Estudantes do Sul de MG falam sobre dificuldades de estudo na pandemia e expectativas após 2º dia de provas do Enem 2021

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 28/11/2021 às 20:51:06
O segundo dia de provas teve 90 questões de ciências da natureza e matemática. A prova deste domingo trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil e literatura de cordel. Estudantes do Sul de MG falam sobre dificuldades de estudo na pandemia e expectativas após 2º dia de provas do Enem 2021

Beatriz Mendes

Estudantes de todo país foram às escolas e universidades neste domingo (28) para o último dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Os portões abriram às 12h e o g1 Sul de Minas acompanhou a movimento dos locais de prova nas três maiores cidades da região. Confira a cobertura.

O segundo dia de provas teve 90 questões de ciências da natureza e matemática. A prova deste domingo trouxe questões sobre o desastre de Mariana (MG), Copa do Brasil e literatura de cordel.

Poços de Caldas

O dia de provas em Poços de Caldas foi sem grandes movimentações nas escolas David Campista e Doutor José Vargas de Souza. No David Campista, os primeiros estudantes começaram a entrar nos locais de prova assim que os portões foram abertos, às 12h.

Muitos dos estudantes falaram sobre o impacto da pandemia nos estudos. É o caso do João Fernando Martins Posso, de 17 anos, que precisou se adaptar para estudar e aprender sozinho em casa.

"Quero fazer direito, estudei muito para isso, mesmo sendo a primeira vez que eu faço o Enem, estou confiante que não vou precisar fazer de novo".

Estudante de 17 anos faz a prova do Enem pela primeira vez em Poços de Caldas (MG)

Beatriz Mendes

Além de estudo, o Enem 2021 foi lugar para fazer amizades em Poços de Caldas. Duas candidatas que se conheceram no 1º dia de provas combinaram de se reencontrar neste domingo (28).

"Eu estava na fila. Ela estava na frente e eu atrás, a moça perguntou qual a sala dela, eu vi que era a mesma que a minha e gritei que eu também estava na sala 20. Assim ficamos amigas logo de cara. Foi algo muito bom, conseguimos compartilhar uma com a outra os sentimentos de medo, ansiedade, angústia. E hoje estamos aqui de novo", afirmou Julia Beatriz.

Candidatos se conhecem durante o Enem e fazem amizade em Poços de Caldas (MG)

Beatriz Mendes

Depois do fim da prova, os estudantes comentaram sobre suas impressões sobre o exame. A Thais Caroline da Silva disse que achou a prova menos cansativa do que a do primeiro dia.

Uma das últimas estudantes a deixar a prova, Clara Parisi Innarelli fez o Enem pela 2ª vez e contou que achou a prova deste ano mais difícil do que a outra.

Pouso Alegre

Faculdades de Pouso Alegre fazem cadastro dos estudantes na entrada da Escola Municipal Doutor Ângelo Cônsoli

Leidy Palma

O dia de prova também foi tranquilo em Pouso Alegre (MG). Muitos estudantes contaram que se assustaram com o tema da redação do domingo passado e também afirmaram que a prova estava mais difícil neste ano.

Antes dos portões se fecharem, os últimos estudantes entraram calmamente. Após a prova, muitos ficaram do lado de fora da Faculdade de Direito para relaxar e conversar sobre as impressões deste último dia de Enem.

O Guilherme Fonseca disse que acredita ter tido um bom desempenho nas questões fechadas, mas continua preocupado com o resultado da redação.

Já a Mayara Anacleto contou que resolver fazer o Enem para concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni. Ao contrário de maioria dos estudantes, ela está confiante com relação à redação, mas ficou decepcionada com o segundo dia de provas.

“Havia várias questões sobre uma determinada matéria, faltou variedade nas questões propostas, o que pode prejudicar no desempenho do aluno que não tem conhecimento suficiente sobre aquele tema”.

Estudante de Pouso Alegre afirma que ficou decepcionada com a prova do Enem deste domingo

Leidy Palma

Varginha

Em Varginha (MG), a movimentação dos estudantes na Escola Estadual Afonso Pena só começou depois que os portões abriram às 12h. Alguns pais aguardaram junto com os filhos o início da prova, assim como a Juliana Pimenta.

Ela foi com a filha Maria Eduarda até a Fadiva para desejar boa sorte. A jovem tem o sonho de ser médica e a mãe contou que está torcendo pela filha, apesar da dificuldade da pandemia.

Faculdade de Direito de Varginha é um dos locais onde estudantes fizeram a prova do Enem na cidade

Bruna Mangiapelo/g1

Os portões se fecharam no horário previsto e não houve tumulto. Um vendedor de água contou que o movimento da semana passada foi melhor do que o deste domingo.

Após a prova, os pais retornaram para buscar os filhos. A Valdineia da Silva veio de Carmo da Cachoeira para buscar a filha de 18 anos.

“Essa é a terceira vez que ela faz o Enem. Ela me disse que pela primeira vez fez uma redação boa, o que nos animou”, contou.

Mãe aguarda a filha de 18 anos finalizar a prova do Enem em Varginha (MG)

Bruna Mangiapelo/g1

Quem fez a prova, falou sobre a expectativa para o resultado do exame.

“Me preparei com cursinho online durante todo o ano. Na semana passada, achei o tema da redação tranquilo, só não haviam muitos dados nos textos de apoio. Mas hoje, apesar das dificuldades esperadas, achei bem tranquilo”, conta Ingrid de Paula Silva, de 25 anos.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato