Como nasceu o Dia Internacional da Mulher

08 de março, dia Internacional da Mulher

Por Roberta Freitas em 08/03/2020 às 08:19:07
O que mais combina com a mulher é o Botão de Rosa, porque a beleza desta flor é o reflexo da beleza da MULHER

O que mais combina com a mulher é o Botão de Rosa, porque a beleza desta flor é o reflexo da beleza da MULHER

MULHER: 8 de Março é homenagem, mas Todos os Dias existem porque VOCÊ existe...?

O dia 8 de março nasceu para lembrar um incêndio que, em 1911, matou 146 trabalhadoras em uma fábrica de Nova York?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo o mundo em 8 de março, mas quantos realmente sabem por que esse dia foi escolhido para comemorar este evento? Na realidade, a resposta remonta a pouco mais de 100 anos atrás, precisamente em 1911, na metrópole de Nova York. O que aconteceu em 25 de março daquele ano dentro da fábrica de camisas Triangle Shirtwaist foi terrível e ainda desconcertante se pensamos nisso hoje...

A tragédia que ocorreu há pouco mais de 100 anos ainda é considerada uma das piores catástrofes humanas já registradas na história do setor industrial dos Estados Unidos da América. As trabalhadoras têxteis da fábrica que morreram do terrível incêndio que eclodiu no Triangle Shirtwaist foram 146.

Essa alta taxa de mortalidade foi causada não pelos efeitos devastadores das chamas dentro da fábrica de Nova York, mas porque os gerentes da fábrica decidiram fechar as entradas e saídas do prédio para evitar o roubo de matérias-primas e roupas.

Uma enorme tragédia que permitiu nos anos seguintes lançar uma nova luz sobre a legitimidade das lutas políticas e sociais das trabalhadoras em todo o mundo, lutas que levaram à institucionalização de 8 de março como Dia Internacional da Mulher, mas porque em 8 de março, ao invés do dia 25 do mesmo mês? Decidiu-se manter o oitavo dia do terceiro mês do ano em comemoração à instituição do "Dia Mundial dos Trabalhadores" em memória de 8 de março de 1917, quando as mulheres lideraram uma grande manifestação em São Petersburgo para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial. Em 1921, a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, estabeleceu a data agora reconhecida.

No entanto, será necessário aguardar até 1975 para ter a decisão oficial das Nações Unidas: a partir desse momento, 8 de março é formalizado como um dia de celebração único em todos os países do mundo.

ADVERTISEMENT

A história que levou ao feriado dedicado a todas as mulheres do mundo deixa para trás um rastro de sangue e uma enorme tragédia que permanece gravada na consciência de todos, como se fosse uma marca indelével; por mais que hoje o dia 8 de março seja considerado um dia de celebração social e festiva, no entanto, esconde uma história que todos, realmente todos deveriam saber; uma história que permitiu, nas décadas seguintes, que algumas mulheres que lutavam em todo o mundo tivessem suas vozes ouvidas e mudassem para melhor a condição das trabalhadoras em todos os países do planeta.

Um sincero agradecimento vai acima de tudo a elas.


Por Roberta Freitas

Fonte: Da Redação

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato