Indústria 4.0: a tecnologia dando origem às fábricas inteligentes

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 23/11/2021 às 10:38:56

INATEL:

Indústria 4.0:

a tecnologia

dando origem

às fábricas inteligentes


Nesta década,

de 2020 a 2030,

a Indústria 4.0

começa a tomar forma

Laboratório de Indústria 4.0.

Fonte: Ascom Inatel / Por Marina Aro - Jornalista do Inatel

A rápida evolução tecnológica tem mudado significativamente a forma como vivemos. A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, mudando a forma como nos relacionamos, estudamos, trabalhamos. Na área industrial, o uso da tecnologia tem possibilitado, ao longo dos anos, a melhoria dos processos de fabricação, permitindo com que as empresas se tornem mais eficientes e competitivas. Mas apesar do grande avanço já feito, estamos prestes a vivenciar uma mudança ainda mais radical nas formas de produção.


Conheça a interessante Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais
É nesta década, de 2020 a 2030, que a Indústria 4.0 começa a tomar forma e deve se desenvolver na maioria dos países. O termo, que remete a uma 4ª Revolução Industrial, consiste na integração dos atuais processos de produção com o ambiente virtual, com o uso de tecnologias inovadoras. Com isso, a tendência é que os processos se tornem cada vez mais ágeis, além de customizáveis e autônomos, características até então complicadas de se aplicar nas plantas industriais.

Conheça a história das revoluções industriais.

"Não há nenhuma tecnologia nova sendo desenvolvida. As tecnologias que estão sendo utilizadas são as computacionais e de automação que surgiram na 3ª revolução industrial, que ocorreu na década de 90 e início dos anos 2000. O que está acontecendo agora é uma integração dessas tecnologias para que as indústrias possam acessam essas informações e controlar os processos de uma maneira remota. Então toda a integração entre as ITs (Tecnologias da Informação) e as OTs (Tecnologias de Operação) estão se integrando e começando a trabalhar em conjunto", explica o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli.


Santa Rita do Sapucaí Fotos - Fotos dos viajante de Santa Rita do Sapucaí, MG - Tripadvisor

Toda essa integração tem como objetivo, não só permitir a gestão dos processos à distância, mas criar um cenário em que máquinas e sistemas se conectem e possam controlar a produção de forma autônoma. A incorporação da robótica avançada, da internet das coisas e dos sensores faz com que as máquinas conversem entre si e sejam capazes de agendar manutenções, prever falhas e se adaptar as mudanças na produção, praticamente sem intervenção humana.

As fábricas inteligentes vão trazer diversas mudanças na forma com que os produtos são manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado. Um dos maiores impactos será o surgimento de novos modelos de negócios, que irão atender a um mercado cada vez mais exigente, que demanda produtos personalizados de acordo com as necessidades e preferências específicas de cada cliente.

A nova forma de fabricação também afetará as relações de trabalho, uma vez que exigirá outros perfis profissionais. Os trabalhos manuais e repetitivos vão ser substituídos, cada vez mais, por atividades automatizadas. Entretanto, as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento vão exigir profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar, capazes de compreender e trabalhar com uma variedade de tecnologias que irão compor uma fábrica inteligente.


SANTA RITA DO SAPUCAÍ (MINAS GERAIS), HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ ~ Conhecimento é tudo

O desenvolvimento da Indústria 4.0 é, portanto, fundamental, não só para a manutenção da competividade das empresas no mercado, mas também para garantir a eficácia das estratégias políticas e econômicas, além de trazer inúmeros benefícios a toda a sociedade. Um país com indústrias mais desenvolvidas e inovadoras garante altos ganhos econômicos e isso eleva sua credibilidade no contexto mundial.



Fonte: G1 Sul de Minas e INATEL

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato