez prestando o Enem. O estudante não considerou o exame difícil, mas sim extenso. "Tem que estar com a mente e corpo muito bem preparados", disse.

Pablo Yan de Carvalho Furtado, 18 anos

Bruna Mangiapelo


UNIFENAS Universidade - C√Ęmpus em Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Varginha e Po√ßos de Caldas - Faculdade de Medicina e outros Cursos

O sonho de Pablo é trabalhar com gerenciamento de equipes. Ele recebeu uma proposta na sua √°rea em Aracaju, local onde t√™m familiares. "L√° eu trabalharia e estudaria na √°rea que eu quero. Mas a nota do Enem me ajudaria a entrar com mais facilidade na faculdade", finalizou, afirmando que 10 estudantes faltaram no exame, somente na sala em que ele estava, na Unifenas.

Pouso Alegre

Com um livro sobre fic√ß√£o cient√≠fica em m√£os, o auxiliar de produ√ß√£o, José Lucas Fonseca Firmino, 19 anos, acredita que a reda√ß√£o é o grande desafio do Enem, j√° que o tema é uma surpresa. Prestando o Exame pela primeiro vez, o jovem sonha em ser farmac√™utico. Ele chegou cedo ao Colégio Polivalente em Pouso Alegre (MG).



"A press√£o é grande. Eu j√° tinha feito alguns cursos preparatórios e acabou que eu fiquei com uns materiais l√° em casa, ent√£o eu só reutilizei. O que eu mais foquei mesmo foi a reda√ß√£o, pela dificuldade mesmo. A reda√ß√£o geralmente é o monstro porque nunca sabe o que vai acontecer", afirmou o estudante.

Com um livro sobre fic√ß√£o cient√≠fica em m√£os, o auxiliar de produ√ß√£o, José Lucas Fonseca Firmino, 19 anos, acredita que a reda√ß√£o ser√° o grande desafio do Enem, j√° que o tema é uma surpresa. Prestando o exame pela primeiro vez, o jovem sonha em ser farmac√™utico. Ele est√° prestando a prova em Pouso Alegre (MG)


J√° Renata Paiva dos Reis, 18 anos, estava apreensiva com sua 1¬™ experi√™ncia com o Enem. Ela acredita que as aulas online foram prejudiciais para o seu desenvolvimento este ano e por isso buscou aux√≠lio em cursos preparatórios na internet.

"Por conta do ensino a dist√Ęncia a gente teve que estudar muito em casa, a escola ficou atrasada com os conte√ļdos ent√£o eu me vi muito sozinha estudando em casa. Eu confesso que estou muito ansiosa e eu acho que vou bem. Eu me preparei, mas eu estou esperando sempre uma prova dif√≠cil", disse a estudante.

O estudante Vitor Hugo Martins da Cruz, 20 anos, prestou o Enem pela terceira vez e n√£o viu diferen√ßa na prova em rela√ß√£o aos outros anos. Vitor considera relevante o tema da reda√ß√£o e um assunto que precisa ser debatido. Ele fez o exame na Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira.

"A prova estava igual as outras, no caso, bastante interpreta√ß√£o de texto, mas n√£o é um bicho de sete cabe√ßas. Me preparei durante o ano todo. Achei o tema (da reda√ß√£o) bem interessante, eu acho que é bastante importante ter esse caso no Enem, que a gente possa ter empatia e conversar com as pessoas sobre isso. E nem é por causa de dinheiro, porque é um sistema gratuito do pa√≠s e eu acho que todo mundo deveria ajudar o outro a ter, porque é um documento muito importante", contou o estudante após deixar o local de prova.

Amigas, as estudantes Maria Fernanda Fernandes e Tayn√° Rodrigues dos Santos, ambas de 17 anos, relatam dificuldade com estudos online, mas disseram que estavam preparadas. Elas realizaram as provas no Colégio Polivalente. "A prepara√ß√£o foi bem dif√≠cil, mas deu certo. Espero que consiga colocar em pr√°tica tudo que eu passei", afirmou uma delas.

Poços de Caldas


Poços de Caldas completa 149 anos com programação cultural no fim de semana | Sul de Minas | G1

O casal de estudantes Lucas Palazi, de 19 anos, e Nat√°lia Rodrigues, de 16, fiz o Enem na Escola Municipal Dr. José Vargas, em Po√ßos de Caldas (MG). Lucas quer cursar medicina e est√° fazendo a prova pela terceira vez, j√° Nat√°lia ainda n√£o terminou o ensino médio e vai fazer a prova pela primeira vez, como treinee. O casal contou ao g1 Sul de Minas que estuda junto em casa, pois acredita que dessa forma o aprendizado se torna mais f√°cil.

Casal Lucas Palazi, de 19 anos, e Nat√°lia Rodrigues, de 16.

J√ļnior da Silva Ara√ļjo, de 19 anos é estudante e fez o Enem pela primeira vez, na PUC Minas em Po√ßos de Caldas. Ele contou que achou a prova dif√≠cil, e considera que o ensino a dist√Ęncia durante a pandemia o prejudicou bastante nos estudos. J√ļnior contou que n√£o estava familiarizado com o tema da reda√ß√£o

"Mesmo com os textos de apoio foi estressante, eu nunca tinha visto esse tema na minha vida, é dif√≠cil falar sobre algo que n√£o conhecemos, mas espero ter feito um bom trabalho dentro do poss√≠vel."

O estudante Felipe dos Reis Alvise, de 23 anos, far√° o Enem pela 6¬™ vez. Ele contou que passou em Administra√ß√£o e cursou 3 anos, como n√£o gostou, agora tenta Psicologia pela segunda vez e est√° se sentindo mais preparado para a prova. Felipe contou ainda que acredita que o tema da reda√ß√£o ser√° algo inesperado e aleatório. Ele fez o exame no Colégio Municipal Dr. José Vargas.

Um caso curioso é do grupo de amigos Bruna Maria do Nascimento (19), Bruna Albino (19), Guilherme Ramos (20) e Ot√°vio Amoedo (20), que estudaram juntos na escola e fizeram o Enem no mesmo colégio. Na porta, antes da entrada, eles conversavam sobre os poss√≠veis temas da reda√ß√£o deste ano. Apesar de ser um dos cursos mais concorridos, os quatro contaram que compartilham do sonho de passar em Medicina.

Grupo de amigos no Colégio Municipal Dr José Vargas/ Po√ßos de Caldas

O motorista de aplicativo, Fernando Eduardo de Oliveira de 39 anos contou que o fluxo de corridas ficou abaixo da expectativa em Po√ßos de Caldas. "A gente achou que com o Enem hoje o movimento ia ser maior, que ia ter mais corridas, mas n√£o foi como a gente esperava, muito parado, outros motoristas comentaram isso, e eu particularmente n√£o levei ninguém para fazer a prova", disse.

O Policiamento na √°rea do 29¬į BPM foi refor√ßado para garantir a seguran√ßa na aplica√ß√£o das provas presenciais. Segundo a PM, tudo ocorreu com tranquilidade e contou com policiamento ostensivo, proporcionado sensa√ß√£o de seguran√ßa aos alunos e aplicadores.

"Para execu√ß√£o do policiamento foram empregados o efetivo que atua n√£o somente no operacional, mas também na √°rea administrativa. Policia Militar cuidando do verdadeiro ouro de Minas, "os mineiros e as mineiras"", afirmou a PM.

Cabo Rogério Sim√£o e Sargento Verusca na PUC Minas em Po√ßos de Caldas


Fonte: G1 e Redação do Região Sul

Comunicar erro

Coment√°rios