Estudantes do Sul de Minas relatam dificuldades com redação e revelam cursos dos sonhos no 1º dia de provas do Enem 2021

Tema da Redação é importante para a Cidadania, mas causa surpresa para os candidatos na primeira prova do ENEM neste domingo

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 21/11/2021 às 20:39:43

Tema da

Redação é

importante

para a

Cidadania,

mas causa

surpresa para

os candidatos

na primeira prova

do ENEM neste domingo


Portões foram abertos às 12h e o g1 acompanhou movimentação dos locais de prova nas três maiores cidades da região Estudantes de todo país foram às escolas e universidades neste domingo (21) para o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Portões foram abertos às 12h e o g1 Sul de Minas acompanhou movimentação dos locais de prova nas três maiores cidades da região. Confira a cobertura realizada durante o dia.


Primeiro dia de prova teve 90 questões e redação, que teve como tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil'. Ao todo, 3.109.762 pessoas estavam inscritas para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação neste domingo (21).

"O tema da redação é importante. Através do registro civil há o acompanhamento da vida como cidadão e manutenção de políticas públicas facilitada pelos dados e estatísticas que podem contribuir na área da saúde, educação, assistência social e previdência", disse Gisele Nishiyama, coordenadora e professora no curso de jornalismo do Grupo Unis, em Varginha.

Conforme apuração do g1, houve um aplicador apenas por sala nos colégios da região, já que este ano a adesão foi pequena, sendo uma média de 15 alunos por sala. Alguns aplicadores chegaram a reclamar da "falta de organização das instituições responsáveis pelo exame", mas não citaram quais seriam os motivos da reclamação.

Unifenas / Varginha


Fábio Silva Carvalho de 43 anos foi o primeiro a chegar na Escola Estadual Afonso Pena em Varginha (MG). Ele está no 5º período de Engenharia Civil e seu objetivo é conseguir um desconto na mensalidade da faculdade.

Já Helen ristina Ozório de 21 anos falou que tem sonho de cursar Engenharia Civil, de forma presencial. Ela está fazendo o exame pela 2ª vez. "Eu já estudo à distância, mas quero migrar para o presencial. Estou bem nervosa, mas me preparei bastante para me sair bem no exame", disse a estudante ao chegar na Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva).

Helen Cristina Ozório de 21 anos


"Me preparei mais pra redação e o objetivo aqui é conseguir uma nota ali pra ver se eu consigo diminuir o valor da mensalidade da faculdade. Eu conheço professores de escolas, então eu fiz bastante redação e pedi para eles corrigirem", afirmou Fábio.

Jéssica Félix é formada em Psicologia há três anos. Agora seu objetivo é cursar Medicina. "Hoje estou um pouco nervosa. Mas, durante todo esse ano, me preparei com um cursinho on-line. E como já fiz o Enem no ano passado, já conheço um pouco da prova e isso me tranquiliza", conta a jovem de 26 anos ao chegar na Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva).

Pablo Yan de Carvalho Furtado tem 18 anos e está na sua primeira vez prestando o Enem. O estudante não considerou o exame difícil, mas sim extenso. "Tem que estar com a mente e corpo muito bem preparados", disse.

Pablo Yan de Carvalho Furtado, 18 anos

Bruna Mangiapelo


UNIFENAS Universidade - Câmpus em Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Varginha e Poços de Caldas - Faculdade de Medicina e outros Cursos

O sonho de Pablo é trabalhar com gerenciamento de equipes. Ele recebeu uma proposta na sua área em Aracaju, local onde têm familiares. "Lá eu trabalharia e estudaria na área que eu quero. Mas a nota do Enem me ajudaria a entrar com mais facilidade na faculdade", finalizou, afirmando que 10 estudantes faltaram no exame, somente na sala em que ele estava, na Unifenas.

Pouso Alegre

Com um livro sobre ficção científica em mãos, o auxiliar de produção, José Lucas Fonseca Firmino, 19 anos, acredita que a redação é o grande desafio do Enem, já que o tema é uma surpresa. Prestando o Exame pela primeiro vez, o jovem sonha em ser farmacêutico. Ele chegou cedo ao Colégio Polivalente em Pouso Alegre (MG).



"A pressão é grande. Eu já tinha feito alguns cursos preparatórios e acabou que eu fiquei com uns materiais lá em casa, então eu só reutilizei. O que eu mais foquei mesmo foi a redação, pela dificuldade mesmo. A redação geralmente é o monstro porque nunca sabe o que vai acontecer", afirmou o estudante.

Com um livro sobre ficção científica em mãos, o auxiliar de produção, José Lucas Fonseca Firmino, 19 anos, acredita que a redação será o grande desafio do Enem, já que o tema é uma surpresa. Prestando o exame pela primeiro vez, o jovem sonha em ser farmacêutico. Ele está prestando a prova em Pouso Alegre (MG)


Já Renata Paiva dos Reis, 18 anos, estava apreensiva com sua 1ª experiência com o Enem. Ela acredita que as aulas online foram prejudiciais para o seu desenvolvimento este ano e por isso buscou auxílio em cursos preparatórios na internet.

"Por conta do ensino a distância a gente teve que estudar muito em casa, a escola ficou atrasada com os conteúdos então eu me vi muito sozinha estudando em casa. Eu confesso que estou muito ansiosa e eu acho que vou bem. Eu me preparei, mas eu estou esperando sempre uma prova difícil", disse a estudante.

O estudante Vitor Hugo Martins da Cruz, 20 anos, prestou o Enem pela terceira vez e não viu diferença na prova em relação aos outros anos. Vitor considera relevante o tema da redação e um assunto que precisa ser debatido. Ele fez o exame na Escola Estadual Dr. José Marques de Oliveira.

"A prova estava igual as outras, no caso, bastante interpretação de texto, mas não é um bicho de sete cabeças. Me preparei durante o ano todo. Achei o tema (da redação) bem interessante, eu acho que é bastante importante ter esse caso no Enem, que a gente possa ter empatia e conversar com as pessoas sobre isso. E nem é por causa de dinheiro, porque é um sistema gratuito do país e eu acho que todo mundo deveria ajudar o outro a ter, porque é um documento muito importante", contou o estudante após deixar o local de prova.

Amigas, as estudantes Maria Fernanda Fernandes e Tayná Rodrigues dos Santos, ambas de 17 anos, relatam dificuldade com estudos online, mas disseram que estavam preparadas. Elas realizaram as provas no Colégio Polivalente. "A preparação foi bem difícil, mas deu certo. Espero que consiga colocar em prática tudo que eu passei", afirmou uma delas.

Poços de Caldas


Poços de Caldas completa 149 anos com programação cultural no fim de semana | Sul de Minas | G1

O casal de estudantes Lucas Palazi, de 19 anos, e Natália Rodrigues, de 16, fiz o Enem na Escola Municipal Dr. José Vargas, em Poços de Caldas (MG). Lucas quer cursar medicina e está fazendo a prova pela terceira vez, já Natália ainda não terminou o ensino médio e vai fazer a prova pela primeira vez, como treinee. O casal contou ao g1 Sul de Minas que estuda junto em casa, pois acredita que dessa forma o aprendizado se torna mais fácil.

Casal Lucas Palazi, de 19 anos, e Natália Rodrigues, de 16.

Júnior da Silva Araújo, de 19 anos é estudante e fez o Enem pela primeira vez, na PUC Minas em Poços de Caldas. Ele contou que achou a prova difícil, e considera que o ensino a distância durante a pandemia o prejudicou bastante nos estudos. Júnior contou que não estava familiarizado com o tema da redação

"Mesmo com os textos de apoio foi estressante, eu nunca tinha visto esse tema na minha vida, é difícil falar sobre algo que não conhecemos, mas espero ter feito um bom trabalho dentro do possível."

O estudante Felipe dos Reis Alvise, de 23 anos, fará o Enem pela 6ª vez. Ele contou que passou em Administração e cursou 3 anos, como não gostou, agora tenta Psicologia pela segunda vez e está se sentindo mais preparado para a prova. Felipe contou ainda que acredita que o tema da redação será algo inesperado e aleatório. Ele fez o exame no Colégio Municipal Dr. José Vargas.

Um caso curioso é do grupo de amigos Bruna Maria do Nascimento (19), Bruna Albino (19), Guilherme Ramos (20) e Otávio Amoedo (20), que estudaram juntos na escola e fizeram o Enem no mesmo colégio. Na porta, antes da entrada, eles conversavam sobre os possíveis temas da redação deste ano. Apesar de ser um dos cursos mais concorridos, os quatro contaram que compartilham do sonho de passar em Medicina.

Grupo de amigos no Colégio Municipal Dr José Vargas/ Poços de Caldas

O motorista de aplicativo, Fernando Eduardo de Oliveira de 39 anos contou que o fluxo de corridas ficou abaixo da expectativa em Poços de Caldas. "A gente achou que com o Enem hoje o movimento ia ser maior, que ia ter mais corridas, mas não foi como a gente esperava, muito parado, outros motoristas comentaram isso, e eu particularmente não levei ninguém para fazer a prova", disse.

O Policiamento na área do 29° BPM foi reforçado para garantir a segurança na aplicação das provas presenciais. Segundo a PM, tudo ocorreu com tranquilidade e contou com policiamento ostensivo, proporcionado sensação de segurança aos alunos e aplicadores.

"Para execução do policiamento foram empregados o efetivo que atua não somente no operacional, mas também na área administrativa. Policia Militar cuidando do verdadeiro ouro de Minas, "os mineiros e as mineiras"", afirmou a PM.

Cabo Rogério Simão e Sargento Verusca na PUC Minas em Poços de Caldas


Fonte: G1 e Redação do Região Sul

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato