Hacktown retorna em formato presencial em 2022 em Santa Rita do Sapucaí; confira datas

Santa Rita do sapucaí 2022:Festival está marcado para acontecer de 15 a 18 de setembro do ano que vem, com expectativa de receber 30 mil pessoas por dia

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 25/11/2021 às 08:15:24

?Hacktown


retorna em


formato


presencial em


2022 em


Santa Rita


do Sapucaí;


confira datas

Festival está marcado para acontecer de 15 a 18 de setembro do ano que vem, com expectativa de receber 30 mil pessoas por dia. A 7ª edição do HackTown, festival de inovação, tecnologia e criatividade de Santa Rita do Sapucaí (MG) já tem datas para acontecer em 2022.

O evento está marcado para os dias 15, 16, 17 e 18 de setembro. A expectativa da organização é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento todos os dias.

Hack Town do amanhecer à madrugada: entenda o festival que promove inovação 24 horas | Sul de Minas | G1
Hack Town do amanhecer à madrugada: entenda o festival que promove inovação 24 horas | Sul de Minas | G1

A nova edição marcará o retorno do festival para o modelo presencial, que precisou ser interrompido devido à pandemia da Covid-19. O último evento aconteceu em 2020 de forma virtual, devido às restrições sanitárias. A ideia agora é que o evento seja presencial, com algumas interações digitais.

"A gente quer preservar muito o lado presencial, os feromônios, mas a gente vai ter uma presença digital pré e pós-evento, então o festival vai durar 360 dias no universo digital e cinco dias no presencial", disse em entrevista ao g1 um dos organizadores do festival, o experience designer Ralph Peticov.


Conheça 15 entre as mais de 80 palestras e debates que vão rolar no 2º Hack Town | by HackTown | Medium
Festa Wake teve a participação de índios pataxó em 2019

Coletivo

fotográfico Hack

Town

A volta da realização do festival em formato presencial também é um resgate da essência do evento, que foi realizado pela primeira vez em fevereiro de 2016 e passou a ser anual a partir de setembro do mesmo ano.

"Com a pandemia, o digital acabou virando rotina. A gente não consegue mais separar muito o presencial do digital, as pessoas se acostumaram com isso. A experiência do Hacktown é presencial, a gente preza muito pelos encontros. Embora ainda tenha, a gente não quer reproduzir a mesma experiência do presencial no virtual, mas essas coisas vão acontecer de forma orgânica", disse Camila Peticov, head de comunicação e relacionamento do Hacktown.

"O festival é desenhado para que as pessoas aproveitem os intervalos, não é desenhado para ver palestras, é desenhado para conhecer pessoas nas ruas. A gente sabe que algo vai acontecer, que não é igual ao que era antes", Ralph Peticov.


A inteligência artificial e o afeto humano em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais - Trip

Atrações e

conteúdo

Em apenas quatro anos de realização, o HackTown pulou de 50 atrações apresentadas ao público em fevereiro de 2016 para 1 mil durante o último evento presencial realizado em setembro de 2019. Nesse período, o festival foi palco de inovações, como o lançamento do 5G e a primeira Casa Google +.

Para 2022, a promessa é que o conteúdo apresentado durante o HackTown seja ainda maior, diverso e com protagonismo feminino. A meta para este ano é que 60% das atrações sejam de mulheres.

Hack Town 2019

"Sobre conteúdo, ele vai ficar maior, vai ter mais palestras, mais áreas de eventos. Nosso conteúdo vai continuar sendo bem avançado, inovador, a gente busca sempre conteúdos de pessoas inesperadas. A gente já está trabalhando uma indígena que é a primeira mulher a se tornar pajé na história, a gente vai continuar com a ênfase feminina", disse o organizador.

"Diversidade pra gente não é ter branco e preto. Diversidade pra gente é ter cores. A gente acredita que tem que colocar todo mundo junto fazendo um grande caldeirão, igualar todo mundo"

Projeção

para o

futuro


HackTown, mais que um festival – Meio & Mensagem

Outra preocupação do Hacktown em 2022 será fazer uma projeção de futuro para um período pós- pandemia. Uma inspiração será a Semana de Arte Moderna de 1922, que irá completar 100 anos e que também aconteceu em um período pós-pandêmico. "Nós vamos focar nesse momento pós-pandemia, pensando no futuro, numa projeção de que futuro a gente quer, como a gente muda essa mentalidade para o futuro que vai vir. A gente viu essa similaridade (com a Semana de Arte Moderna de 22), que impactou a história do Brasil dali pra frente, e a gente não acha que ela é casual. A gente vai explorar muito essa ideia de que mentalidade a gente quer trazer para esse mundo daqui pra frente, depois das experiências que a gente viveu", explicou Camila.


Casa 5G foi uma

das atrações do

Hack Town e2019


Por enquanto, os organizadores fazem mistério quanto a atrações e personalidades que estarão presentes na próxima edição do evento. Mas segundo eles, a programação só é fechada bem próximo da data, já que o Hacktown acompanha as mudanças do mundo.

"Eu não posso dizer exatamente o que vai ter porque a gente fecha o lineup bem próximo da data do evento, porque as coisas vão mudando. A gente não sabe o que vai acontecer daqui a seis meses. Quem diria que em 2019, a gente fez o festival em setembro e em março (de 2020) o mundo ia parar? A gente tem que entender que o mundo é muito volátil hoje, as coisas são muito rápidas", disse Ralph.

O que os organizadores não escondem é que o público presente terá acesso a muita informação de temas como medicina, alimentação, parentalidade, ciência, educação, oficinas e muita arte e música.

Festival será maior


Festival HackTown realiza encontro sobre Marcas e Música em SP : Reduto do Rock


A edição 2022 do Hacktown promete ser a maior desde a concepção do evento há 5 anos. A expectativa é que Santa Rita do Sapucaí, que tem hoje cerca de 44 mil habitantes, receba 30 mil pessoas por dia durante o festival.

No próximo ano, o HackTown continua com suas atrações divididas no Inatel, na ETE FMC e na praça, mas também ganhará duas novas áreas, com o camping e o Espaço Rokambole, que será uma área com palco para shows, com capacidade para 20 mil pessoas. Essa mesma área ainda terá uma pista de skate e uma galeria de arte.

Festival de música agitou as noites do Hack Town em 2019

Coletivo

fotográfico

Hack Town

As atrações musicais, que ainda não foram divulgadas, estão sendo selecionadas baseado em diversidade, priorizando encontros diferenciados. A intenção é que um dos dias seja dedicado apenas para atrações femininas e seus convidados.

"O festival está muito focado em integrar não só a sustentabilidade em relação ao verde, mas a integração com a cidade. A gente tem uma cidade como palco, que recebe o nosso evento, tem todo um olhar pra gente crescer junto com a cidade, e a cidade junto com a gente em uma integração, isso é uma coisa que a gente está querendo fortalecer mais nessa próxima edição", completou Camila.


Fonte: G1 Sul de Minas e Organização do Hack Town SRS

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato