Hospital paralisa atendimentos na maternidade e na pediatria em Extrema, diz prefeitura

Por Jornalista Alair de Almeida, Editor e Diretor do Jornal Região Sul em 21/04/2022 às 18:46:19

Hospital paralisa


atendimentos na


maternidade e na


pediatria em


Extrema,


diz prefeitura


Informação sobre paralisação dos serviços no Hospital Maternidade São Lucas foi divulgada pela administração municipal nesta quinta-feira (21). A falta de um médico pediatra fez o Hospital Maternidade São Lucas interromper os atendimentos na maternidade e na pediatria em Extrema (MG). A informação sobre o fim da parceria com o hospital foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira (21).

A administração municipal afirmou que toma as medidas necessárias para que os serviços sejam realizados em outra unidade hospitalar.



A prefeitura foi informada sobre a suspensão dos atendimentos por meio de notificação do Núcleo de Vigilância Sanitária encaminhada para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre. Conforme a SRS, o serviço seria paralisado a partir do recebimento do documento, datado de 19 de abril.

Segundo a prefeitura, foi revelado que o hospital realiza em média 100 partos/mês de munícipes de Extrema e da região, mas que atualmente "não encontram o profissional médico especialista pediatra, para que haja cobertura mínima de assistência medica necessária para o funcionamento da maternidade".

"A fim de garantir o direito da população de Extrema, segurança e respeito, a Prefeitura de Extrema informa que já está tomando as devidas medidas emergenciais para que a situação seja sanada e o serviço seja prestado em outro estabelecimento, visando o conforto, qualidade, dignidade, humanização na hora do parto e participação de toda a família, além de se responsabilizar por toda estrutura necessária para que isso aconteça", escreveu a prefeitura nas redes sociais.

Hospital Sao Lucas - Home | Facebook


A prefeitura destacou que aguarda liberação para que o antigo Hospital de Campanha possa funcionar como Hospital Geral e maternidade Municipal.

Prefeitura de Extrema divulgou a notificação feita pelo hospital nas redes sociais


"Informamos ainda, que o Hospital Municipal atuou por quase dois anos como Hospital de Campanha por conta da Covid-19 e que no momento aguardamos a liberação para funcionamento do Hospital Geral e Maternidade Municipal pela própria Regional de Saúde e Vigilância Sanitária Estadual, e que, neste momento não temos condições de fazermos isso em face das aguardadas aprovações", disse.

A administração municipal destacou que conta com uma equipe de médicos especialistas ginecologistas de plantão 24 horas, além de cinco médicos especialistas pediatras 24 horas de plantão, sendo três durante o dia e dois durante a noite.

"Com esse nosso time, o fluxo de encaminhamento para a maternidade se dará através de um documento realizado pelos profissionais disponíveis 24 horas por dia em nosso Hospital Municipal.

Em caso de urgências, como eclampsia, gravidez ectópica, parto pélvico, descolamento de placenta, curetagem entre outras intercorrências, durante o período de gestação, nossos ginecologistas e pediatras darão total suporte e conforto para as gestantes e posteriormente o devido encaminhamento se assim necessário".

Ainda na nota oficial, a Prefeitura de Extrema revela que fechou parceira com a Santa Casa de Bragança Paulista.

"Através dessa parceria será ofertada uma consulta prévia ao parto para que o profissional e a gestante tenham segurança, criem vínculo, tenham dignidade e conforto, além da participação dos familiares, sendo assim um acompanhamento de qualidade do início ao fim dentro de uma estrutura moderna e eficiente", finalizou.

Fonte: G1 Sul de Minas e Prefeitura Municipal

Comunicar erro
Fepi

Comentários

novato