ANA vai reduzir vazão do lago de Furnas para que represa volte a atingir cota mínima

Nível das águas dos Lagos de Furnas precisa voltar e se manter na cota mínima ideal para a pesca e o turismo, e a ANA , Furnas e Eletrobrás, podem fazer isso

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 24/11/2021 às 15:33:46
ANA-Agência

Nacional

das Águas ,

vai reduzir a vazão

dos Lagos de

Furnas

para que em 2022

o nível das águas

permaneça na cota

de 772 metros

acima

do nível do mar,

ideal para a

pesca e o Turismo.

PEC que faz tombamento da Represa de Furnas é aprovada na Assembleia de Minas Gerais. - Portal G37 - Portal Jornal Blog Notícias de Divinópolis e do Centro-Oeste de Minas Gerais.
Reservatório está em 755,67 metros atualmente, o que representa um volume útil de 21,42%. ANA vai reduzir vazão do lago de Furnas para que represa volte a atingir cota mínima


Porto Fazenda Hotel ? Seu Hotel Fazenda em Alfenas MG
Lazer pra toda a sua família e uma deliciosa culinária, o melhor da gastronomia ...você encontra no Hotel Fazenda do Porto em Alfenas. Estas três fotos mostram o charme e a beleza do lugar. Visite, você vai gostar....

POUSADA DO PORTO HOTEL FAZENDA (ALFENAS): 30 fotos e 32 avaliações - Tripadvisor
Hotel Fazenda do Porto em Alfenas, aconchegante e gostoso
Pousada do Porto - Alfenas MG - Preços para Feriado da Semana Santa

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) vai reduzir a vazão de Furnas em cem metros cúbicos. A medida é considerada fundamental para que a represa volte a atingir a mínima de 772 metros acima do nível do mar, que não é atingida desde março de 2020. O reservatório atualmente está em 755,67 metros, o que representa um volume útil de 21,42%.


Decreto proíbe venda de bebidas alcoólicas e fecha cidade para turistas por 10 dias em Boa Esperança, MG | Sul de Minas | G1

Boa Esperança, às margens dos Lagos de Furnas

A deliberação da medida ocorreu em reunião de diretoria colegiada, realizada nesta terça-feira (24). Agora a resolução passa a vigorar assim que for publicada no Diário Oficial da União. Ela é válida a partir do dia 1º de dezembro e vai até o dia 30 de abril de 2022.

No mês passado, a Ana liberou o Plano de Contingência para recuperar os reservatórios do país. Furnas e Mascarenhas de Morais, no Sul de Minas, foram contemplados. Na decisão ficou definido que a condição de operação de Furnas, que era indicada para a recuperação dos níveis do reservatório durante o período úmido, passará de 400 para 300 metros cúbicos.



FAMA, merece a sua visita, às margens dos lagos de Furnas

O diretor da ANA, Vitor Saback, afirmou que a medida visa fazer com que se chegue no período da seca, em 2022, com índices melhores do que está previsto. Ele ainda explicou que como não podem mudar a quantidade de água que chega nos reservatórios, pelo menos tentarão controlar o volume que sai.

Recuperação da Economia

Já o vice-presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Filipe Carielo, que é prefeito de Carmo do Rio Claro (MG), falou da importância de se manter o nível, até mesmo nas secas.

Capitólio é uma cidadezinha no estado de Minas Gerais. Ela se localiza entre a Serra da

Capitólio, com suas maravilhosas cachoeiras e escarpas

"É bom destacar que essa cota mínima é pra ser preservada na seca. Hoje, nós estamos no início do período chuvoso e não temos ainda a cota 762. Se alcançarmos a 762 na seca, quando vier o período chuvoso, como é o caso de agora, estaríamos indo próximo da cota máxima. Por isso a importância de fazer com que a cota menina seja alcançada e desse momento em diante não fazer com que a água não baixe da 762", disse em entrevista à EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo.


Filipe Carielo também citou que a recuperação do lago é muito aguardada pela economia local, que depende dele para o turismo, agricultura e a criação de peixes, principalmente na retomada pós-pandemia.

"Vamos continuar trabalhando. O mar de Minas quer dizer vida, quer dizer emprego. E nesse momento, quase indo para o fim da pandemia, agora que os olhos se voltam para a questão economia, em que as pessoas estão procurando uma oportunidade de emprego, de desenvolvimento econômico e distribuição de renda, o mar de Minas será muito importante", completou o vice-presidente da Alago.

Lago de Furnas,

Turismo e Lazer:

Minas agradece

O reservatório da Usina de Furnas encontra-se atualmente na elevação 755,67 metros, o que representa um volume útil de 21,42%. A Usina está operando conforme despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS), com uma geração em torno 600 MW, o que corresponde a 49% da capacidade instalada.

A Usina de Furnas possui capacidade instalada de 1.216 MW. A maior parte da energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo disponibilizada a diferentes regiões do país. O ONS coordena a alocação dessa energia conforme a demanda dos consumidores, controlando a operação em tempo real.

"A Eletrobras Furnas cumpre estritamente as determinações dos órgãos reguladores na operação dos empreendimentos hidrelétricos sob sua concessão. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética", afirmou a empresa, em nota.

Fonte: G1 Sul de Minas , ANA / EPTV

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato