Novos casos e mortes por Covid-19 entram na 5ª semana consecutiva de queda no Sul de Minas

Por Marco Antônio Gomes de Carvalho em 15/04/2022 às 15:46:06
Nesta semana, a região registrou +731 novos casos da doença, com sete mortes confirmadas. Novos casos e mortes por Covid-19 entraram na quinta semana de queda consecutiva no Sul de Minas. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Devido à Semana Santa, os dados foram atualizados até quinta-feira (14).

Nesta semana, a região registrou +731 novos casos da doença, com sete mortes confirmadas. Em relação à semana passada, a queda no número de casos foi de 14,7% e no número de mortes, de 41,6%.

Esta semana: +731 casos, com 7 mortes

Há 1 semana: +857 casos, com 12 mortes

Há 2 semanas: +2.104 casos, com 17 mortes

Desde o início da pandemia, conforme os dados da SES-MG, o Sul de Minas já teve confirmados 566.559 casos positivos de Covid-19, sendo 8.628 mortes em decorrência da doença.

Estes dados são referentes ao balanço publicado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e podem apresentar divergências com os já divulgados por prefeituras, devido a períodos diferentes de fechamento.

As cidades que tiveram mais casos confirmados pela SES-MG nesta semana foram:

+117 Pouso Alegre

+97 Alfenas

+48 Varginha

+38 Jacutinga

+37 Lavras

+36 São Lourenço

+22 Três Corações

+19 Cambuí

Já as cidades que tiveram mortes confirmadas pela SES-MG na semana foram:

+1 Três Corações, Cambuquira, Itaú de Minas, Três Pontas, Brazópolis, Heliodora e Nazareno

Até o momento, em Minas Gerais, são 3.349.414 casos confirmados de Covid-19, com 62.742 mortes. Conforme a SES-MG, 3.225.564 pessoas estão recuperadas.

Cidades com mais casos confirmados de Covid-19 no Sul de Minas

Divergência de números

Os número de casos e mortes divulgados pela SES-MG têm sido diferentes dos que estão sendo anunciados diariamente em boletins de prefeituras. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

Dessa forma, é necessário percorrer todo este fluxo de notificação para que os casos sejam incluídos no boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG e, por esta razão, divergências pontuais entre os municípios e os casos já computados pela SES-MG, podem ocorrer, tanto em relação a casos quanto a mortes confirmadas.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato