10 anos g1 Sul de Minas: redes sociais e capacitação profissional marcam evolução do turismo na década

Destinos turísticos no Sul e Minas atraem atenção do Brasil e do Mundo

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 08/02/2022 às 07:21:42
Lagos de Furnas, no Sul de Minas, com mais de 50 cidades às suas margens, formam um dos mais procurados Destinos Turísticos de Minas Gerais

Lagos de Furnas, no Sul de Minas, com mais de 50 cidades às suas margens, formam um dos mais procurados Destinos Turísticos de Minas Gerais

10 anos g1


Sul de Minas:


redes sociais


e capacitação profissional


marcam evolução do turismo


na década


O g1 conversou com as prefeituras de Poços de Caldas, Monte Verde – distrito de Camanducaia e São Tomé das Letras sobre as mudanças no turismo ocorridas nesta última década. "Quem te conhece não esquece jamais". A frase faz parte do hino de Minas Gerais e descreve bem a sensação de quem conhece o estado. O Sul de Minas, por exemplo, com seu acolhimento e beleza natural, é destino turístico há anos, mas as redes sociais e a capacitação profissional têm feito a diferença para o setor nesta última década.

Se no passado as pessoas vinham, conheciam e não esqueciam; agora elas postam e deixam registrado o momento que passaram na região. Além disso, elas compartilham nas redes com seus seguidores.

O g1 completa 10 anos nesta quinta-feira (10) e, por isso, conversou com representantes de alguns dos principais destinos turísticos da região, como Poços de Caldas, Monte Verde – distrito de Camanducaia e São Tomé das Letras sobre as mudanças ocorridas no setor nesta última década. Para as três prefeituras, o fortalecimento das redes sociais e a capacitação dos profissionais foram fundamentais para os municípios e o distrito continuassem na rota dos brasileiros.

À pedido do g1, o Sebrae divulgou dados da abertura de pequenas empresas nestes três municípios ao longo destes 10 anos. É importante ressaltar que as pequenas empresas englobam os Microempreendedores Individuais, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

VENHA CURTIR O FRIOZINHO EM MONTE VERDE, NO MELHOR DESTINO ROMÂNTICO, INESQUECÍVEL DAS SERRAS VERDES DO SUL DE MINAS - Guia do Turismo Brasil
VENHA CURTIR O FRIOZINHO EM MONTE VERDE, NO MELHOR DESTINO ROMÂNTICO, INESQUECÍVEL DAS SERRAS VERDES DO SUL DE MINAS - Guia do Turismo Brasil
Em Monte Verde, em 2012 havia 164 pequenas. Em 2021, o distrito fechou o ano com 280, ou seja, um crescimento de 70,73%. São Tomé das Letras terminou o ano de 2021 com 137 pequenas empresas, sendo que em 2012 havia 71 no município. O aumento foi de 92,96%.

Já em Poços de Caldas o aumento foi ainda maior. Segundo o Sebrae, Poços de Caldas tinha 989 pequenas empresas em 2012. Já em 2021, esse número subiu para 2.651, aumento de 168,05%


O clima frio de montanha, a localização e suas características naturais fazem de Monte Verde um dos principais destinos turísticos do Sul de Minas. Distrito de Camanducaia, Monte Verde é a materialização dos sonhos de um imigrante da Letônia que, em busca de um lugar que remetesse ao seu país natal, fundou, organizou e transformou uma fazenda em uma região distante e de difícil acesso, em uma pequena vila. Hoje, Monte Verde é conhecida nacionalmente como a "Suíça Mineira".

Segundo o secretário de turismo de Camanducaia, Bruno Rosa, a última década foi marcada pela modernização do turismo. O crescimento do setor pôde ser notado pelo aumento no número de hotelarias e de novos empreendimentos. Hoje, as hospedagens movimentam cerca de 80% da economia de Camanducaia e seus distritos, incluindo Monte Verde. São mais de 230 meios de hospedagem.

"A maior parte das reservas de hotéis feitas atualmente são pela internet, por sites especializados em viagens. Por causa das redes sociais, a Move e a prefeitura vêm realizando ações patrocinadas na internet, mas também há muita interação orgânica. Por exemplo, sentimos a necessidade de ter um espaço "instagramável". As pessoas vêm, tiram suas fotos e compartilham porque elas querem mostrar que estiveram em Monte Verde. Com isso, vamos atingindo um maior número de pessoas", explicou Bruno.

Onde ficar em Monte Verde: 9 opções românticas na serra - Carpe Mundi

Diante disto, o distrito e seus moradores sentiram a necessidade de profissionalização e capacitação. Ao longo desta década, as associações entre os empresários se fortaleceram. Em janeiro de 2020, surgiu a Move, a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região, responsável por fortalecer e dar voz ao empresariado do distrito.

Segundo estimativa da Move, Monte Verde possui mais de 10 mil leitos de hospedagem, sendo que pelo menos quatro mil deles foram abertos ao longo destes últimos 10 anos. Para a presidente da agência, a capacitação fez toda a diferença para fortalecer o distrito no cenário nacional e internacional.

"A capacitação fez toda a diferença. As vendas pela internet aumentaram. Hoje as pessoas só ligam para gente em caso de urgência. Fora isso, tudo é feito online. Por isso, o treinamento é constante e contamos com a ajuda do Sebrae, que está oferecendo cursos para todos os setores da nossa economia. Além disso, a união empresarial também é essencial. Estamos com todo mundo olhando para o mesmo local, na mesma direção", afirmou Rebecca Wagner, presidente da Move.

Pedra Redonda, Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)



Destino romântico ou familiar?

VENHA CURTIR O FRIOZINHO EM MONTE VERDE, NO MELHOR DESTINO ROMÂNTICO, INESQUECÍVEL DAS SERRAS VERDES DO SUL DE MINAS - Guia do Turismo Brasil

Os dois! Outra mudança ocorrida ao longo destes 10 anos no distrito foi com relação ao público visitante. No passado, a presença das famílias era recorrente na vida. Eram elas quem faziam a economia movimentar e ajudaram a vila ser conhecida nacionalmente.

Entretanto, ao longo desta última década, o distrito passou a ser frequentado por casais e se tornou um dos destinos românticos preferidos dos apaixonados. Mas nos últimos anos, os moradores perceberam que as famílias estão voltando a buscar o destino para passar as férias e este movimento foi notado principalmente durante estes anos de pandemia.

Avenida Monte Verde; Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG)

Monte Verde está entre os 10 lugares mais acolhedores do mundo

Então, para atender todos os públicos, o distrito oferece grandes eventos em suas temporadas. O primeiro deles é o Amor nas Montanhas, seguido do Inverno nas Montanhas e do Gastronomia nas Montanhas. Com foco nas famílias, o fim do ano é marcado pelo Natal nas Montanhas.

Para o secretário de turismo, a volta das famílias é importante para manter o calendário de eventos ativo ao longo do ano.

"Antes, muitos empresários fechavam seus hotéis no Natal por falta de movimento. Agora não, o Natal nas Montanhas se tornou o maior evento do distrito e tem como principal objetivo terminar com a sazonalidade. Nossa intenção é que ao invés de ter início em novembro e terminar em janeiro, que ele possa começar em outubro", disse Bruno Rosa.

Natal nas Montanhas, Monte Verde (MG)

Monte Verde se prepara para o Natal Cultural nas Montanhas com muita luz e atrações a partir de 15 de novembro - TVUAI

Destino acolhedor

A beleza natural de Monte Verde claramente chama a atenção de quem está à procura de um local para passar as férias ou um fim de semana diferente. Além disso, o clima mais ameno também é um fator de relevância para o turismo no distrito.

Maria da Fé, Monte Verde, Caldas e mais cidades da região bateram recorde de temperatura mínima. - Jornal Região Sul

Segundo a Move, o maior fluxo de turistas ocorre durante o inverno. Isto porque o distrito registra recordes de baixas temperaturas ano após ano. No dia 30 de julho de 2021, por exemplo, Monte Verde registrou -4,5ºC, a menor temperatura já registrada desde a instalação da estação do Inmet, que ocorreu em 18 de dezembro de 2004.

Com -4,5°C, Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), tem a menor temperatura dos últimos 10 anos do distrito, diz Inmet

Sul de Minas registra temperaturas negativas e geadas - Terra do Mandu - Notícias de Pouso Alegre e região

As baixas temperaturas são convites certeiros para quem gosta de frio. Mas, muito mais do que o clima, é o acolhimento que faz com que os turistas se encantem com o distrito, segundo a Move. Neste ano, Monte Verde foi eleita como o 6º destino turístico mais acolhedor do mundo pelos clientes de um site de reservas e viagens.

Além de tudo isso, o local oferece diversas atividades para seus visitantes. Tem opção para todos os gostos, como ecoturismo, gastronomia e aventura.

Passeio de aventura em Monte Verde (MG)

5 atrações para aproveitar com a família em Monte Verde - ABC Repórter

A mística São Tomé das Letras, no Sul de Minas


Igreja Matriz - São Thomé das Letras - Cultura e Religiãoo Tomé das Letras atrai curiosos de todo o país. Seja para conhecer suas belezas naturais, como cachoeiras e belas paisagens, como para tentar decifrar os enigmas e mitos que a cidade possui. Segundo a secretária de Turismo do município, Carla Gonzalez, assim como em Monte Verde, houve muitas mudanças ao longo destes anos no público visitante e o fortalecimento da capacitação profissional dos moradores de São Tomé.

Carla contou que São Tomé começou a receber seus primeiros visitantes há mais de 50 anos. Os hippies da região começaram a visitar a cidade afim de conhecer a natureza, até então, "intocada". Depois de algum tempo, além dos amantes da natureza, o município passou a receber muitos estudantes de história, ufologia e famílias. Hoje, o que chama a atenção é a presença dos idosos que vão de excursões para o local.

"Antes tinha aquele estereótipo do público mais alternativo, de que aqui seria uma "terra de malucos", mas aos poucos as pessoas começaram a ver toda a magia e realidade da cidade. Tem muita gente que conheceu pela primeira vez e virou frequentador assíduo da cidade ou até mesmo morador. Quem vem em busca de um lugar bonito, pode ir à região dos mirantes, o pôr-do-sol é lindo. Quem gosta de questões históricas pode visitar os casarões, tem as pinturas rupestres, as igrejas tombadas. São particularidades que encantam qualquer grupo e eles percebem que algo energético te liga à montanha", afirmou Carla.

Dentre as principais mudanças que São Tomé vivenciou ao longo destes anos foi o fortalecimento do turismo na economia. Antes, a cidade vivia da extração da Pedra São Tomé, uma pedra muito usada no Brasil e no mundo em áreas próximas de piscinas, revestimentos internos de externos. Com o passar do tempo e a chegada dos visitantes, as famílias começaram a observar novas oportunidades. Hoje, a situação se inverteu e 80% da economia da cidade vem do que o turismo proporciona, estimou a secretária.

"Com certeza, o que mudou nestes últimos 10 anos é que hoje tem mais profissionalismo. Houve aumento no número de concorrência entre as hospedagens e restaurantes. Já são mais de 600 hospedagens cadastradas e os moradores perceberam a importância da profissionalização, da capacitação e treinamentos", disse Carla.

São Tomé das Letras (MG)

Conheça a encantadora São Thomé das Letras: O que fazer, onde ficar, como chegar e mais

Misticismo e lendas

Segundo a secretária de Turismo, a procura pela parte mística e exotérica de São Tomé é a que mais cresceu nestes últimos anos na cidade. Segundo Carla, o município está em cima de um propulsor gerador de energia e há quem diga que em São Tomé é mais propenso para Ovnis serem vistos no céu.

"A gente tem recebido muita visitação de pesquisas, ufologia, essa parte de mitos, exotérica, o pessoal tem se interessado cada vez mais. A gente tem como um ponto positivo a nossa localização, que é privilegiada. Estamos em cima de uma pedra gigante. A Serra das Letras é constituída por quartzito em sua composição prioritária e isso significa que estamos em cima de um gerador propulsor de energia e isso é uma das propriedades científicas da nossa pedra", afirmou Carla.

Misticismo é característica

de São Tomé das Letras (MG)

Igreja do Rosário em São Thomé das Letras - São Thomé das Letras

As lendas de São Tomé das Letras atraem curiosos de todo o mundo. Uma das principais lendas é justamente com relação ao nome do local. Em entrevista ao g1, a secretária de Turismo, Carla Gonzalez, contou sobre a lenda conhecida e perpetuada por moradores do município.

"O nome do município veio do Tomé, apóstolo de Cristo. No período da escravidão, um escravo da fazenda do barão de Alfenas teve um caso com a filha do barão. O barão descobriu e o escravo teve que fugir. Durante a fuga, ele se escondeu em uma gruta, que fica hoje ao lado da nossa igreja matriz.

Ele então se refugiou nessa gruta. Depois de alguns dias no local, apareceu uma pessoa para ele de vestes claras. Essa pessoa entregou uma carta para ele e pediu para que voltasse para a fazenda e entregasse a carta na mão do barão.

Ele então voltou e entregou a carta ao barão, que se espantou ao ler a carta. Em troca do perdão, ele pediu para que o escravo o levasse até o local onde tinha recebido a carta porque ele queria conversar com a pessoa que tinha escrito.

Chegando na gruta, ele não encontrou o homem que deu a carta, mas havia uma imagem de São Tomé. O escravo disse para o barão que a imagem era exatamente a pessoa que ele tinha visto e entregado a carta para ele.

O barão então pegou a imagem e a levou para a fazenda para colocar no seu altar. Passava a noite e, quando o barão ia olhar a imagem, ela não estava mais no altar. Ele ia até a gruta e encontrava a imagem lá.

Isso, diz a lenda, aconteceu por vários dias. Até que ele entendeu que a imagem não gostaria de ser retirada de lá. Então o barão começou a construir uma capela para a imagem e essa capela deu origem à São Tomé", contou Carla.

Antiga São Tomé das Letras (MG)

fotos antigas sao thome - YouTube


Em busca de reconexão

Castelo abandonado em São Thomé das Letras, MG, Brasil Fonte: Facebook - Na Estrada com Lucy | Casas abandonadas, Abandonado, Lugares incríveis
Castelo em São Tomé das Letras

Além da questão mística e exotérica, São Tomé tem atividades para todos os públicos. O município conta com turismo de aventura. Para quem está em busca de reconexão consigo mesmo e contato com a natureza, pode visitar os cânions, poços e cachoeiras que a cidade possui, além de mirantes e locais com mais de 1,4 mil metros de altitude.

As pessoas que gostam de turismo histórico podem visitar casarões e patrimônios tombados pelo município. Dentre os principais pontos turísticos estão as cachoeiras Eubiose, Véu das Noivas, o complexo Vale das Borboletas, a Ladeira do Amendoim e a pirâmide de São Tomé, onde as pessoas gostam de observar o pôr-do-sol.

"Todos esses atrativos faz com que a gente perceba um magnetismo diferente. Além de busca de lugares de lazer, elas buscam por conexão. A gente tem muitos relatos de pessoas que vieram, se encantaram e praticamente só viajam para São Tomé. As pessoas querem estar aqui de volta. Muita gente consegue se conectar consigo mesmo aqui. Recarregam as energias e voltam renovados para as suas rotinas".

Cachoeira Shangrilá em São Tomé das Letras (MG)

Cachoeira Shangrila-São Tomé das Letras – Guia da Estrada Real
Cachoeira Shangrila-São Tomé das Letras – Guia da Estrada Real


A venda da pirâmide

No ano passado, um dos assuntos de mais destaque na cidade foi a venda da pirâmide. O ponto turístico foi colocado para venda em fevereiro do ano passado. A pirâmide foi anunciada no site e nas redes sociais de uma imobiliária por R$ 1,2 milhão.

A pirâmide começou a ser construída em 1978 e ficou pronta na década de 1980. Apesar de ser um dos principais pontos turísticos da cidade, a pirâmide está em uma área particular dentro do parque, que tem 111 hectares e é de propriedade do município. Ela é tombada como Patrimônio Paisagístico da cidade.

Caso alguém compre a pirâmide, projetos particulares de exploração ainda terão que ser submetidos ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico de São Tomé das Letras. Atualmente existem duas leis orgânicas no município que preservam os pontos turísticos. Hoje o acesso à pirâmide é irrestrito.

A Prefeitura de São Tomé das Letras manifestou a intenção de adquirir o terreno onde está construído o ponto turístico da pirâmide por meio de desapropriação. O município também solicitou ao proprietário a atualização nas medições da área, porque, segundo a prefeitura, há uma discrepância entre a área constante na escritura do proprietário e a área real do imóvel a ser adquirido. Desde então, o processo segue parado na justiça.

Pirâmide de São Tomé das Letras (MG)

Prefeitura pode desapropriar área de pirâmide em São Tomé das Letras - Gerais - Estado de Minas

A divulgação causou revolta de moradores de São Tomé das Letras e também de todo Brasil. Moradores chegaram a fazer uma manifestação no local. Alguns turistas propuseram até fazer uma vaquinha para tentar arrecadar o dinheiro necessário para a compra da pirâmide.

"Na época foi tenso, num primeiro momento todo mundo assustou, inclusive a gente, mas foi engraçado a reação das pessoas. Tinha turistas querendo fazer vaquinha virtual para arrecadar. Se cada visitante que amasse São Tomé desse R$ 1, eles compravam a pirâmide na vaquinha virtual e ficava um pedacinho para cada um para que pudesse ser de todos. Isso foi muito bacana. A mobilização do pessoal com relação a esse carinho, esse cuidado para poder continuar visitando e aplaudindo o pôr-do-sol de lá foi incrível, não tem preço", relembrou Carla.

Poços de Caldas

A maior cidade do Sul de Minas é também uma das principais referências de turismo na região. Sua localização próxima do estado de São Paulo faz com que a cidade esteja sempre cheia de turistas. Ultimamente, a gravação de novelas e filmes também está atraindo os olhares de quem ainda não conhecia a cidade.

A essência de Poços de Caldas está nas águas termais. Foi a partir dela que o turismo começou a ser explorado no município. Depois vieram os cassinos, a época em que Poços era procurada como destino de lua de mel e agora, ela é atração justamente por suas paisagens naturais e aventuras radicais.

Mesmo os pontos turísticos sendo os mesmos há anos, as pessoas vão até a cidade em busca de novas experiências. Entretanto, algumas novas atrações estão atraindo os olhares dos moradores e principalmente dos turistas.

Um exemplo é o Zoo das Aves. O criadouro de aves foi fundado há pelo menos 40 anos, mas só em 2017 foi aberto ao público com conceito de zooparque. Com um percurso de aproximadamente 1,5 km, os visitantes imergem nos recintos Mata Atlântica, Amazônia, Fauna Africana, Pantanal e Morada das Araras. O Zoo das Aves conta com quase 2000 aves de aproximadamente 200 espécies distintas., algumas ameaçadas de extinção.

Zoo das Aves, Poços de Caldas

Zoo das Aves abre inscrições para estágio - Notícias de Poços de Caldas e região | PocosCom
Assim como Monte Verde e São Tomé, Poços de Caldas também observou um aumento na profissionalização e capacitação do setor do turismo e também sentiu o impacto das redes sociais. O secretário de Turismo, Ricardo Fonseca, afirmou que é possível observar o aumento no número de hotéis e pousadas na cidade.

Se no passado, Poços de Caldas era um destino certeiro para os idosos; hoje o município também recebe muitas famílias e jovens em busca do turismo radical, como os voos de paraglider.

"Quando a gente fala de Poços de Caldas não tem como não remeter às águas termais. Essa referencia fez com que poços fosse conhecida no brasil e mundo afora. Poços passou por várias fases do turismo e o bacana é que tem essa versatilidade. Hoje as pessoas não querem só contemplar as paisagens, elas querem a tão falada experiência.

Tivemos uma fase muito forte da melhor idade visitando Poços, mas os números mostram que, principalmente por causa da pandemia, muitos jovens vêm para Poços justamente por causa destas novas experiências. A gastronomia, o esporte de aventura com o paraglider, o zoo das aves, o azeite, As pessoas estão buscando novas oportunidades", afirmou Ricardo Fonseca.

Rampa de voo livre, Poços de Caldas (MG)

VOLCAN FLY : Escola de parapente (Poços de Caldas - MG) | Voo Duplo

As perdas da década

Apesar dos pontos turísticos serem os mesmos há anos, nesta última década a cidade contou com duas grandes perdas para o turismo. A primeira delas aconteceu em 2016, quando a Casa de Chá do Recanto Japonês pegou fogo em um incêndio criminoso. Desde então, o local onde a casa estava localizada continua vazio.

O secretário afirmou que o ponto turístico será reconstruído, porém o processo foi prejudicado por causa da pandemia de Covid-19. A reconstrução será feita em parceria com a Associação de Cultura Japonesa de São Paulo.

"O arquiteto japonês aceitou nos ajudar na reconstrução da casa de chá. Ele doou para nós o projeto e a mão de obra e a prefeitura vai arcar com as despesas do material. Ele estava vindo para o Brasil para começar a montagem quando começou a pandemia. Estamos aguardando então uma nova data para ele vir até a cidade. Quando começar a construção da casa, o tempo de montagem é de aproximadamente 60 dias".

Casa de chá do Recanto Japonês, Poços de Caldas, MG

Recanto Japonês – Alô Poços

Outra perda foi o teleférico. Em 2019, uma das cabines do bondinho se desprendeu e caiu durante uma chuva na cidade. Um funcionário fazia a manutenção do local no momento do acidente. Desde então, a atração turística está fechada.

Segundo Ricardo, o teleférico tinha mais de 50 anos e não havia cartilha técnica para manutenção dos equipamentos. O valor para reconstruir um novo teleférico ficaria em torno de R$ 5 milhões e, por isso, a prefeitura informou que o ponto turístico só deve retornar com uma empresa responsável por ele.

"Ao logo do tempo não houve o cuidado, o zelo de guardarem as informações técnicas. O equipamento é muito antigo, apesar de ser muito bom. Todo mundo fala que está na hora de aposentar. Hoje, para você ter uma readequação do equipamento estamos prevendo R$ 5 milhões. É um valor muito alto para o município. Como estamos no processo de concessão, passa-se a responsabilidade para a empresa decidir se ela da essa readequação ou se constrói um novo", explicou o secretário.

Cabines do teleférico

de Poços de Caldas (MG)

Como é o passeio pelo Teleférico de Poços de Caldas-MG - Blog Meu Destino

Concepção dos pontos turísticos

A aposta da administração atual de Poços de Caldas é a concessão dos pontos turísticos para empresas privadas. De acordo com o secretário de Turismo, para criar novas atrações turísticas e fortalecer ainda mais o setor é necessário a ajuda do empresariado.

O primeiro edital para a concessão dos pontos turísticos foi feito em outubro de 2020 e não houve interessados. A prefeitura chegou a fazer alterações no projeto inicial e uma nova audiência sobre essa concessão foi marcada, mas o processo de concessão para a iniciativa privada acabou sendo suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado.

Em agosto de 2021, outro projeto foi aberto e trouxe a inclusão da rampa de paraglider e adequação dos valores para deixar a proposta mais atrativa para a iniciativa privada. Além disso, havia alterações em relação às reformas necessárias no teleférico para quem assumir o equipamento. Também faziam parte do projeto de concessão a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e o Véu das Noivas que funcionam normalmente na cidade.

Porém, sem empresas interessadas, a prefeitura decidiu suspender temporariamente o processo de concessão dos pontos turísticos. A estimativa é que a empresa que assumir os locais invista R$ 40 milhões nos primeiros cinco anos da concessão.

Em dezembro, outro edital foi publicado. Os envelopes com as propostas devem ser abertos no dia 15 de fevereiro. Para atrair a iniciativa privada, foram feitas alterações no edital.

"Não é uma ideia que surgiu do nada. O Brasil e o mundo afora já vem passando por estas iniciativas de parceria público-privadas. Não é fácil de se acontecer, são mais de R$ 40 milhões de investimento e passamos por um momento delicado que é a pandemia. Ela coloca uma interrogação neste processo. Será que as empresas estão preparadas? Ao mesmo tempo que a gente acha que é o momento adequado, pode ser que as empresas não", disse o secretário.

Cachoeira Véu das Noivas, Poços de Caldas (MG)

Cachoeira Véu das Noivas - Guia Turístico Poços de Caldas, City tour para excursões.

Novelas e filmes

Nesta última década, Poços de Caldas ficou ainda mais conhecida por causa de suas aparições nas telas de cinema e também de novelas da Globo. Quem assistiu Turma da Mônica certamente percebeu que o bairro do Limoeiro dos gibis era a Praça Pedro Sanches, em Poços de Caldas. A mais nova novela da Globo, Além da Ilusão, também foi filmada na cidade.

Mas o histórico de Poços de Caldas como cenário de produções audiovisuais não é de hoje. A cidade já foi cenário para pelo menos outras cinco novelas. A primeira vez foi em Rosa dos Ventos, da extinta TV Manchete, em 1973.

Onze anos depois, em 1984, Poços foi cenário para a novela "Livre para Voar". Mais de 20 anos depois foi a vez da novela "O Profeta", em 2006. Em 2014, a novela "Alto Astral" também teve cenas gravadas na cidade.

Novela Além da

Ilusão sendo gravada

em Poços de Caldas (MG)

Gravações da novela Além da Ilusão são encerradas nesta quinta em Poços de Caldas – ONDA POÇOS

Agora é a vez de Além da Ilusão. Nesta novela, a cidade não terá um nome fictício e será retratada como Poços de Caldas. A trama estreou nesta segunda-feira (7). A minissérie "Memórias de um gigolô" também tem passagens pela cidade.

Além de Larissa Manoela, veja quem está gravando novela em Poços de Caldas - Poços Já - Divirta-se | Notícias de turismo, eventos, gastronomia e lazer de Poços de Caldas (MG)

Além de novelas, a cidade foi cenário em filmes. Poços de Caldas se transformou no famoso bairro do Limoeiro para o primeiro filme da Turma da Mônica, Laços. A parceria deu certo e o segundo filme da série também foi gravado na cidade. Além da Praça Pedro Sanches, o Colégio Municipal e a Escola Estadual David Campista se transformaram em cenário para a Turma da Mônica. O filme estreou em dezembro do ano passado.

Hotéis em Poços de Caldas a partir de R$ 58/noite - Pesquise no KAYAK

"O pessoal da Turma da Mônica fala ' Ricardo, o que vocês estão fazendo hoje para o audiovisual, a gente não enxerga em outro lugar'. Esta também é ume retórica das produtoras e das novelas. O pessoal da Turma da Monica já está agora no terceiro projeto. A prefeitura está disposta em ajudar e facilitar e eles entenderam isso e estão buscando Poços de Caldas.

Com o filme da Turma da Mônica Laços, que teve uma repercussão enorme na época, o pessoal começou a ver a cidade e a buscar por Poços de Caldas. Hoje, o que está acontecendo, essa onda boa é justamente esse bem receber. Nessa novela nova, Além da Ilusão, a Larissa Manoela está sendo um destaque nas redes sociais. E quando você conversa com ela percebe que ela está realmente gostando da cidade. É uma cidade tranquila, gostosa, agradabilíssima. O Rafa Vitti já falou que quer vir com a família. As pessoas se sentem acolhidas. É muito bacana porque a gente faz com carinho e pra gente é uma alegria imensurável".

Pandemia

Apesar do crescimento do turismo nesta última década, o setor foi um dos mais afetados pelo turismo. Poços de Caldas, por exemplo, foi uma das cidades do Sul de Minas mais prejudicadas pela pandemia.

Maiores cidades se recuperam e fecham 2021 com saldo positivo de geração de empregos no Sul de MG

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade encerrou 2020 com um saldo de 2.326 postos de trabalho perdidos. Nos quatro primeiros meses de pandemia, com o fechamento da cidade e do comércio para turistas, cerca de 3 mil vagas de emprego foram fechadas.

Porém, com a retomada do turismo diante da reabertura da cidade e do comércio para os turistas, a cidade fechou 2021 com 3.233 vagas de empregos criadas ao longo do ano.

"Dado o perfil de especialização das maiores cidades o Sul de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha, sem dúvida nenhuma o município mais impactado foi Poços de Caldas. Ela é a que tem uma dependência maior do setor de turismo, então esse setor foi todo muito afetado, desde as políticas de isolamento, quando as pessoas pararam de usufruir dessas atividades. A renda pra boa parte da população despencou, porque elas dependiam de vendas, ainda que não dependesse diretamente desse setor de entretenimento, turismo, hotelaria. Porém, dependia de vendas para esses setores e o resultado então foi que a geração de empregos principalmente em Poços de Caldas sentiu uma grande perda", explicou o economista, Fernando Batista Pereira.

Centro de Poços de Caldas (MG)

Turismo em Minas Gerais

Mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo da pandemia, alguns municípios se destacaram. Foi o caso de Monte Verde, distrito de Camanducaia, que instalou um programa para controle da entrada de visitantes no auge da pandemia.

O modelo desenvolvido pela Move foi utilizado também por grandes centros turísticos, inclusive por São Tomé das Letras. Foi por causa deste aplicativo que o distrito conseguiu retomar às atividades turísticas com maior agilidade. Atualmente, o controle de turistas não está sendo feito mais no distrito. O secretário de Turismo informou que a administração e a Move estudam uma maneira de adaptar o aplicativo para o período pós-pandemia.

Já em São Tomé, com o uso do aplicativo criado por Monte Verde, o município viu seus empresários se unirem em prol de uma única



Essa parte de profissionalização, de preocupação com o atendimento em hospedagens, restaurantes. Hoje você vê restaurantes com aplicativos de delivery. A capacidade do pessoal ter que se reinventar durante a pandemia, de lutar para sobreviver durante este período tão conturbado. É bonito de ver a evolução que São Tomé teve nestes anos. Cada um ajudando o outro", afirmou Carla Gonzales.


Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeituras Municipais

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato