Queda de meteoro em Minas faz teoria de retorno do ET de Varginha virar meme; relembre a história

Meteoro é confundido com ETs em Uberlândia

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 15/01/2022 às 12:14:42

Queda de

meteoro em

Minas faz

teoria de

retorno do ET

de Varginha


virar meme;


relembre a história


Suposta aparição de um extraterrestre na cidade do Sul de Minas comemora 26 anos nesta semana. A entrada de um meteoro na atmosfera da Terra foi vista por moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na noite de sexta-feira (14). O assunto se tornou um dos mais comentados na manhã deste sábado (15) com mais de 23 mil menções e junto com ele, surgiram teorias de um "retorno" do "ET de Varginha".

AquiTemInstaCasa: 5 curiosidades sobre Varginha/MG | Blog InstaCasa
Varginha: ET completa 26 de aparição na cidade

O fenômeno foi relatado por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes nas redes sociais. Segundo alguns depoimentos, um rastro de luz foi deixado no céu seguido de um estrondo. Nas redes sociais, muitos internautas se perguntaram se esse não seria uma volta do ET, apesar das regiões serem um pouco distantes, mais de 500 quilômetros de distância com o Sul de Minas.

ET de Varginha: caso completa 20 anos com mistérios e incertezas | Sul de Minas | G1
ET de Varginha: caso completa 26 anos com mistérios e incertezas | Sul de Minas | G1. As três meninas que afirmam terem visto o ET, no Jardim Andere

A coincidência é que, que nesta semana, o episódio da suposta aparição de um extraterrestre em Varginha comemora 26 anos. Desde aquele dia 20 de janeiro de 1996, estudos foram feitos, testemunhas ouvidas, mas uma dúvida permanece até hoje: Minas Gerais, mais exatamente Varginha, teria mesmo sido palco da visita de um ET???



ET vira atração turística em

Varginha


Queda de meteoro em Minas faz teoria de retorno do ET de Varginha virar meme; relembre a história


Revista Rua - O Caixa D'água em forma de uma Nave dos ETs em Varginha

Internautas se perguntam se meteoro visto em Uberlândia não seria "volta" do ET de Varginha


EBC | ET de Varginha ainda instiga imaginário brasileiro 20 anos depois
ET de Varginha ainda instiga imaginário brasileiro 26 anos depois

No dia 20 de janeiro de 1996 três meninas alegaram ter visto um ser estranho, baixinho e de olhos vermelhos e que não era similar a nenhum outro animal conhecido. Naquela tarde, a jovem Kátia Andrade Xavier e as irmãs Liliane de Fátima Silva e Valquíria Aparecida Silva teriam visto a criatura enquanto atravessavam um terreno no bairro Jardim Andere.

Elas costumavam passar pelo trajeto de sempre, mas resolveram cortar caminho por um terreno entre o bairro Jardim Andere e o Santana. Naquela época, um novo loteamento e um campo estavam sendo construídos no bairro.

A história oficial do ET de Varginha - ISTOÉ Independente
As três meninas mostram o local onde viram o ET, no Jardim Andere em Varginha:

O editor e diretor

do Jornal Região

Sul , jornalista

Alair de Almeida,


recebeu uma

ligação de um

soldado da ESA,

na madrugada

deste dia,

relatando que

ajudou

na captura de um

dos três ETS.

dois mortos e um


ainda com vida,

da Nave que foi

derrubada em

varginha pelo

Exercito.


Quando passaram próximo a um muro, ao lado de uma oficina, as irmãs ouviram a amiga Kátia dar um grito. Ao olharem na mesma direção que ela, viram uma criatura agachada. Com o grito, ela virou a cabeça para as jovens e as encarou por alguns segundos.


"Era marrom, a cor. Era baixinho. Estava agachado, mas era baixo. Eu tinha a impressão que era uma coisa assim muito mole, que dava a impressão que ia estourar, com a pele lisa e os olhos vermelhos, que olhou para nós. Foi coisa assim, rápida, de você bater o olho e falar, é assim e pronto. Não tinha como ser humano, nem ser um animal", descreveu Kátia em entrevista para a EPTV, filiada Globo no Sul de Minas, em 2006.

As irmãs contaram que o ser possuía umas manchas parecendo veias na pele e algumas protuberâncias na cabeça. Após encarar a criatura por alguns segundos, as três saíram correndo desesperadas.

Segundo contaram, as meninas voltaram ao local da aparição com sua mãe cerca de 25 minutos depois. Não encontraram mais nada, apenas uma marca no chão, um cheiro que não souberam descrever e um cachorro farejando o local. Um pedreiro que trabalhava próximo ao terreno teria dito que os bombeiros já tinham levado "aquele bicho estranho".

Uma outra versão relata que por volta das 20h, dois militares seguiam pela Rua Benevenuto Braz Vieira – a mesma onde as meninas teriam visto o ET – quando o motorista freou bruscamente o carro porque algo passou na frente do veículo. Um dos militares saiu e capturou a criatura sem usar luvas ou qualquer tipo de equipamento de segurança.


Há 25 anos o Brasil era apresentado ao ET de Varginha; relembre o caso - Mega Curioso
Há 25 anos o Brasil era apresentado ao ET de Varginha; relembre o caso - Mega Curioso
A criatura foi colocada no
banco traseiro do veículo
e levada para um posto de
saúde da cidade, que não
quis recebê-la. Em
seguida, os policiais foram
.para
o Hospital Regional de
Varginha. Supostamente,
uma ala da instituição
permaneceu isolada assim
que recebeu a criatura.


Depois o ET de Varginha teria sido levado para o Hospital Humanitas por mais dois dias para depois seguir para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As instituições citadas na história nunca confirmaram esses fatos. Como há mais de uma versão de criaturas sendo levadas, também acredita-se que pode ser mais de um "ET de Varginha".

O militar que teria capturado a criatura morreu dias depois de infecção generalizada. Há relatos de que ele tinha pouco mais de 20 anos e era um jovem saudável. No zoológico da cidade, alguns animais morreram e a necropsia apontou uma substância tóxico-cáustica não identificada.

Ainda no exame dos animais mortos, também fora detectada um enegrecimento na mucosa do estômago e intestino dos animais.


ET de Varginha: 20 anos depois, veja o que aconteceu com os personagens | Sul de Minas | G1
ET de Varginha: 26 anos depois, veja o que aconteceu com os personagens | Sul de Minas | G1.Militar que faleceu após contato com o ET
Um casal relatou ter visto um objeto voador não identificado em uma
fazenda a 2 km de onde a criatura teria aparecido.

Repercussão



ET virou símbolo de

Varginha (MG)


ET de Varginha' faz 20 anos: queda de nave e seres passeando na rua - 13/01/2016 - UOL Notícias
ET de Varginha' faz 26 anos: queda de nave e seres passeando na rua - 13/01/2016 - UOL Notícias

O caso ganhou o país e o mundo. Despertou a curiosidade e o encanto de descobrir a vida em outros planetas. A história foi e ainda é lembrada em publicações ufológicas do mundo todo. Nesses 26 anos, muitas dúvidas ficaram no ar. Mas o certo é que a história faz parte do imaginário brasileiro e aterrorizou muita gente.


CASO ET DE VARGINHA SOBRE O DEPOIMENTO DOS MILITARES – FT ADEMAR GEVAERD - YouTube
CASO ET DE VARGINHA SOBRE O DEPOIMENTO DOS MILITARES – FT ADEMAR GEVAERD - YouTube

Basta caminhar por Varginha para percebermos como a história foi incorporada à arquitetura local. Tem uma caixa d"água e o prédio da prefeitura em forma de nave, pontos de ônibus em forma de disco voador, souvenires e até pequenos ET"s em algumas praças e parques.

Quando se pergunta sobre os acontecimentos daquele dia, é comum algumas pessoas dizerem: "Se foi um extraterrestre, eu não sei, mas que teve até Exército na cidade, isso teve".

O Caso foi contado

em vários LIVROS

Há 25 anos o Brasil era apresentado ao ET de Varginha; relembre o caso - Mega Curioso

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato