Varginha e Itanhandu têm trabalhos selecionados em mostra de experiências no enfrentamento da Covid-19

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 30/11/2021 às 18:20:26
II Mostra de Experiências Exitosas no Enfrentamento à Covid-19 foi promovida pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha, que abrange 50 municípios da região. As cidades de Varginha e Itanhandu (MG) foram reconhecidas pelas ações de enfrentamento da Covid-19 na região. Três trabalhos das duas cidades foram selecionados para apresentação na II Mostra de Experiências Exitosas no enfrentamento à Covid-19, promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha.

O evento foi promovido entre os dias 24 e 25 de novembro no auditório da Faculdade de Direito de Varginha (Fadiva), mas só teve informações divulgadas nesta terça-feira (30). A mostra teve como público-alvo profissionais de saúde das Vigilâncias Sanitárias, Epidemiológicas, Atenção Primária e gestores de saúde da área de abrangência da SRS-Varginha, que abrange 50 cidades.

Trabalhos selecionados

Em 1º lugar ficou o trabalho de "Vigilância em Saúde do Trabalhador no Enfrentamento à Covid-19", de Varginha. Por meio de protocolos específicos e lives orientativas, o município deu suporte aos trabalhadores e empresas na propagação das medidas de segurança e saúde durante a pandemia, formando multiplicadores.

Já em 2º lugar ficou o "Enfrentando os Desafios da Pandemia em Itanhandu", de Itanhandu. O município contou, dentre outras ações, com a implantação de um sistema de notificação municipal de atendimento à Síndrome Gripal e com o apoio de toda rede assistencial do município, inclusive particular.

E em 3º lugar apareceu a "Implantação do Disk Denúncia – Vigilância Sanitária", também do município de Varginha, que mostrou a contribuição dada pelo serviço na efetividade da fiscalização das ações de Vigilância Sanitária na pandemia, via canal 24h de denúncias de situações de risco relacionadas à Covid-19.

"A seleção dos trabalhos demonstra a dedicação de toda a equipe envolvida, que não mediu esforços para buscar otimizar as ações necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19", celebrou a Prefeitura de Varginha, por meio de nota.

Evento foi promovido nos dias 24 e 25 de novembro no auditório da Faculdade de Direito de Varginha

Tânia Corrêa

Todos os selecionados mostraram, em suas apresentações, adaptações na rotina e na logística de trabalho de suas equipes diante da pandemia, com estratégias que procuravam fortalecer o serviço da Vigilância em um momento de crise por meio de ações estratégicas e direcionadas ao enfrentamento da doença.

"Em 2019, foi realizada a I Mostra de Experiência Exitosas em Vigilância em Saúde, pela mesma equipe, tendo sido um grande sucesso por ter se apresentado como um espaço onde bons exemplos puderam ser disseminados e reconhecidos. Achamos importante repetir esta ação, desta vez, com o foco na pandemia da covid-19, que tanto nos exigiu. Fomos surpreendidos com tantas boas ideias, mesmo em meio a uma situação emergencial e desafiadora, como a pandemia", disse Aline Ribeiro Soares, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Varginha e organizadora do evento.

Vigilância em Saúde

No mesmo dia, aconteceu ainda o I Seminário de Vigilância em Saúde. Regina Siqueira, superintendente regional de Saúde de Varginha, ressaltou a importância de se reconhecer e expor ações de êxito em saúde pública.

"Agradecemos a todos pela presença neste Seminário e Mostra e especialmente àqueles que enviaram suas experiências que demonstram, em suas descrições, todo o esforço e comprometimento com a saúde pública, especialmente num momento de pandemia, novo para todos", enfatizou a superintendente.

Contando com palestrantes das mais variadas áreas da Vigilância, o evento teve, intercaladas entre as palestras, apresentações das três experiências mais votadas pela comissão do evento, composta pelas coordenadoras das Vigilâncias em Saúde, Epidemiológica e Sanitária da SRS-Varginha, Aline Ribeiro Soares, Monique Borsato e Fernanda Teodoro, respectivamente, além do apoiador do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) Regional de Varginha, Eduardo Gonçalves.

Dr. Luiz Carlos Coelho abordou temas como a febre amarela e a leishmaniose durante palestra.

Prefeitura de Varginha

Dentre os temas abordados pelos palestrantes no seminário, se destacaram a febre amarela e a leishmaniose, apresentados e discutidos pelo médico infectologista e superintendente de combate à Covid-19 de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho. Confira os demais temas abordados:

Os impactos da pandemia da covid-19 nas coberturas vacinais de rotina, apresentados pela coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (Gamov/SES-MG), Janaína Fonseca Almeida;

A experiência da Sala de Situação da SES-MG no enfrentamento à covid-19, relatada por Guilherme Amaral, coordenador da Sala de Situação da SES-MG;

Toxoplasmose, abordado pelo coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES-MG, Gilmar Rodrigues;

Os desafios do SUS pós pandêmico, apresentados pelo apoiador do Cosems regional Varginha, Eduardo Gonçalves;

Biossegurança em odontologia, por Patrícia Maria de Faria, coordenadora de Gestão da Informação – Vigilância Sanitária, da SES-MG;

O atendimento antirrábico humano, apresentado de forma virtual pelo médico epidemiologista José Geraldo Ribeiro

Ações de vigilância ambiental no Estado de Minas Gerais, por Bruna Tourinho, coordenadora de Vigilância Ambiental da SES-MG.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato