Marinha, Prefeito e Defesa Civil são responsáveis pela tragédia de Capitólio que matou dez pessoas e feriu 27?

Houve falta de Gestão de Risco pelo não mapeamento geológico dos paredões nas escarpas de Capitólio?

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 09/01/2022 às 16:52:53

A crônica da semana


A Tragédia

de Capitólio:


Marinha,Prefeitos


e Defesa Civil são


responsáveis


pela tragédia de


Capitólio que


matou


dez pessoas e


feriu 27?

Há no Brasil Leis que regulamentam tudo, mas e a fiscalização, ela é feita como pede a lei? Cidades turísticas precisam e devem explorar o Turismo, mas como fica a aplicação da Lei de proteção ao turista, ao Meio Ambiente e à Segurança dos locais?

No Caso de Capitólio houve estudos sobre a Gestão de Riscos? Análises e estudos geológicos sobre possíveis desprendimentos das placas das escarpas deveriam ter sidos feitos preventivamente?

Como os prefeitos e as autoridades destas cidades agem neste sentido? A montanha tem fraturas, rachaduras provocadas por infiltrações de águas e provocadas pelo tempo dentro da própria natureza, e isso pode ser previsto? De quem é a responsabilidade de tudo isso?

Rocha se desprende do paredão caindo em cima de três embarcações matando dez pessoas em Capitólio

A regulamentação e fiscalização de locais como os que há em Capitólio e nas demais cidades que existem no entorno dos Lagos de Furnas são de responsabilidade da Marinha, mas a análise preventiva deve também ser da Defesa Civil? Como se trata de um Lago a responsabilidade principal é da Marinha, e ela tem feito esta Gestão Preventiva, aliada à Defesa Civil das cidades que sobrevivem do Turismo no entorno dos Lagos de Furnas?

Dez pessoas morreram na tragédia de Capitólio e muitas ficaram feridas, isso poderia ter sido evitado, através de estudos preventivos dos paredões, do volume de água, das possíveis infiltrações nas frestas dos paredões de escarpas como as que existem no município de capitólio? As embarcações têm alguma regra que limita a aproximação a estes paredões e cachoeiras?

Duas pessoas na foto foram lançadas a mais de cinco metros de altura

Há vídeos e fotos que já apontavam a possibilidade de desmoronamento deste local em Capitólio, mas pelo que aconteceu, parece que nada disso foi levado a sério nem pela Marinha, nem pelos Prefeitos e nem pela Defesa Civil, por quê? Agora depois do ocorrido, as autoridades como um todo estão falando a mesma língua, dizendo que evento deste tipo nunca havia acontecido, que era improvável que isso acontecesse. Há culpados por negligência na tragédia de Capitólio?

Geólogos afirmam que este acidente poderia ter sido evitado sim. Chuvas ajudam estas fraturas a serem desprendidas, porque a chuva, as águas, pelo peso, colaboram para que rochas como estas se desprendam, em pequenas partes ou como um todo como caso de Capitólio. Este é um risco natural o que ocorreu na rocha de Capitólio, como pode ocorrer em outros locais semelhantes. Foi feito um inventário geológico turístico nas rochas de Capitólio? Autoridades têm esta visão geológica dos problemas?

Três Barcos foram atingidos pelo desprendimento da enorme rocha

Há geólogos para estas análises técnicas contratados pelas autoridades responsáveis? Autoridades na entrevista coletiva afirmaram que nunca fizeram um mapeamento geológico do local, porque nunca tinha acontecido um acidente deste tipo. Então pode-se concluir que só se faz alguma coisa depois que as tragédias acontecem? Geólogos afirmam que o mapeamento geológico precisa ser feito independente de ter acontecido uma tragédia ou não.

Esta é uma grande falha das autoridades brasileiras responsáveis, e no caso de Capitólio, a responsabilidade é da Marinha, dos Prefeitos e da Defesa Civil. Todos eles são corresponsáveis por este acidente que ceifou dez vidas e feriu outras tantas pessoas.


Destroços dos Barcos na tragédia de Capitólio que matou dez pessoas e feriu 27.

A vida merece


mais respeito, e as


Leis precisam ser


cumpridas em


relação à Gestão


de Riscos,


principalmente em


locais turísticos


onde há grandes


fluxos de pessoas.


E agora como fica?


As autoridades


vão simplesmente


repetir o que


disse Júlio César,


às margens do rio


Rubicão:


ALIA JACTA EST....

Parabéns especial aos Bombeiros, à Polícia Civil e á Marinha do Brasil pelo excelente trabalho realizado, sendo incansáveis em tragédias como esta, bem como a Defesa Civil do município de Capitólio

(Alair de Almeida é professor de Português formado pela UNIFAL, Jornalista Editor e Diretor do Jornal Região Sul, Mtb MG 16.099, Pós Graduando em Jornalismo Investigativo pela Unyleya)

Fonte: Da Redação - Autor Jornalista Alair de Almeida

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato