Alfenas lidera notificações de casos de Covid-19 no Sul de Minas pela 4ª semana, conforme dados da SES-MG

Por Jornalista Alair de Almeida, Diretor e Editor do Jornal Região Sul em 02/04/2022 às 17:11:56

Alfenas lidera


notificações de


casos de Covid-19


no Sul de Minas


pela 4ª semana,


conforme dados


da SES-MG


Prefeitura alega que casos antigos foram lançados só agora, o que dá a "falsa sensação" de aumento. Apesar de queda na região, Alfenas lidera a estatística de Covid-19 no Sul de Minas

Vice-prefeito assumirá Prefeitura de Alfenas no dia 2 de abril - ALFENAS HOJE
Fábio da Oncologia é o NOVO Prefeito de Alfenas, Luizinho deixa o cargo para candidatar-se a DEPUTADO ESTADUAL.

O novo Prefeito já começa com este grande desafio na Área da Saúde, com o aumento exorbitante dos Casos da COVID na cidade.
Apesar da queda nos registros de casos e mortes pela Covid-19 em todo o Sul de Minas, Alfenas (MG) tem chamado a atenção nos boletins divulgados pelo Estado com o alto número de casos da doença.

Pode ser uma imagem de texto que diz


Nesta semana, segundo a SES-MG, foram +1.006 casos confirmados. A cidade vem sendo a que mais registra casos da doença na região há quatro semanas, conforme os boletins do Estado, na contramão das demais, que vêm apresentando queda.

Pode ser uma imagem de texto que diz

Em entrevista ao EPTV 1 deste sábado (2), o coordenador da atenção básica de saúde de Alfenas, Túlio Lima, disse que esse alto número de casos se deve a um atraso do setor de epidemiologia de lançar no sistema oficial os casos que foram registrados no município.

"Os dados epidemiológicos de Alfenas são publicados à medida que as fichas de notificação são registradas no sistema. No início do ano nós tivemos um aumento muito grande de caso e a epidemiologia não conseguiu lançar todas essas fichas e muitas dessas notificações estão sendo lançadas agora, o que dá uma falsa impressão de que o município está com um número alto de casos", disse.


Pode ser uma imagem de texto que diz


Alfenas lidera

notificações

de casos de

Covid-19

no Sul de Minas

pela

4ª semana,

conforme

dados da SES-MG



O coordenador afirma ainda que em março, a cidade registrou apenas 338 novos casos, sendo que, conforme dados dos boletins divulgados pela própria prefeitura, somente entre 22 e 29 de março, a cidade registrou +819 casos, sem mortes.


Pode ser uma imagem de texto que diz


"No início do ano, a gente teve 6.468 casos em janeiro e agora em março nós tivemos apenas 338 casos, o que mostra que Alfenas teve uma redução de 94,7% no número de casos. A gente vai refazer o nosso boletim para as próximas publicações afim de dar esse entendimento à população e não dar essa falsa sensação que a gente está com um número alto de casos, Alfenas está no mesmo patamar dos municípios do Sul de Minas, com uma redução descendente no número de casos", disse o coordenador.

Conforme dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde, Alfenas já vacinou 83,96% da população com a primeira dose, 75,76% com a segunda e 53,01% com a dose de reforço.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Manipulação


ou Contradição?


O coordenador da Atenção Básica da Saúde Túlio Lima tenta esclarecer que este número de Casos da doença, que coloca Alfenas em primeiro lugar do Sul de Minas, é apenas informação numérica que não mostra a realidade. A dúvida, no entanto fica, qual a realidade? Manipulação ou Contradição? Quem tem os dados os divulga como quer, e as informações acompanhadas desde o começo da Pandemia mostraram que em Alfenas os Casos de Covid-19 sempre foram muito altos.


Se há dúvidas que elas sejam sanadas com provas cabais, e o povo não pode ser enganado por informações sem provas. Que o coordenador Túlio comprove isso com provas, porque dados testemunhais mostram que a realidade é esta: Alfenas está em primeiro lugar no Sul de Minas em aumento dos Casos de Contaminação da Covid-19.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal da REDAÇÃO

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato