Chuvas do período fazem nível do Lago de Furnas subir, mas volume ainda é abaixo da cota mínima

Chuvas X Lagos de Furnas

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 07/01/2022 às 17:10:57

Chuvas fazem nível do lago de Furnas subir; mas represa ainda está abaixo do mínimo


A grande quantidade que cai no Sul de Minas fez o nível do Lago de Furnas subir. A quantidade alcançada, no entanto, ainda está abaixo da cota mínima de 762 metros acima do nível do mar. Conforme o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Filipe Carielo, o atual nível é de 758, o que, segundo ele, ainda "não é suficiente".

PEC dos Lagos de Furnas e Peixoto é aprovada na Assembleia de Minas - Portal Amirt

"Posso falar com toda clareza: não é suficiente. A gente tem que estar na 762 no início da época de águas, então não adianta alcançar ela no final do período chuvoso e depois, na época da seca, gastar água à revelia. É isso que tem sido feito e todos esses últimos anos sem nenhum tipo de planejamento, sem nenhum tipo de ação de contingência e fez com que a gente chegasse muito abaixo da 762", disse Filipe, que também é prefeito de Carmo do Rio Claro.

Arquivos lago de furnas - Jornal Folha Regional
Arquivos lago de furnas - Jornal Folha Regional

"Para quem não sabe ainda, 762 é 762 metros acima do nível do mar, um nível que foi estudado por especialistas e que garante os múltiplos usos da água: pesca, piscicultura, turismo e irrigação, além de garantir a questão de energia. Quem defende a questão de uso apenas de energia elétrica, vai concordar que se chegar em um nível muito abaixo vai ser contado do mesmo jeito.

Se há um corte, seja por uma decisão técnica de contingência, seja por que não há mais água, que medidas alternativas sejam implementadas sempre que chegar na 762. Chegou na 762 não se usa mais. Usa apenas para irrigação, mas não mais para geração de energia, o que garante o desenvolvimento da nossa região. O mar de Minas, como a gente chama, é de Minas e precisa servir aos mineiros", completou.

O presidente da Alago salienta que a vazão atual "traz esperança", mas também causa instabilidade para a volta de investimentos dos empreendedores que dependem da água.

Chuvas do período fazem nível do Lago de Furnas subir, mas volume ainda é abaixo da cota mínima — Foto: Cacá Trovó/EPTV

Chuvas do período fazem nível do Lago de Furnas subir, mas volume ainda é abaixo da cota mínima — Foto: Cacá Trovó/EPTV

"Nos traz esperança, mas a gente tem que lembrar que a piscicultura, o turismo e a própria pesca não são uma indústria que você pode ligar e desligar, ela volta com o tempo e paulatinamente. Então, o retorno das águas, traz uma esperança, mas como vamos ter um investidor na área do turismo ou reativando do comércio sem saber se essa 762 vai ser respeitada durante o ano inteiro?

Então, isso traz um alento para a gente, mas não é suficiente. Melhora a questão de irrigação para a agricultura, melhora a questão da piscicultura, mas está longe do ideal e a gente precisa que isso permaneça de uma forma contínua durante o ano inteiro", falou.

Prefeitura de Formiga
Prefeitura de Formiga

Filipe Carielo destacou ainda que, atualmente, o nível do Lago de Furnas já deveria ter chegado na cota 762, pois é o início do período de chuvas.

"Estamos já em meados do período de águas, na proximidade de março, já deveríamos estar na 762. O operação nacional do sistema, por meio de uma determinação da ANA, diminuiu a vazão da represa de Furnas para 300 m³ por segundo, o que fez com que segurasse essa água e o nível aumentasse. Ou seja, está saindo menos água do que está entrando, mas ainda não está no ideal.

Aquela projeção que vimos, muitas chuvas nesse período, fica até uma dicotomia, porque há tantas notícias ruins em termos de alagamentos e as pessoas perdendo seus patrimônios . Mas, de outro lado, as pessoas que dependem do Lago de Furnas, pedindo que a água caia. De qualquer forma, o lago cheio influencia a nossa região inteira, que é muito importante. Se a gente continuar na mesma medida que está hoje, por volta do começo de fevereiro, a gente alcança na 762".

Fonte: G1 Sul de Minas e ALAGO

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato